Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre a dinâmica familiar e consumo de álcool, tabaco e outras drogas por adolescentes

RESUMO

Objetivos:

analisar, à luz do pensamento sistêmico, a associação entre a dinâmica familiar e o consumo de álcool, tabaco e outras drogas na vida por adolescentes.

Métodos:

estudo descritivo transversal realizado em nove escolas públicas do Recife. Participaram 364 adolescentes com idade entre 14 a 19 anos. Foram utilizados três questionários: o Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test, uma versão reduzida do Drug Use Screening Inventory; e um questionário sociodemográfico.

Resultados:

houve associação entre pais/responsáveis desconhecerem o que o filho considera importante para ele e o consumo de álcool e tabaco por adolescentes; também verificou-se associação entre ocorrência de relações conflituosas e o consumo de drogas ilícitas por adolescentes.

Conclusões:

foi evidenciado que a desorganização no sistema familiar, marcada por prejuízos nas ligações emotivas entre os membros, e a fragilidade no sentimento de pertença estão associadas ao consumo de drogas na vida pelos adolescentes.

Descritores:
Adolescente; Drogas Ilícitas; Bebidas Alcoólicas; Tabaco; Relações Familiares

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br