Acessibilidade / Reportar erro

Análise do desenvolvimento de crianças egressas da Unidade Terapia Intensiva Neonatal na visão dos pais

RESUMO

Objetivos:

analisar o desenvolvimento de crianças egressas da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e como a internação interfere no desenvolvimento infantil, na visão dos pais.

Métodos:

estudo descritivo-exploratório, documental e qualitativo, realizado com pais de crianças egressas do setor intensivo por meio de inquérito telefônico e complementação em prontuário. Os dados foram analisados pela ferramenta de Bardin e discutidos conforme as evidências científicas.

Resultados:

na visão dos pais, não se observou atraso no desenvolvimento físico, entretanto dificuldades no aleitamento materno e no ganho de peso foram relatados. Alterações na fala e mudanças no comportamento consideradas anormais também foram atrasos na evolução da criança.

Considerações Finais:

na visão dos pais, as alterações na fala podem ser associadas à internação em unidade intensiva, enquanto dificuldades relacionadas ao aleitamento materno e atrasos na cognição podem se mostrar alteradas pelas condições de prematuridade e baixo peso no momento do nascimento.

Descritores:
Enfermagem Neonatal; Desenvolvimento Infantil; Mortalidade Neonatal; Terapia Intensiva Neonatal; Recém-Nascido.

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br