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Cenários de simulação clínica para o planejamento e gerenciamento da terapia infusional pelo enfermeiro

RESUMO

Objetivo:

construir, avaliar e testar dois cenários de simulação clínica para o planejamento e gerenciamento da terapia infusional pelo enfermeiro.

Método:

estudo metodológico, com construção de cenários baseado na NLN Jeffries Simulation Theory e no modelo teórico Vessel Health Preservation; avaliação do desenho dos cenários por juízes, com cálculo do Coeficiente de Kappa Modificado (CKM); testagem dos cenários com o público-alvo.

Resultados:

cenários construídos para: 1. Avaliação do paciente e seleção do dispositivo vascular; e 2. Identificação e gerenciamento de trombose venosa profunda. Na avaliação por juízes, na testagem dos cenários validados em relação às práticas educativas e ao design da simulação, os itens apreciados apresentaram valores do CKM ≥ 0,74.

Conclusão:

foram construídos dois cenários baseados em evidências relacionadas à terapia infusional, com elevados valores de concordância dos juízes, quanto ao seu desenho. Na testagem com enfermeiros, obteve-se bons resultados quanto ao desenho e estruturação da prática educativa.

Descritores:
Avaliação Educacional; Educação em Enfermagem; Dispositivos de Acesso Vascular; Treinamento por Simulação; Planejamento de Assistência ao Paciente

ABSTRACT

Objective:

to build, evaluate and test two clinical simulation scenarios for the planning and management of infusion therapy by nurses.

Methods:

methodological study, with construction of scenarios based on the NLN Jeffries Simulation Theory and the theoretical model Vessel Health Preservation; evaluation of the scenario design by judges, with calculation of the Modified Kappa Coefficient (MKC); testing scenarios with the target audience. Results: scenarios built for: 1. Patient assessment and vascular device selection; and 2. Identification and management of deep vein thrombosis. In the evaluation by judges, testing of validated scenarios in relation to educational practices and simulation design, the items evaluated presented MKC values ≥ 0.74.

Conclusion:

two evidence-based scenarios related to infusion therapy were constructed, with high levels of agreement among judges regarding their design. In testing with nurses, good results were obtained regarding the design and structuring of educational practice.

Descriptors:
Educational Measurement; Nursing Education; Vascular Access Devices; Simulation Training; Patient Care Planning

RESUMEN

Objetivo:

construir, evaluar y probar dos escenarios de simulación clínica para planificar y gestionar terapias de infusión por enfermeros.

Métodos:

es un estudio metodológico, con escenarios basados en la Teoría de la Simulación de Jeffries NLN y en el modelo teórico Vessel Health Preservation; evaluación del diseño de los escenarios por jueces mediante cálculo del Coeficiente de Kappa Modificado (CKM); prueba de los escenarios con el público-objeto.

Resultados:

escenarios construidos para: 1. evaluación de pacientes y selección de dispositivos vasculares; y 2. identificación y manejo de trombosis venosa profunda. En la evaluación por jueces, en la prueba de los escenarios validados respecto a las prácticas educativas y en el diseño de la simulación, los ítems sopesados alcanzaron el CKM ≥ 0,74.

Conclusión:

se construyeron dos escenarios sobre evidencias relacionadas con la terapia de infusión, con valores de concordancia altos entre los jueces, referente a su diseño. En las pruebas con enfermeros, se obtuvieron buenos resultados en cuanto al diseño y a la estructuración de la práctica educativa.

Descriptores:
Evaluación Educacional; Educación en Enfermería; Dispositivos de Acceso Vascular; Entrenamiento Simulado; Planificación de Atención al Paciente

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, a formação de profissionais de saúde passou por muitas modificações com o objetivo de aprimorar as técnicas de ensino e de aprendizagem(11 Monreau NL. Vessel health and preservation: the right approach for vascular access. Springer Open; 2019. 303p. https://doi.org/10.1007/978-3-030-03149-7
https://doi.org/10.1007/978-3-030-03149-...

2 Hulse AL. Clinical competency assessment in intravenous therapy and vascular access-part 1. Brit J Nurs. 2013;22(16):933-7. https://doi.org/10.12968/bjon.2013.22.16.933
https://doi.org/10.12968/bjon.2013.22.16...
-33 Campanati FLS, Ribeiro LM, Silva ICR, Hermann PRS, Brasil GC, Carneiro KKG, et al. Clinical simulation as a Nursing Fundamentals teaching method: a quasi-experimental study. Rev Bras Enferm. 2021;75(2):e20201155. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1155
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1...
). Nesse sentido, a profissão de enfermagem realizou avanços consideráveis e experiências significativas em seu conhecimento, práticas e funções. Considerando esse cenário, o enfermeiro necessita de competência clínica para atender e responder devidamente a essas demandas(44 Nabizadeh-Gharghozar Z, Alavi NM, Ajorpaz NM. Clinical competence in nursing: a hybrid concept analysis. Nurse Educ Today, 2021; 97. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.104728
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.1047...
-55 Nascimento JSG, Siqueira TV, Oliveira JLG, Alves MG, Regino DSG, Dalri MCB. Development of clinical competence in nursing in simulation: the perspective of Bloom’s taxonomy. Rev Bras Enferm. 2021; 74(1):e20200135. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0135
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0...
).

