Acessibilidade / Reportar erro

Rede de descanso e ninho em prematuros: ensaio clínico randomizado

RESUMO

Objetivo:

Comparar as variáveis fisiológicas e o padrão de sono-vigília apresentados por prematuros, quando colocados em rede e em ninho, após a troca de fraldas.

Método:

Trata-se de um Ensaio Clínico Randomizado do tipo cross-over, realizado com 20 prematuros que, após a troca de fraldas, foram posicionados em redes de descanso e ninho. Esses prematuros foram avaliados quanto às variáveis fisiológicas (frequência cardíaca e saturação de oxigênio) e variável comportamental (sono e vigília).

Resultados:

Não houve diferença estatisticamente significativa entre as condições ninho e rede quanto às variáveis estudadas. Entretanto, quanto à variável categórica sono, nas comparações entre as fases da pesquisa para a condição rede, houve diferenças entre fase basal e recuperação imediata (p=0,00), basal e recuperação tardia (p=0,00), resposta e recuperação imediata (p=0,00), resposta e recuperação tardia (p=0,00).

Conclusão:

Não se identificaram diferenças entre rede e ninho, entretanto, o uso da rede favoreceu o sono de prematuros comparado ao seu não uso.

Descritores:
Conforto do Paciente; Prematuro; Posicionamento do Paciente; Sono; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br