RESUMO
Objetivo:
conhecer a estrutura e a dinâmica de famílias no estágio tardio do ciclo vital que possuam um integrante com deficiência intelectual (PCDI).
Método:
pesquisa qualitativa com uso do Modelo Calgary de Avaliação Familiar (MCAF) como referencial metodológico. Participaram 38 sujeitos, distribuídos em dez famílias que possuíam um integrante com deficiência intelectual e cujos pais eram idosos. As entrevistas foram analisadas com a técnica de análise de conteúdo.
Resultados:
evidenciaram-se as seguintes categorias analíticas: “convivendo com a deficiência intelectual”, “comunicação como estratégia de encontro”, “isolamento familiar e a necessidade de apoio” e “preocupações com o cuidado no futuro”.
Considerações finais:
as famílias no ciclo tardio da vida que possuíam um integrante com deficiência intelectual se estruturavam de modo a sobrecarregar uma única cuidadora (mãe), possuíam pouca rede de apoio, usavam a comunicação como um instrumento de compreensão de si e do outro, além de terem dificuldades de projeção para o futuro.
Descritores:
Enfermagem; Enfermagem de Família; Deficiência Intelectual; Envelhecimento; Idoso