O conceito de competências clínicas na enfermagem cursa juntamente com o desenvolvimento da profissão e engloba a combinação de habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas, conforme descrito nos três grandes domínios da Taxonomia de Bloom(55 Nascimento JSG, Siqueira TV, Oliveira JLG, Alves MG, Regino DSG, Dalri MCB. Development of clinical competence in nursing in simulation: the perspective of Bloom’s taxonomy. Rev Bras Enferm. 2021; 74(1):e20200135. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0135
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0...
). Além disso, a discussão sobre o desenvolvimento de estratégias que promovam segurança ao paciente e ao profissional de saúde acentuou-se nos últimos anos e levou à reflexão sobre o ensino dos profissionais(66 Chaghari M, Saffari M, Ebadi A, Ameryoun A. Empowering education: a new model for in-service training of nursing staff. J Adv Med Educ Prof [Internet]. 2017 [cited 2022 Jan 11];5(1):26-32. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5238493/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
).

No que tange à formação dos enfermeiros, estudos identificaram que existem lacunas e variabilidade no conhecimento dos enfermeiros quanto à terapia infusional. Eles confirmam, ainda, a necessidade de identificar estratégias educacionais úteis e adequadas para formar equipes qualificadas e competentes na inserção de acessos vasculares e no gerenciamento da terapia infusional, partes integrantes da prática profissional da enfermagem(77 Raynak A, Paquet F, Marchionni C, Lok V, Gauthier M, Frati F. Nurses’ knowledge on routine care and maintenance of adult vascular access devices: a scoping review. J Clin Nurs. 2020;29(21-22):3905-21. https://doi.org/10.1111/jocn.15419
https://doi.org/10.1111/jocn.15419...

8 Hulse AL. Clinical competency assessment in intravenous therapy and vascular access: part 2. 2013;22(17):1008-10. https://doi.org/10.12968/bjon.2013.22.17.1008
https://doi.org/10.12968/bjon.2013.22.17...

9 Oliveira SN, Massaroli A, Martini JG, Rodrigues J. From theory to practice, operating the clinical simulation in Nursing teaching. Rev Bras Enferm. 2018;71(suppl-4):1791-8. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0180
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0...
-1010 Kaneko RMU, Lopes MHBM. Realistic health care simulation scenario: what is relevant for its design? Rev Esc Enferm USP. 2019;53:e03453. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018015703453
https://doi.org/10.1590/S1980-220X201801...
).

Apesar da inserção de acessos vasculares e do gerenciamento da terapia infusional serem competências básicas para os profissionais de enfermagem que estão inseridos no ambiente hospitalar, elas não estão delimitadas apenas por habilidades técnicas e requerem educação continuada. Isso ocorre porque diariamente os enfermeiros necessitam tomar decisões complexas, fazendo julgamentos clínicos de diversos níveis de dificuldade para realizar a avaliação do paciente adequadamente, além de selecionar o dispositivo vascular mais assertivo, eleger o melhor vaso para punção e gerenciar todo o processo da terapia infusional de forma que o paciente receba o seu plano terapêutico com segurança e qualidade(11 Monreau NL. Vessel health and preservation: the right approach for vascular access. Springer Open; 2019. 303p. https://doi.org/10.1007/978-3-030-03149-7
https://doi.org/10.1007/978-3-030-03149-...
-22 Hulse AL. Clinical competency assessment in intravenous therapy and vascular access-part 1. Brit J Nurs. 2013;22(16):933-7. https://doi.org/10.12968/bjon.2013.22.16.933
https://doi.org/10.12968/bjon.2013.22.16...
,1111 Rigo C, Caravella G. Vascular access and clinical competency: which elements matter? The development of three bottom-up and evidence-grounded self-assessment tools. J Vasc Access, 2021;40(2):191-7. https://doi.org/10.1177/11297298211026447
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).

Nesse sentido, o treinamento por simulação tem sido amplamente utilizado como uma estratégia de ensino e aprendizagem inovadora e efetiva. Ele permite o desenvolvimento de diferentes habilidades técnicas e não-técnicas que corroboram com o desenvolvimento do julgamento clínico e favorecem a tomada de decisão(1212 Nascimento JSG, Pires FC, Nascimento KG, Regino DSG, Siqueira TV, Dalri MCB. Methodological quality of validation of studies on simulated scenarios in nursing. Rev Rene. 2021;3(22):e62459. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20212262459
https://doi.org/10.15253/2175-6783.20212...
-1313 Jang AR, Park H. Clinical judgment model-based nursing simulation scenario for patients with upper gastrointestinal bleeding: a mixed methods study. PLoS ONE. 2021:16(5):e0251029. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0251029
https://doi.org/10.1371/journal.pone.025...
).

