Resumo
A Enfermagem, nos programas de extensão universitária, resume uma das linhas de trabalho do Curso de Enfermagem para os anos de 1980/1983. Desenvolver-se-á em dois grandes projetos: "ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA" e "ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE". Pretende-se utilizar uma estratégia que, de forma assistemática, já vinha sendo desenvolvida nos semestres anteriores nas disciplinas relacionadas à Saúde Pública. O propósito é a utilização do escolar como elemento integrador dos recursos básicos da comunidade, como escola-família-unidade sanitária. Fundamentando-se no Art. 7.° da Lei n.° 5.692/71, desenvolver-se-ão atividades que possibilitarão o acesso de estudantes de Enfermagem à escola de 1.° grau. Entende-se que à escola compete formar o cidadão que emergirá da criança de hoje. Um cidadão cônscio de seus direitos e deveres, co-responsável na ação de desenvolvimento comunitário. Nesse sentido, pretende-se habilitar o escolar a participar, consciente e voluntariamente, das ações de saúde, como: notificação de nascimentos, óbitos, presença de gestantes na sua vizinhança, assim como das puérperas, crianças sem imunizações e ainda a presença de casos suspeitos de doenças transmissíveis.
O trabalho apresenta a estratégia, o programa de treinamento para os professores das séries iniciais do 1.° grau, perspectivas para uma integração docente-assistencial a nível de extensão das ações de saúde.
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ANEXO 1
1. Título do Projeto: Enfermagem na Atenção Primária. 2. Natureza do Projeto: Extensão Universitária nas Zonas Rurais. 3. Área de Aplicação: Município de Aquiraz. 4. Distritos: Patacas e Araçás. Período de realização: 1980/83. 5. Participantes:- Vera Lúcia de Almeida - Coordenadora.
- Estudantes e professores voluntários dos Cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia.
6. Justificativa:Considerando, quanto à vulnerabilidade do grupo materno-infantil, que o indice de morbi-mortalidade é gerado por doenças evitáveis na sua maioria; quanto à importância da integração do universitário à realidade rural e ao processo de prestação de serviços a esse grupo, torna-se necessário, portanto, a formulação de um projeto a nível de Prevenção Primária, com atividades de saúde distribuídas entre os vários integrantes da equipe de estudantes da área de saúde e hierarquizadas através de um sistema de referência do cliente a serviços mais especializados.
7. Objetivos7.1. Gerais:
Contribuir, de forma racionalizada, com ações e tecnologia simplificadas de saúde, para a diminuição dos índices de morbi-mortalidade materno-infantil, por causas evitáveis, nos distritos de Patacas e Araçás;
Contribuir para a formação generalista e numa linha preventiva do profissional de saúde;
Estabelecer modelos de integração docente-assistencial.
7.2. Específicos:
Detectar a população de gestantes no início do ciclo gestatório, identificando-as segundo critérios de risco;
Prestar assistência de Enfermagem ao grupo materno-infantil, através de acompanhamento completo à gestante e à criança sadias, fazendo encaminhamento para os outros componentes da equipe;
Identificar, treinar e acompanhar as parteiras leigas da área;
Realizar exames laboratoriais necessários ao acompanhamento do Pré-Natal e exames solicitados na assistência ao grupo infantil;
Prestar assistência médica ao grupo materno-infantil, identificado como de risco, referindo a serviços mais especializados, os casos não solucionados a nível local;
Realizar exame oral em gestantes e crianças, desenvolvendo atividade de exodontia e prevenção da cárie dentária.
8. MetologiaO Projeto de Assistência Primária de Saúde ao grupo materno-infantil desenvolver-se-á dentro da filosofia preconizada pelo Sistema Nacional de Saúde, prestando ações de saúde a nível primário, utilizando os recursos já existentes na comunidade e viabilizando a integração ensino x serviço.
Deste modo, as atividades de saúde serão prestadas através do módulo básico de saúde, obedecendo à hierarquização dos serviços: Posto de Saúde de Patacas, vinculado ao Centro de Saúde do Distrito de Aquiraz, o qual, por sua vez, pertence à l.ª Delegacia de Saúde do Estado do Ceará.
Para efeito de planejamento e execução a nível local, está constituído um grupo executivo composto de estudantes de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia. Esse grupo trabalha sob a coordenação de professores do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, orientado por professores de cada curso no que se refere a atividades específicas de cada categoria profissional.
Ao mesmo tempo em que a equipe desenvolve ações de saúde, treina pessoas da comunidade para desenvolver ações de saúde junto ao Posto de Saúde e à comunidade.
9. Matriz institucional 10. Recursos10.1. Humanos:
Estudante da área de saúde; Líderes da Comunidade que desenvolvem atividades de saúde; outras pessoas da comunidade.
10.2. Materiais:
Posto de Saúde equipado com material adequado às ações a serem realizadas a esse nível.
Material de consumo (impressos e outros).
Transporte para os estudantes.
11. AvaliaçãoA avaliação do projeto deverá desenvolver-se em duas etapas:
A primeira durante o processo de desenvolvimento, onde os elementos da equipe se reunirão uma vez por s eman a para uma avaliação e reflexão em torno das metas atingidas.
A segunda realizar-se-á após cada semestre, com a participação da equipe executiva, das instituições envolvidas no proj eto, e da comunidade, comparando-se a realidade sanitária encontrada antes e depois de aplicadas as medidas.
12. Cronograma de atividadesANEXO 2
BIBLIOGRAFIA
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01ALMEIDA, Vera Lúcia de & VARELA,Zulene Maria de Vasconcelos. Orientação metodológica à ação educativa nos programas de extensão em saúde; experiência de integração docente-assistencial Anais do XXX Congresso Brasileiro de Enfermagem. 16 a 22 de julho de 1978, Belém, págs. 89-101.
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02BARROSO, Maria Grasiela Teixeira. Administração de Técnicas de Treinamento para Equipes Multiprofissionais; análise de uma experiência Tese U.F.C. Fortaleza, 1977, pág. 71.
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03BARROSO, Maria Grasiela Teixeira.Anteprojeto de treinamento em primeiros socorros para professoras do 1.° Grau das escolas do Estado do Ceará Enf. Novas. Dimen., 2 (6): 349-354, 1976.
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04BARROSO, Maria Grasiela & VARELA, Zulene Maria. Educação continuada como requisito básico para o crescimento profissional Trabalho apresentado no XXXI Congresso Brasileiro de Enfermagem. Fortaleza, 1979.
-
05BRASIL. Ministério da Educação.Programa de ações sócio-educativos-culturais para as populações carentes do meio urbano; versão preliminar Brasília, 1980, pág. 13 (mimeografado).
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06BRASIL. Ministério da Saúde. Um programa de treinamento e ação em Saúde em esquistossomose Brasília, 64 pág.
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07BRASIL. Ministério da Saúde/MEC.Saúde como compreensão de vida, Minas Gerais, (s/d), págs. 129-178.
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08DORIN, Lannoy.Psicologia da criança 6.ª ed., Ed. Brasil, 1973, 203 pág.
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09LEAVELL, Hugh & CLARK, E. Gurney.Medicina Preventiva 2.ª ed. São Paulo, Mc Graw Hill do Brasil,1976.
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10OLIVEIRA, Valdemar de. Higiene e Puericultura 15.ª ed. São Paulo, Ed. Brasil, 1962. 333 pág.
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11OMS/OPAS. Conferência Internacional sobre cuidados Primários de Saúde Alma-ata, URSS, 1975. 64 pág.
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12OMS/OPAS. El papel de la enfermera en la atención primária de salud Washington, 1977. 16 pág. (Publicación científica n.° 348).
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13OMS/OPAS. Extensos de cobertura dos serviços de saúde baseada nas estratégias de assistência primária e participação da comunidade — Washington, 26 a 27/9/77), OPAS/OMS. 56 pág. (mimeografado).
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14OLIVEIRA, Maria Ivete Ribeiro de.A Enfermeira como coordenadora de assistência ao paciente: análise sodométrico multirelacionalSão Paulo, 1977. 87 pág. Tese (doutoramento) Universidade de São Paulo.
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15SA, Carlos. Higiene e Educação da Saúde 8.ª ed., Rio, SNES, MS, 1966. 368 pág.
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16SOUSA, Edson Machado. A Extensão Universitária e os programas do CRUTAC Brasília, 1976. 8 pág.
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17VARELA, Zulene Maria de Vasconcelos.Programa de Educação para a Saúde Fortaleza, Secretaria de Saüde do Estado, 1979. 22 pág. (datilografado).
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
1980