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Educação para a saúde do paciente hospitalizado na assistência de enfermagem: uma análise conceitual

RESUMO

Objetivos:

definir o conceito Educação para a Saúde do Paciente Hospitalizado.

Métodos:

análise conceitual baseada nas estratégias Derivação, Síntese e Análise do Conceito propostas por Walker e Avant. Foram realizadas: 35 entrevistas com enfermeiros que atuavam na assistência direta ao paciente internado em um hospital-escola; e busca bibliográfica às bases de dados CINAHL, MEDLINE/PubMed®, Scopus, Web of Science, LILACS e BDENF.

Resultados:

antecedentes, atributos e consequências do conceito foram identificados e permitiram definir o conceito Educação para a Saúde do Paciente Hospitalizado como “a ação de compartilhar conhecimentos acerca da promoção, prevenção, recuperação e reabilitação relacionadas à saúde fundamentada na reciprocidade entre os enfermeiros e os pacientes, familiares e acompanhantes, de forma sistematizada ou assistemática”.

Considerações Finais:

a identificação dos antecedentes, atributos, consequências e referentes empíricos possibilitou a definição teórica sem precedentes desse conceito e sua aplicabilidade na prática, contribuindo para a ciência e para a assistência de enfermagem hospitalar.

Descritores:
Educação em Saúde; Educação de Pacientes como Assunto; Cuidados de Enfermagem; Hospitais; Formação de Conceito

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