Portanto, considerando o processo da revisão da literatura(77 Raynak A, Paquet F, Marchionni C, Lok V, Gauthier M, Frati F. Nurses’ knowledge on routine care and maintenance of adult vascular access devices: a scoping review. J Clin Nurs. 2020;29(21-22):3905-21. https://doi.org/10.1111/jocn.15419
https://doi.org/10.1111/jocn.15419...
-88 Hulse AL. Clinical competency assessment in intravenous therapy and vascular access: part 2. 2013;22(17):1008-10. https://doi.org/10.12968/bjon.2013.22.17.1008
https://doi.org/10.12968/bjon.2013.22.17...
,1111 Rigo C, Caravella G. Vascular access and clinical competency: which elements matter? The development of three bottom-up and evidence-grounded self-assessment tools. J Vasc Access, 2021;40(2):191-7. https://doi.org/10.1177/11297298211026447
https://doi.org/10.1177/1129729821102644...
,1414 Hegland PA, Aarlie H, Strømme H, Jamtvedt G. Simulation-based training for nurses: systematic review and meta-analysis. Nurse Educ Today, 2017:54:6-20. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.04.004
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), o qual atesta o caráter ainda insuficiente e variável em relação aos conhecimentos dos enfermeiros acerca da terapia infusional, bem como apontam a carência de formações continuadas que focalizem as competências clínicas nas terapias de infusão, tanto quanto discutem sobre os poucos estudos que correlacionam o treinamento por simulação com a melhoria das competências destes profissionais, tem-se como oportuno a elaboração de estratégias de ensino e aprendizagem que possam vir a suplementar estas lacunas.

OBJETIVO

Construir, avaliar e testar dois cenários de simulação clínica para o planejamento e gerenciamento da terapia infusional pelo enfermeiro.

MÉTODOS

Aspectos éticos

O estudo foi conduzido de acordo com as diretrizes de ética nacionais e internacionais e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido foi preenchido por todos os indivíduos envolvidos no estudo, sendo assinado pelos juízes especialistas por meio online e pelo público-alvo por meio escrito, de modo que uma via foi destinada ao participante e a outra permaneceu com os pesquisadores.

Desenho, período e local do estudo

Estudo metodológico, com abordagem quantitativa, seguindo as recomendações do Reporting guidelines for health care simulation research: extensions to the CONSORT and STROBE statements(1515 Cheng A, Kessler D, Mackinnon R, Chang TP, Nadkarni VM, Hunt EA, et al. Reporting guidelines for health care simulation research: extensions to the CONSORT and STROBE statements. Adv Simulat. 2016;11(4):238-48. https://doi.org/10.1186/s41077-016-0025-y
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) conduzido em três etapas: 1. Construção dos cenários de simulação clínica e respectivos checklists; 2. Avaliação da concordância de juízes; e 3. Testagem dos cenários por meio de um piloto com o público-alvo. O estudo foi realizado em um hospital universitário e numa faculdade de Enfermagem localizados no interior paulista, de modo que as etapas 1 e 2 ocorreram de dezembro de 2020 a agosto de 2021. A testagem dos cenários com o público-alvo foi realizada em outubro de 2021.

Protocolo do estudo

A etapa 1 consistiu na construção de dois cenários de simulação clínica de alta fidelidade e teve por base o modelo teórico proposto por Jeffries(1616 Jeffries PR. The NLN Jeffries Simulation Theory. National League for Nursing; 2015. 72p.). Sendo assim, as diretrizes da The International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning (INACSL)(1717 INACSL Standards Committee. Watts PI, McDermott DS, Alinier G, Charnetski M, Nawathe PA. Healthcare Simulation Standards of Best Practice TM Simulation Design. Clinical Simulation in Nursing, 2021;58:14-21. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2021.08.009
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), que conceituam práticas atuais para estruturar estratégias de ensino por simulação, principalmente no ensino de enfermagem, contemplam os seguintes elementos: o facilitador, o estudante, as práticas educativas, o desenho da simulação (incluindo os objetivos, a fidelidade, o apoio ao participante, a resolução de problemas e debriefing) e os resultados de aprendizagem. A elaboração da fase do debriefing foi fundamentada no instrumento Três Estágios do Debriefing Eficiente Focado/Formativo/Sumativo: um Guia de Debriefing para Instrutores (1818 Góes FSN, Jackman D. Development of an instructor guide tool: ‘Three Stages of Holistic Debriefing’. Rev Latino-Am Enfermagem. 2020;28:e3229. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3089.3229
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).

Para o conteúdo do cenário, realizou-se uma revisão narrativa da literatura pelo autor principal, a fim de identificar o estado da arte sobre estratégias de ensino e aprendizagem para o conhecimento de enfermeiros na terapia infusional(11 Monreau NL. Vessel health and preservation: the right approach for vascular access. Springer Open; 2019. 303p. https://doi.org/10.1007/978-3-030-03149-7
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-22 Hulse AL. Clinical competency assessment in intravenous therapy and vascular access-part 1. Brit J Nurs. 2013;22(16):933-7. https://doi.org/10.12968/bjon.2013.22.16.933
https://doi.org/10.12968/bjon.2013.22.16...
,77 Raynak A, Paquet F, Marchionni C, Lok V, Gauthier M, Frati F. Nurses’ knowledge on routine care and maintenance of adult vascular access devices: a scoping review. J Clin Nurs. 2020;29(21-22):3905-21. https://doi.org/10.1111/jocn.15419
https://doi.org/10.1111/jocn.15419...
-88 Hulse AL. Clinical competency assessment in intravenous therapy and vascular access: part 2. 2013;22(17):1008-10. https://doi.org/10.12968/bjon.2013.22.17.1008
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), sendo também consultados guidelines como o da Infusion Nurses Society (INS)(1919 Infusion Nurses Society (INS). Policies and Procedures for Infusion Therapy. 2016. 261p.)e as diretrizes nacionais específicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)(2020 Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Medidas de prevenção de infecção da corrente sanguínea. In: Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde [Internet]. Brasília: ANVISA; 2017 [cited 2022 March 29];71-135. Available from: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/publicacoes/caderno-4-medidas-de-prevencao-de-infeccao-relacionada-a-assistencia-a-saude.pdf/view
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centrais...
). O modelo teórico Vessel Health and Preservation (VHP)(11 Monreau NL. Vessel health and preservation: the right approach for vascular access. Springer Open; 2019. 303p. https://doi.org/10.1007/978-3-030-03149-7
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) organiza as práticas baseadas em evidências aplicada à terapia infusional e os acessos vasculares foi selecionado para a estruturação dos cenários.

Para o exame da performance dos candidatos, de acordo com as competências exigidas durante os cenários, foram elaborados checklists de verificação. Esse material também serviu para guiar a etapa de debriefing.

Na etapa 2, a avaliação da estruturação geral dos cenários e de seus respectivos checklists, os juízes receberam o convite para participarem do estudo via e-mail e, após o aceite e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), o arquivo com os dois cenários e os instrumentos de coleta de dados foram enviados via Google Forms®. Nessa etapa, elaborou-se, também, um questionário para caracterização e um segundo instrumento, adaptado de um estudo anterior, o qual contemplou a apreciação dos objetivos, estrutura/apresentação e relevância(2121 Oliveira SN, Prado ML, Kempfer SS. Use of simulations in nursing education: an integrative review. REME: Rev Min Enferm. 2014;18(2). https://doi.org/10.5935/1415-2762.20140036
https://doi.org/10.5935/1415-2762.201400...
-2222 Andrade PON, Oliveira SC, Morais SCRV, Guedes TG, Melo GP, Linhares FMP. Validation of a clinical simulation setting in the management of postpartum haemorrhage. Rev Bras Enferm. 2019;72(3):624-31. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0065
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) dos cenários e checklists. Foram utilizadas escalas tipo Likert que variaram de um a quatro pontos (indo de uma escala de “não concordo” para “concordo totalmente”)(2323 Terwee CB, Prinsen CAC, Chiarotto A, Westerman MJ, Patrick DL, Alonso J, et al. COSMIN methodology for evaluating the content validity of patient-reported outcome measures: a Delphi study. Q Life Res. 2018:27(5):1159-70. https://doi.org/10.1007/s11136-018-1829-0
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). No caso de assinalar as opções entre um e dois pontos, os juízes deveriam sugerir alterações ou exclusão dos itens. Além disso, os juízes tiveram a oportunidade de sugerir melhorias em todo o material construído(2424 Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc Saúde Colet. 2011;16(7):3061-68. https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
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).

A etapa 3 consistiu na realização da testagem dos cenários por meio de um piloto com o público-alvo. Os enfermeiros foram convidados a participar por meio de um convite via e-mail institucional, eles eram atuantes nas unidades assistenciais hospitalares e tinham pacientes adultos. Após a inscrição e anuência para participar da pesquisa, os enfermeiros receberam videoaulas sobre o modelo VHP(11 Monreau NL. Vessel health and preservation: the right approach for vascular access. Springer Open; 2019. 303p. https://doi.org/10.1007/978-3-030-03149-7
https://doi.org/10.1007/978-3-030-03149-...
), via plataforma Google Sala de Aula®, sete dias antes da aplicação dos cenários de simulação clínica. No dia da aplicação dos cenários de simulação, os enfermeiros preencheram inicialmente o instrumento de caracterização. Após participarem desse processo, solicitou-se o preenchimento do Questionário de Práticas Educativas(2525 Almeida RGS, Mazzo A, Martins JCA, Pedersoli CE, Fumincelli L, Mendes IAC. Validação para língua portuguesa da Simulation Design Scale. Texto Contexto Enferm. 2015;24(4):934-40. https://doi.org/10.1590/0104-0707201500004570014
https://doi.org/10.1590/0104-07072015000...
) e da Escala de Design de Simulação(2626 Almeida RGS, Mazzo A, Martins JCA, Pedersoli CE, Fumincelli L, Mendes IAC. Validação para a língua portuguesa do Educational Practices Questionnaire: Student Version. Acta Paul Enferm. 2016;29(4):390-6. https://doi.org/10.1590/1982-0194201600054
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).

O Questionário de Práticas Educativas é constituído por 16 itens, com duas subescalas (uma relacionada às práticas educativas e outra à importância atribuída ao item). O instrumento é dividido em quatro fatores: 1) aprendizagem ativa, 2) colaboração, 3) maneiras diferentes de aprendizagem e 4) altas expectativas. Utiliza-se a escala tipo Likert de 5 pontos, com a opção “não aplicável” a ser assinalada no caso de a declaração não dizer respeito à atividade simulada realizada. A escala mostrou-se confiável, com alpha de Cronbach geral de 0,90(2525 Almeida RGS, Mazzo A, Martins JCA, Pedersoli CE, Fumincelli L, Mendes IAC. Validação para língua portuguesa da Simulation Design Scale. Texto Contexto Enferm. 2015;24(4):934-40. https://doi.org/10.1590/0104-0707201500004570014
https://doi.org/10.1590/0104-07072015000...
). A Escala de Design de Simulação é um instrumento composto por 20 itens, dividido em duas subescalas (uma sobre o design da simulação e a segunda sobre a importância atribuída ao item); a escala é dividida em cinco fatores: 1) os objetivos e informações, 2) o apoio, 3) a resolução de problemas, 4) o feedback e reflexão e 5) o realismo. O padrão de resposta do tipo Likert de 5 pontos também possui a opção “não aplicável” quando a declaração não diz respeito à atividade simulada. A escala mostrou-se confiável, com alpha de Cronbach geral de 0,93(2626 Almeida RGS, Mazzo A, Martins JCA, Pedersoli CE, Fumincelli L, Mendes IAC. Validação para a língua portuguesa do Educational Practices Questionnaire: Student Version. Acta Paul Enferm. 2016;29(4):390-6. https://doi.org/10.1590/1982-0194201600054
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).

Amostra, critérios de inclusão e exclusão

Para a avaliação da estruturação geral dos cenários, convidou-se juízes que atendessem aos seguintes critérios(2727 Melo RP, Moreira RP, Fontenele FC, Aguiar ASC, Joventino ES, Carvalho EC. Critérios de seleção de experts para estudos de validação de fenômenos de enfermagem. Rev Rene [Internet]. 2011 [cited 2022 Mar 29];12(2):424-31. Available from: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4254/3285
http://periodicos.ufc.br/rene/article/vi...
): a) graduação em enfermagem, com, no mínimo, 5 anos de formação; b) experiência em terapia infusional (especialização, participação em grupos de acessos vasculares ou docente em disciplinas que abordem a temática) e/ou simulação clínica de, no mínimo, 3 anos.

A amostra foi intencional e os juízes foram selecionados inicialmente na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e posteriormente pela estratégia de seleção por bola de neve(2828 Polit DF. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. Artmed; 2018. 456p.). Considerou-se como critério de exclusão: juízes que não responderam dentro do prazo estipulado após o aceite do convite.

Há controvérsias na literatura em relação ao número dos juízes, variando de cinco a dez e outros autores sugerem de seis a vinte juízes. Já em relação à qualificação dos juízes, recomenda-se ter experiência clínica, publicar e pesquisar a respeito do tema, bem como ter experiência na estrutura conceitual envolvida(2424 Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc Saúde Colet. 2011;16(7):3061-68. https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
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,2828 Polit DF. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. Artmed; 2018. 456p.

29 Porcari TA, Cavalari PCF, Roscani ANCP, Kumakura ARSO, Gasparino RC. Cirurgia segura: construção e validação de um checklist para procedimento cirúrgico ambulatorial. Rev Gaúcha Enferm. 2020;41:e20190321. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190321
https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.2...
-3030 Sidani S, Braden CJ. Design, Evaluation, and Translation of Nursing Interventions. Wiley-Blackwell: Chichester; 2011. 304p.). Para este estudo, foi considerado o número de 11 juízes respondentes.

