Open-access Estratégias de metodologias ativas de aprendizagem na formação do enfermeiro: revisão integrativa da literatura

RESUMO

Objetivos:  analisar as evidências científicas sobre as estratégias de metodologias ativas de aprendizagem utilizadas na formação do enfermeiro, bem como suas contribuições e obstáculos na formação.

Métodos:  revisão integrativa da literatura realizada com 33 artigos selecionados nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem, Scopus, Web of Science e Education Resources Information Center.

Resultados:  dentre as estratégias, destacouse a simulação, aprendizagem baseada em problemas e classe invertida. A busca ativa, a integração teoria e prática e o trabalho em grupo foram exemplos de contribuições para a formação do enfermeiro. Todavia, a falta de preparo dos atores e falta de suporte estrutural contribuem para insatisfação dos estudantes.

Considerações Finais:  a metodologia de aprendizagem ativa coloca o estudante no cerne do processo de aprendizagem, favorece o pensamento crítico e a habilidade de tomar decisões.

Descritores: Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação em Enfermagem; Enfermeiro; Aprendizagem; Revisão

location_on
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro