Acessibilidade / Reportar erro

Agricultura familiar e a conservação da saúde humana e ambiental

Agricultura familiar y preservación de la salud humana y ambiental

RESUMO

Objetivo:

compreender como os trabalhadores agricultores identificam os impactos positivos e negativos do trabalho agrícola familiar no ambiente e conservam a saúde ambiental.

Método:

pesquisa qualitativa com 129 trabalhadores agricultores da Ilha dos Marinheiros, Rio Grande, Brasil. Foram utilizados dados secundários e entrevistas gravadas, com posterior análise de Bardin e NVivo10, ambos embasados na racionalidade cultural (Enrique Leff).

Resultados:

constaram, entre os impactos positivos, a geração de alimentos com responsabilidade, a valorização do trabalho, a correta, mínima ou nula inserção dos agrotóxicos. Como aspectos negativos, o uso excessivo e incorreto dos agrotóxicos e a ausência de conhecimentos para agricultar.

Conclusão:

a conservação do ambiente consistiu na redução de suas agressões durante o trabalho, as quais podem comprometer a saúde.

Descritores:
Agricultura; Desenvolvimento Sustentável; Enfermagem em Saúde Pública; Saúde Ambiental; Trabalhadores Rurais

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br