A testagem dos cenários por meio de um estudo piloto foi realizada com um grupo pequeno, selecionado por conveniência(2424 Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc Saúde Colet. 2011;16(7):3061-68. https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
https://doi.org/10.1590/S1413-8123201100...
), sendo composto por oito enfermeiros que atuam no atendimento de pacientes adultos em terapia infusional do serviço selecionado. A literatura descreve que esta etapa desempenha um papel vital nas pesquisas, de modo que a população alvo possui importante familiaridade com os constructos por meio de experiência pessoal direta(2323 Terwee CB, Prinsen CAC, Chiarotto A, Westerman MJ, Patrick DL, Alonso J, et al. COSMIN methodology for evaluating the content validity of patient-reported outcome measures: a Delphi study. Q Life Res. 2018:27(5):1159-70. https://doi.org/10.1007/s11136-018-1829-0
https://doi.org/10.1007/s11136-018-1829-...
-2424 Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc Saúde Colet. 2011;16(7):3061-68. https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
https://doi.org/10.1590/S1413-8123201100...
,3030 Sidani S, Braden CJ. Design, Evaluation, and Translation of Nursing Interventions. Wiley-Blackwell: Chichester; 2011. 304p.-3131 Zamanzadeh V, Ghahramanian A, Rassouli M, Abbaszadeh A, Alavi-Majd H, Nikanfar A-R. Design and implementation content validity study: development of an instrument for measuring patient-centered communication. J Caring Sci. 2015;30;4(2):165-78. https://doi.org/10.15171/jcs.2015.017
https://doi.org/10.15171/jcs.2015.017...
). Foi considerado como critério de exclusão: enfermeiros que não compareceram na data agendada ou não preencheram os instrumentos necessários à testagem dos cenários.

Análise dos resultados e estatística

Os resultados das etapas 1, 2 e 3 foram apresentados de modo descritivo e com o auxílio de quadros e tabelas para melhor observação dos achados. Os dados da avaliação dos juízes e da testagem dos cenários foram tabulados em planilha do Excel®, sendo apresentados a descrição dos juízes e enfermeiros, respectivamente.

Calculou-se o Coeficiente de Kappa Modificado (CKM)(2323 Terwee CB, Prinsen CAC, Chiarotto A, Westerman MJ, Patrick DL, Alonso J, et al. COSMIN methodology for evaluating the content validity of patient-reported outcome measures: a Delphi study. Q Life Res. 2018:27(5):1159-70. https://doi.org/10.1007/s11136-018-1829-0
https://doi.org/10.1007/s11136-018-1829-...
,2929 Porcari TA, Cavalari PCF, Roscani ANCP, Kumakura ARSO, Gasparino RC. Cirurgia segura: construção e validação de um checklist para procedimento cirúrgico ambulatorial. Rev Gaúcha Enferm. 2020;41:e20190321. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190321
https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.2...
,3232 Perroca, MG, Gaidzinski, RR. Avaliando a confiabilidade interavaliadores de um instrumento para classificação de pacientes: coeficiente Kappa. Rev Esc Enferm USP. 2003;37(1):72-80. https://doi.org/10.1590/S0080-62342003000100009
https://doi.org/10.1590/S0080-6234200300...
), referente ao grau de concordância entre os juízes, com relação à relevância, abrangência e compreensibilidade dos itens, garantindo, portanto, a confiabilidade e precisão do material avaliado. Valores de 0,40 a 0,59 para o CKM são considerados razoáveis, de 0,60 a 0,74 bons, e superiores a 0,74 excelentes(3333 Cicchetti DV, Sparrow AS. Developing criteria for establishing interrater reliability of specific items: applications to assessment of adaptive behavior. Am J Ment Defic [Internet]. 1981[cited 2022 Mar 29];89(2):127-37. Available from: https://psycnet.apa.org/record/1982-00095-001
https://psycnet.apa.org/record/1982-0009...
-3434 Polit DF, Beck CT, Owen SV. Is the CVI an acceptable indicator of content validity? appraisal and recommendations. Res Nurs Health. 2007;30(4):459-67. https://doi.org/10.1002/nur.20199
https://doi.org/10.1002/nur.20199...
). Os itens que obtiveram CKM ≤ 0,74 passaram por reformulação conforme as considerações realizadas pelos juízes e segundo o consenso dos pesquisadores do estudo, de acordo com as evidências científicas descritas na literatura.

Os dados coletados na etapa 3 foram compilados e analisados através da planilha Excel®, sendo calculados Média e Desvio Padrão (DP) para cada fator e item assim como o score total.

RESULTADOS

Construção dos cenários

A construção dos cenários de simulação clínica foi embasada no modelo VHP(11 Monreau NL. Vessel health and preservation: the right approach for vascular access. Springer Open; 2019. 303p. https://doi.org/10.1007/978-3-030-03149-7
https://doi.org/10.1007/978-3-030-03149-...
), estruturando as práticas baseadas em evidências com o foco no planejamento e gerenciamento da terapia infusional, sendo assim, elaborou-se dois cenários de simulação: Cenário 1 - Avaliação do paciente e seleção do dispositivo vascular e Cenário 2 - Identificação e gerenciamento da trombose venosa profunda (TVP), com um tempo de 15 minutos para cada cenário.

