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O dito e o não-dito do ser-docente-enfermeiro/a na compreensão da sensibilidade

The stated and non-stated on the part of the nurse-teacher being in the comprehension of sensibility

Lo dicho y lo no dicho del ser docente-enfermero/a en la comprensión de la sensibilidad

Este estudo tem o objetivo de descrever o dito e o não-dito na compreensão da sensibilidade do ser-docente-enfermeiro/a no ensino da Enfermagem. Buscou-se na fenomenologia o referencial teórico-filosófico de Maurice Merleau-Ponty, e suporte metodológico na fenomenologia-hermenêutica de Paul Ricoeur. Foram entrevistados 19 docentes-enfermeiros/as de uma Instituição Pública de Ensino Superior do sul do Brasil, nos meses de novembro e dezembro de 2006. A análise dos dados evidenciou a sensibilidade como base para desenvolver o fazer, pensar, cuidar e pesquisar. Sem a sensibilidade, as relações e interações no ensino da Enfermagem não passarão de técnicas e teorias sobre o cuidado.

Filosofia; Pesquisa qualitativa; Educação; Enfermagem


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