RESUMO
Objetivo:
refletir sobre o corpo do professor de enfermagem no discurso da subjetividade.
Método:
trata-se de um ensaio reflexivo sobre as reverberações teóricas e práticas do corpo do professor de enfermagem fundamentado no discurso deleuze-guattariano.
Resultados:
no plano teórico, o corpo do professor de enfermagem foi considerado como produtor de subjetividades e compreendido sem órgãos, onde circulam forças, desejos e afetos. No plano prático, foram discutidas estratégias pedagógicas desenvolvidas por professores, tais como jogos dramáticos, cenas simuladas, apresentação de linha de cuidado e portfólio vivo, caracterizadas por estimular os estudantes de enfermagem à valorização de dimensões políticas, cidadãs, criativas e solidárias.
Conclusão:
baseado nos discursos da subjetividade, o corpo do professor foi desmistificado como exclusivamente detentor do saber, e todos os participantes nas cenas de ensino foram considerados protagonistas ativos do conhecimento coletivizado.
Descritores:
Enfermagem; Educação; Ensino; Educação em Enfermagem; Educação Superior