Para a elaboração dos cenários, a partir de adaptações do NLN Jeffries Simulation Theory(3535 Beischel KP. Variables affecting learning in a simulation experience: a mixed methods study. West J Nurs Res. 2013:35(2):226-47. https://doi.org/10.1177/0193945911408444
https://doi.org/10.1177/0193945911408444...
), foram consideradas quatro etapas: 1. Pre-Briefing sendo seguido o Guideline and Essential Elements for Prebriefing(3636 Rutherford-Hemming T, Lioce L, Breymier T. Guidelines and essential elements for prebriefing. Simul Healthcare. 2019;14(6):409-14. https://doi.org/10.1097/sih.0000000000000403
https://doi.org/10.1097/sih.000000000000...
), consistindo no momento de apresentação do cenário de simulação através de orientações sobre o ambiente simulado e os recursos disponíveis para a sua realização. É uma etapa importante que traz segurança aos participantes; 2. Briefing, no qual são apresentadas as informações sobre o caso clínico que será simulado, ou seja, são disponibilizadas vinhetas com dados suficientes sobre o conteúdo da simulação(3636 Rutherford-Hemming T, Lioce L, Breymier T. Guidelines and essential elements for prebriefing. Simul Healthcare. 2019;14(6):409-14. https://doi.org/10.1097/sih.0000000000000403
https://doi.org/10.1097/sih.000000000000...
); 3. Cenário de simulação clínica no qual foram definidos os objetivos, a fidelidade, o tempo, a resolução de problemas, o tipo de apoio aos participantes, o script e os resultados de aprendizagem exemplificado no Quadro 1(1717 INACSL Standards Committee. Watts PI, McDermott DS, Alinier G, Charnetski M, Nawathe PA. Healthcare Simulation Standards of Best Practice TM Simulation Design. Clinical Simulation in Nursing, 2021;58:14-21. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2021.08.009
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2021.08.0...
).

Quadro 1
Desenho resumido dos cenários de simulação clínica após avaliação e testagem dos cenários (N = 11). Campinas, São Paulo, Brasil, 2021

Para esta etapa, também foram formulados checklists para examinar a performance dos participantes e guiar a etapa posterior de debriefing; 4. Debriefing sendo utilizado o instrumento Três Estágios do Debriefing Eficiente Focado/Formativo/Sumativo: um Guia de Debriefing para Instrutores(1818 Góes FSN, Jackman D. Development of an instructor guide tool: ‘Three Stages of Holistic Debriefing’. Rev Latino-Am Enfermagem. 2020;28:e3229. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3089.3229
https://doi.org/10.1590/1518-8345.3089.3...
) no qual os participantes mediados pelo facilitador têm a oportunidade de refletir sobre a experiência simulada, o aprendizado adquirido e o quanto a simulação pode contribuir para a sua prática clínica.

Validação de conteúdo pelos juízes

Para apreciação dos cenários foram contactados 40 especialistas, porém cada cenário foi apreciado por um comitê formado por 11 juízes, isto é, considerando aqueles que retornaram no tempo estabelecido. Estes foram predominantemente do sexo feminino, com média de idade de 37 anos e média de tempo como enfermeiro de 17 anos, a qual variou de 8 a 33 anos. Três juízes apresentavam especialização, dois possuíam mestrado, quatro fizeram o doutorado, e dois concluíram o pós-doutorado. Em relação ao domínio da temática, sete juízes já ministraram disciplinas na temática e seis juízes já participaram como membros de grupos relacionados à terapia infusional. Oito juízes apresentavam experiência na área de simulação clínica com média de 5 anos, variando, no mínimo, 4 anos e, no máximo, 9 anos, sendo que seis juízes utilizavam sua prática profissional como estratégia de ensino.

Na Tabela 1 são apresentados os valores de CKM para cada um dos itens de avaliação dos cenários de simulação clínica, não havendo nenhum item com CKM ≤ 0,74. Porém, foram realizados alguns ajustes sugeridos pelos juízes após consenso dos pesquisadores e de acordo com as evidências científicas descritas na literatura.

Tabela 1
Valores do Coeficiente Kappa Modificado para cada um dos itens avaliados nos cenários de simulação clínica (N = 11). Campinas, São Paulo, Brasil, 2021

No cenário 1, acrescentou-se como pista a ‘instabilidade hemodinâmica’ considerando o quadro clínico apresentado no roteiro, o cateterismo vesical de longa permanência ao simulador para maior fidelidade ao cenário e no briefing foi necessário um ajuste na vinheta uma vez que não ficou claro se o paciente estava sendo admitido ou já se encontrava no leito. No cenário 2, houve a sugestão da retirada da palavra ‘suspeita’ previamente ao termo ‘trombose venosa profunda’ no título; acrescentado nos registros referente ao prontuário do paciente as pistas ‘diâmetro do vaso’ e ‘número de punções’ estando correlacionadas com a Tríade de Virchow. No script, na etapa de diagnóstico da TVP, foi acrescentado que ‘médico entra em contato via telefone para discussão em relação à conduta’.

