E1: MEDLINE |
Práticas de ensino-aprendizagem: trabalho em grupo, demonstração, resolução de problemas. Local: domicílio, centros comunitários ou igrejas. Temas: brincadeira, comunicação responsiva, higiene, nutrição, amor e respeito. |
Autorrelato dos pais. |
Autorrelato de avaliação positiva. |
Autorrelato de práticas de estimulação parental e entrevistas qualitativas. |
E2: MEDLINE |
Práticas de ensino-aprendizagem: panfleto e ligação telefônica para pais de crianças com sinais de atraso. Local: puericultura. Temas: jogos e atividades para estimular seus filhos no desenvolvimento de habilidades. |
Sem informações. |
Sem informações. |
Sem informações. |
E3: MEDLINE |
Práticas de ensino-aprendizagem:site elaborado por enfermeiras para mães primíparas. Vídeos, mensagens motivacionais, possíveis situações que as mães podem se deparar e como solucioná-los, além de aba para realização de perguntas das mães para as enfermeiras através do próprio site. Local: digital. Temas: nutrição, banho e cuidados, sono, segurança e comunicação com o bebê. |
Avaliação do conhecimento com perguntas abertas. |
Sem informações. |
Formulário antes e depois da intervenção. |
E4: CINAHL |
Práticas de ensino-aprendizagem: demonstração de exemplos para utilizar brinquedos específicos para a idade e interações com a criança. Feedbacks, com elogios e reforço dos comportamentos positivos. Local: sala de espera e após na consulta de puericultura. Temas: entregou-se um brinquedo a cada pai juntamente com uma apostila com sugestões de atividades lúdicas. Comparação com grupo controle (folheto do Centro de Controle e Prevenção de Doenças - “Marcos de Desenvolvimento do CPD” para crianças de 2 a 9 meses). |
Sem informações. |
Sem informações. |
Autorrelato dos pais, perguntas por telefone sobre interações cognitivas com as crianças e escalas de autoeficácia e confiança na criação dos filhos. |
E5: MEDLINE |
Práticas de ensino-aprendizagem: os ACS treinaram os cuidadores em atividades interativas com seus filhos e orientaram sobre nutrição infantil. Local: sala de espera e, após a consulta de puericultura, domicílio. Temas: DI, alimentação, imunização, higiene, sono, entre outros. |
Sem informações. |
Entrevistas via telefone, para que os cuidadores dessem seu feedback sobre a qualidade das visitas domiciliares. |
Questionário para coleta de medidas de práticas parentais e crenças parentais, promoção da saúde e medidas de práticas alimentares promotoras de saúde. |
E6: MEDLINE |
Práticas de ensino-aprendizagem:check-up da saúde da criança, monitoramento do DI, orientação sobre alimentação e aconselhamento para desenvolver atividades lúdicas para estimular a aprendizagem infantil. Local: domicílio. Temas: alimentação, desenvolvimento, atividades lúdicas para estimulação e formas de comunicação. |
Sem informações. |
Sem informações. |
Observação Domiciliar Infant-Toddler para Medição do Ambiente (IT-HOME). |
E7: MEDLINE |
Práticas de ensino-aprendizagem: fornecimento de informações e demonstrações imediatas (prática) de como brincar com a criança. Local: domicílio. Temas: DI (cognição, linguagem, canções, motor grosso e motor fino). |
Questionário para avaliação do conhecimento. |
Sem informações. |
Sem informações. |
E8: Web of Science
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Práticas de ensino-aprendizagem: história em quadrinhos. Local: puericultura. Temas: marcos do DI. |
Questionário pré- e pós-intervenção, com oito perguntas direcionadas à compreensão dos marcos do DI aos 9 meses em relação às habilidades motoras, de linguagem e sociais da criança. |
Sem informações. |
Os pais relataram o uso das informações obtidas por meio da história em quadrinhos; contaram a um amigo sobre o DI; ligaram ao pediatra para discutir a respeito de possíveis atrasos em seu filho; e compartilharam o material com parentes. |
E9: MEDLINE |
Práticas de ensino-aprendizagem: visitas domiciliares. Local: domicílio. Temas: estimulação responsiva, DI e alimentação. |
Autorrelato materno. |
Sem informações. |
Medida de Observação para Interações Mãe-Filho (OMCI). |
E10: MEDLINE |
Práticas de ensino-aprendizagem: visitas domiciliares, feedback. Local: domicílio. Temas: alimentação (grupo controle), estimulação responsiva, promoção do DI (grupo intervenção). |
Sem informações. |
Sem informações. |
Sem informações. |
E11: Web of Science
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Práticas de ensino-aprendizagem: cinco grupos para receber intervenção: (1) estimulação psicossocial (EP); (2) suplementação alimentar (SA); (3) EP + SA; (4) controle clínico (CC); e (5) controle hospitalar (CH). Local: clínicas comunitárias, domicílio. Temas: brinquedos, leituras, marcos do DI, suplementação nutricional. |
Sem informações. |
Sem informações. |
Sem informações. |