1 - Nome da Telessimulação: RN pré-termo tardio com hipoglicemia, público-alvo: graduandos em enfermagem a partir do 5º período. |
2 - Objetivo principal de aprendizagem: Implementar cuidados de enfermagem ao RN pré-termo tardio com hipoglicemia neonatal, por meio do conhecimento, liderança e tomada de decisão. |
3 - Objetivos se cundários:
• Realizar avaliação dos sinais vitais e exame físico;
• Identificar fatores de risco para hipoglicemia neonatal;
• Identificar precocemente os sinais clínicos de hipoglicemia neonatal, relacionado aos fatores de risco;
• Solicitar avaliação médica com urgência;
• Orientar e executar etapas do protocolo de manejo da hipoglicemia neonatal;
• Orientar familiares quantos aos cuidados prestados.
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4 - Tempo de duração:
• 10 min (briefing);
• 10 min (running);
• 30-40 min (teledebriefing).
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5 - Recursos materiais e humanos:
• Aplicativo de comunicação (utilizamos Microsoft Teams®);
• Vital sign simulator (simulador de sinais vitais): https://sourceforge.net/projects/vitalsignsim/;
• Dois computadores:
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- Computador 1 - estação de controle do operador com tela extra para configuração no modo estender e computador
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- Computador 2 - para o facilitador monitorar a visão dos alunos; arquivo de imagem para plano de fundo: unidade de internação neonatal;
• Arquivos de imagem que serão projetados: recém-nascido na incubadora com hipotonia;
• Bebê sendo puncionado; arquivo de áudio: RN chorando;
• Arquivo de vídeo: RN sugando seio materno;
• Recursos humanos: um operador; um facilitador e três atores.
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6 - Orientação aos Atores:
Médico(a): Este ator precisa revisar cuidadosamente o caso. Assumirá o papel de médico da Unidade de Internação Neonatal. Quando chamado, irá solicitar as infusões conforme protocolo.
Enfermeiro(a) mais experiente (se for necessário): caso o acadêmico não solicite a dosagem da glicemia e não identifique a hipoglicemia, a enfermeira mais experiente entra no cenário oferecendo ajuda. A mesma fornece informações, mas não permanece na cena.
Mãe da criança: Simone, 19 anos. Após o parto cesáreo é admitida na unidade de internação obstétrica. Está aflita por ter que ficar longe da sua primeira filha. O cenário requer que ela solicite ajuda da equipe, relatando que a bebê está muito “molinha”. Deve desafiar o participante no manejo do caso. Informações importantes, se questionada: está sonolenta para mamar, não pega bem a mama, venho de 3/3 horas amamentar
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7 - Participantes: dois enfermeiros |
8 - Prebriefing: Divulgar a atividade, citando que o cenário versará sobre o cuidado de enfermagem ao prematuro tardio; Disponibilizar previamente o material de leitura; Explicar as etapas que compreendem a telessimulação; Expor sobre as possibilidades do ambiente virtual adequando as expectativas dos participantes; Apresentar os recursos que serão utilizados (atores, softwares, imagens, vídeos, áudios); Esclarecer como será a comunicação durante a cena; Estabelecer o contrato de ficção, o contrato de confidencialidade e compromisso de respeito e empatia com os colegas; Descrever o papel dos participantes; Explicar o papel dos observadores e sobre o uso do checklist durante a cena; Oferecer os papéis aos participantes conforme estabelecido no item 7; Apresentar o caso clínico conforme item 10. |
9- Resumo do cenário: RN com 34 semanas e 4 dias, proveniente do Centro Obstétrico, foi admitida na unidade de internação neonatal após o nascimento devido à disfunção respiratória e para ganho de peso. A cena inicia com a RNPT-T na incubadora e acompanhada da mãe que em seguida avisa a equipe que sua filha não parece bem, relata hipotonia e tremores. Espera-se que os participantes identifiquem precocemente os sinais e sintomas de hipoglicemia neonatal, comuniquem a equipe médica e implementem cuidados de enfermagem ao RNPT-T com hipoglicemia neonatal, conforme protocolo e prescrição; |
10 - Descrição do caso clínico: RN do sexo feminino, Ana Clara, com idade gestacional de 34 semanas e 4 dias, parto cesáreo, peso ao nascer 1900 g, Pequena para Idade Gestacional (PIG) e APGAR 6 e 8. Proveniente do Centro Obstétrico, foi admitida na unidade de cuidados intermediários neonatais do Hospital CARE devido à disfunção respiratória, prematuridade e baixo peso. Está completando 24 horas de vida, com peso atual de 1850 g. Mantida em incubadora aquecida, ventilando em ar ambiente, sem acesso venoso, com dieta por via oral: aleitamento materno por livre demanda, sendo a última mamada há 3 horas, não recebeu complemento lácteo, glicemia com 12 horas de vida: 71 mg/dl. Mãe de Ana Clara (Simone) está internada na unidade de internação obstétrica (UIO) e vem regularmente amamentar sua filha. Ao chegar na unidade, identificou que ela não parecia bem, e solicitou ajuda da equipe de enfermagem, referindo que está “molinha” e com tremores. Vocês foram chamados para atender este caso. |
11-Running (Cena): |
Tempo |
Configurações do monitor |
Ações do operador |
Ações dos participantes |
Pistas |
0’ |
Estado inicial:
FR:70 mpm
FC: 115 bpm
Tax: 36,6 ºC
SatO2: 89%
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-Compartilha tela do monitor sem dados e imagem da RN na incubadora com hipotonia;
- Quando participante refere que realizou a aferição dos sinais vitais, liberam-se os dados no monitor;
- Os dados do exame físico são informados pelo facilitador, conforme são solicitados pelo participante.
