Acessibilidade / Reportar erro

Modelo de ensino para competência aplicado à enfermagem

Resumos

A autora, partindo do princípio que é necessário ao docente conscientizar-se das determinantes sociais que interferem na educação, incita-o, por isso mesmo a desenvolver sua competência no ensino exercendo assim sua função política. Dado que o modelo de ensino para o domínio descrito por Benjamin Bloom (cognitivista) foi pouco explorado na área biológica, resolve testá-lo no campo de ensino de enfermagem.


The author, based on the principle that a teacher should be aware of the social determinants that interfere with education, recommends - in consequence - that he should develop his teaching competence and this way he must perform his political function. Since the teaching model for mastery described by Benjamin Bloom (cognitive) has been little explored in the biological area, the author decided to test it in the field of nursing teaching


Modelo de ensino para competência aplicado à enfermagem* * Resumo da Tese de Doutoramento em Enfermagem

Márcia Caron-Ruffino

Docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP

RESUMO

A autora, partindo do princípio que é necessário ao docente conscientizar-se das determinantes sociais que interferem na educação, incita-o, por isso mesmo a desenvolver sua competência no ensino exercendo assim sua função política. Dado que o modelo de ensino para o domínio descrito por Benjamin Bloom (cognitivista) foi pouco explorado na área biológica, resolve testá-lo no campo de ensino de enfermagem.

ABSTRACT

The author, based on the principle that a teacher should be aware of the social determinants that interfere with education, recommends — in consequence — that he should develop his teaching competence and this way he must perform his political function. Since the teaching model for mastery described by Benjamin Bloom (cognitive) has been little explored in the biological area, the author decided to test it in the field of nursing teaching.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

2 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • 1 BLOOM, B.S. Learning for mastery. Evaluation Comment Los Angeles, 1 (2): 28-32, May 1968.
  • 2 BLOOM, B.S. et alii Taxinomia de objetivos educacionais: domínio cognitivo. Trad. Flávia Maria Sant'Anna. Porto Alegre, Globo, 1972. 179p.
  • 3 BLOOM, B.S. Handbook on Formative and Summative of Students Learning. New York, McGraw-Hill, 1971.
  • 4 CARON-RUFFINO, M. Categoria de objetivos orientando instrumento de avaliação em Enfermagem, 1985, 10p. mimeogr.
  • 5 CARON-RUFFINO, M. Desenvolvimento de planos de unidades de ensino para consecução de objetivos educacionais em enfermagem, 1986, 18p.
  • 6 CASAGRANDE, L.D.R. Reforma escolar e didática: exploração do conceito ensino. Ribeirão Preto. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Psicologia e Educação. 1973. 101p. tese dout.
  • 7 ______. ''O quadro conceituai de um currículo". In: SEMINÁRIO DA PRÁTICA DE ENFERMAGEM E O CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO, Ribeirão Preto, 1985 ANAIS... Ribeirão Preto, 1985 p. 87-99.
  • 8 FILOMENO, A. Seleção de experiência de aprendizagem: sistema de treinamento didático de professores universitários. Rio de Janeiro, NUTES/UFRJ/CLATES/OPAS. s.d.
  • 9 FONTANIVE, N.S. Modelo de aprendizagem para o domínio de Benjamin Bloom: Uma experiência de utilização no Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Tecnol. Educ., Rio de Janeiro, 9 (35): 27-36, 1980
  • 10 ROSCHKE, M.A.C. Elaboração do cronograma de um Curso: sistema de treinamento didático de professores universitários. Rio de Janeiro. NUTES/UFRJ/CLATES/OPAS, s.d.
  • 11 TYLER, R. W. Princípios básicos do currículo e ensino. Trad. de Leonel Vallandro. 5 ed. Porto Alegre, Globo, 1978.p.57.
  • *
    Resumo da Tese de Doutoramento em Enfermagem
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      02 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Dez 1988
    Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
    E-mail: reben@abennacional.org.br