Acessibilidade / Reportar erro

A pandemia muda o quotidiano e modos de viver: tecnossocialidade e experiências de usuários/famílias

RESUMO

Objetivos:

compreender as mudanças impostas pela pandemia de COVID-19 no quotidiano de usuários da Atenção Primária à Saúde e suas famílias e seu impacto no autocuidado e na promoção da saúde.

Métodos:

trata-se de estudo de casos múltiplos holístico-qualitativo, fundamentado na Sociologia Compreensiva do Quotidiano, no qual participaram 61 usuários.

Resultados:

vivenciando um novo quotidiano em tempos da pandemia de COVID-19, os usuários expressam seus sentimentos, a adaptação aos novos hábitos e modos de viver. As tecnologias em saúde e as redes sociais virtuais se destacam no auxílio às tarefas cotidianas, para a comunicação com entes queridos e os profissionais da saúde, e na validação de informações duvidosas. A fé e a espiritualidade surgem diante de incertezas e sofrimento.

Considerações Finais:

é imperativo um olhar atento às transformações no quotidiano causadas pela pandemia de COVID-19, a fim de ofertar um cuidado direcionado às necessidades singulares e do coletivo.

Descritores:
Pandemias; Tecnologia; Rede Social; Atenção Primária à; Saúde; Acontecimentos que Mudam a Vida.

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br