RESUMO
Objetivos:
avaliar o efeito de uma comunicação persuasiva na modulação da intenção comportamental de reduzir o consumo de sal em pessoas com insuficiência cardíaca.
Métodos:
estudo-piloto, quase-experimental, com grupo único, antes e depois de aplicação de uma comunicação persuasiva no formato audiovisual, norteado pela Theory of Planned Behavior. Utilizou-se formulário construído e validado para mensurar as variáveis comportamentais (Crenças, Atitude, Norma Subjetiva e Controle Comportamental Percebido). Aplicaram-se o teste de Wilcoxon e correlação de Spearman.
Resultados:
participaram 82 pessoas com insuficiência cardíaca em seguimento ambulatorial. As medianas das variáveis comportamentais aumentaram significativamente após a exposição à comunicação persuasiva, revelando alta intenção para executar o comportamento.
Conclusões:
a comunicação persuasiva contribuiu positivamente para influenciar a intenção comportamental de reduzir o consumo de sal em pessoas com insuficiência cardíaca.
Descritores:
Comunicação Persuasiva; Insuficiência Cardíaca; Dieta Hipossódica; Mídia Audiovisual; Intenção