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-Cumprimenta e apresenta-se a mãe;
-Coleta mais informações sobre o paciente;
-Realiza a aferição dos sinais vitais;
-Realiza exame físico do RN.
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A mãe relata que a filha está muito “molinha” e com tremores. |
2 min |
FR: 70 mpm
FC: 115 bpm
Tax: 36,6 ºC
Sat: 89%
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- O resultado da dosagem da glicemia é fornecido verbalmente pelo facilitador (19mg/dl); |
-Solicita dosagem de glicemia por fita;
-Identifica hipoglicemia
-Solicita avaliação médica de urgência;
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-Caso os participantes não solicitem a dosagem da glicemia.
-Entra na cena a atriz enfermeira mais experiente.
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4 min |
FR: 70 mpm
FC: 110 bpm
Tax: 36,6 ºC
Sat: 88%
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- Diminui FC para 110 e SatO2 para 88%;
-Compartilha imagem de RN puncionado e com bomba de infusão.
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- Identifica piora clínica;
- Realiza punção venosa;
- Administra bolus de solução glicosada a 10% por bomba de infusão;
- Instala infusão contínua de solução glicosada a 10%.
-Realiza dosagem da glicemia por fita após 30 min.
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-Médico (a) entra no cenário e solicita informações, punção venosa e as infusões. |
6 min |
FR: 50 mpm
FC: 130 bpm
Tax: 36,6 ºC
Sat: 96%
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-Facilitador informa verbalmente que já se passaram 30 min;
-Informar verbalmente o resultado da glicemia (75mg/dl)
- Altera sinais conforme configurações do tempo 6’;
-Libera som de choro de recém-nascido;
- Compartilha vídeo de RN sugando seio materno.
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-Realiza dosagem da glicemia e aferição dos sinais vitais;
-Orienta equipe sobre controle da glicemia em 1 hora, 2 horas e 4 horas até estabilidade da glicemia;
- Coloca o RN para sugar o seio materno ou oferece fórmula láctea caso a mãe não esteja disponível;
-Orienta a mãe sobre a importância da amamentação;
-Solicita consultoria em aleitamento materno.
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-Mãe fala: “que alívio que a Ana está chorando. Deve estar melhorando”
Caso o participante não coloque o bebê para mamar, a mãe pergunta se é possível, pois ela parece estar com fome. Questiona se está fazendo certo.
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Fim do cenário |
12- Teledebriefing: Após o fim do cenário solicite que todos os participantes, observadores e atores participem do debriefing. Questionar os participantes: Como vocês se sentiram? O que aconteceu nesta cena? Conte de forma cronológica. Quais características comuns aos RNPT-T que podem ser identificados na RN Ana Clara? A Ana Clara tinha fatores de risco para hipoglicemia? Quais? Quais sintomas de hipoglicemia ela apresentou? Porque a situação era urgente? Quais são os riscos da hipoglicemia para o RN? Conforme o protocolo, o que foi feito? Qual a importância dos cuidados pós-evento? Quais os cuidados de enfermagem para prevenção da hipoglicemia? Qual a relação entre a amamentação e a hipoglicemia? Quais características os RNPT-Ts possuem que podem interferir na amamentação? Faltou alguma conduta? Fariam algo diferente? Questionar os observadores: Gostariam de acrescentar algum acontecimento que não tenha sido citado pelos participantes? Se vocês estivessem atuando o que fariam diferente? Quais foram os aprendizados do cenário? Que outros conhecimentos poderiam ajudar neste atendimento? Questionar aos atores: Como vocês se sentiram atuando como [papel do ator/atriz] nesta situação? Questionamento final: Qual foi o principal aprendizado com a situação vivenciada? |
13- Resumo da atividade pelo professor: Rever os objetivos da telessimulação: ler os objetivos do item 2 e item 3 do roteiro e verificar com o grande grupo se estes foram alcançados; |
Item 14- Checklist dos Observadores |
Ações esperadas |
R |
NR |
RP |
Comunicação |
Cumprimentou e apresentou-se à familiar (mãe); solicitou ajuda da equipe de enfermagem; coletou mais informações sobre o paciente; solicitou avaliação médica com urgência; orientou os familiares quanto aos cuidados de enfermagem realizados; orientou a mãe sobre a importância de manter a amamentação por livre demanda; sobre ordenha no banco de leite, se RN estiver sonolento; |
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Informações clínicas |
Realizou a aferição dos Sinais vitais; realizou exame físico do RN; |
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Identificação de sinais e sintomas de hipoglicemia neonatal |
Atentou para queixa de hipotonia; atentou para queixa de tremores; analisou resultados de glicemias anteriores: 2,4, 6, 12; solicitou dosagem da glicemia com 24 horas de vida; identificou piora clínica: SatO2- 89%, FR: 70mpm, FC: 115bpm, Tax: 36,6ºC; identificou hipoglicemia por meio da avaliação da dosagem da glicemia por fita (Resultado=19mg/dl); |
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Manejo da hipoglicemia neonatal |
Realizou punção venosa; administrou push de 3 ml de solução glicosada a 10% conforme prescrição médica; orientou técnica de enfermagem sobre o controle da glicemia em 1h, 2h e 4h; instalou infusão de Solução glicosada contínua em bomba de infusão por 24 horas; realizou a dosagem da glicemia 30 minutos após a administração do push de glicose. Colocou o RN para sugar o seio materno ou ofereceu fórmula láctea caso a mãe não esteja disponível; solicitou consultoria em aleitamento materno. |
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