Testagem dos cenários

Na testagem dos cenários, 14 enfermeiros aceitaram participar do estudo. Porém na data agendada para aplicação dos cenários participaram um total de nove enfermeiros sendo divididos em duas rodadas de aplicação. A primeira foi realizada com quatro enfermeiros e a segunda com cinco enfermeiros, porém um enfermeiro foi excluído da amostra por não preencher os instrumentos de avaliação após a aplicação dos cenários. Desse modo foram considerados oito enfermeiros no tamanho amostral final nesta etapa do estudo; cinco enfermeiros aceitaram o convite previamente, mas não compareceram na data agendada. Sendo assim, sete enfermeiras e um enfermeiro compuseram a amostra de acordo com os critérios de inclusão, com média de idade de 37 anos e tempo médio de formação de 12 anos a qual variou de seis a 21 anos. Cinco enfermeiros apresentavam especialização, dois o mestrado e uma o doutorado. Três enfermeiros atuavam nas Unidades de Internação de Adultos, quatro enfermeiros na Unidade de Terapia Intensiva de Adultos e uma enfermeira no Grupo de Cateteres e Terapia Infusional, com tempo médio de trabalho na instituição de dez anos, variando seis a 21 anos.

Em relação à atualização na temática de Acessos Vasculares e Terapia Infusional, sete enfermeiros participaram de cursos/eventos no último ano; todos os enfermeiros são membros do grupo de cateteres e terapia infusional de suas respectivas unidades de atuação na instituição e sete possuíam capacitação para inserção de cateter central de inserção periférica (CCIP). Em relação à participação em metodologias ativas de ensino e aprendizagem, quatro enfermeiros relataram já terem participado de cenários de simulação clínica anteriormente. A testagem dos cenários ocorreu no laboratório de habilidades da faculdade de Enfermagem da referida universidade, com a utilização de simulador de alta fidelidade (NursingAnne® da Laerdal Medical). Para a realização dos cenários, duas enfermeiras com experiência em simulação clínica participaram como membros da equipe de simulação. Uma atuou como apoio técnico, auxiliando na estruturação dos cenários e no papel dos profissionais de saúde durante o cenário da simulação, e a outra na manipulação de equipamentos de áudio e vídeo. A pesquisadora principal do estudo desempenhou o papel de facilitadora nos cenários da simulação. A equipe de apoio recebeu previamente o material na íntegra com a estrutura dos cenários, sendo realizada a uniformização do conteúdo pelo pesquisador.

No dia da testagem dos cenários, inicialmente, os enfermeiros preencheram o instrumento de caracterização, e, em seguida, participaram dos dois cenários de simulação clínica, que foram aplicados individualmente em todas as suas etapas. Em cada cenário houve a participação de dois enfermeiros voluntários e os demais foram observadores. A simulação transcorreu no tempo de 15 minutos, sendo que o debriefing formativo decorreu neste mesmo período durante a experiência prática e o debriefing sumativo em 30 minutos após a experiência simulada.

O Questionário de Práticas Educativas apresentou score total de 4,96 (DP=0,08) em relação ao grau de concordância e de 4,56 (DP=0,07) em relação ao grau de importância dos elementos da prática (Tabela 2).

Tabela 2
Scores das respostas relativas aos fatores individuais e total do Questionário de Práticas Educativas (n= 08). Campinas, São Paulo, Brasil, 2021

Para a Escala de Design de Simulação, o Cenário 1 apresentou score total de 4,73 (DP=0,07) em relação ao grau de concordância e 4,81 (DP=0,08) em relação ao grau de importância dos elementos pertinentes ao design da simulação; e o Cenário 2 obteve score total de 4,80 (DP=0,05) e 4,86 (DP=0,08), respectivamente (Tabela 3).

Tabela 3
Scores das respostas relativas à Escala de Design da Simulação do Cenário 1 - Avaliação do paciente e seleção do dispositivo vascular e Cenário 2 - Identificação e gerenciamento da trombose venosa profunda (TVP) (n=08). Campinas, São Paulo, Brasil, 2021

DISCUSSÃO

Este estudo elaborou dois cenários de simulação clínica que abordam o planejamento e gerenciamento da terapia infusional pelo profissional enfermeiro tendo por base o modelo VHP como referencial teórico, estruturado em evidências científicas que direcionam às melhores práticas em relação ao manejo da terapia infusional(11 Monreau NL. Vessel health and preservation: the right approach for vascular access. Springer Open; 2019. 303p. https://doi.org/10.1007/978-3-030-03149-7
https://doi.org/10.1007/978-3-030-03149-...
).

A literatura descreve que a primeira etapa para a construção de cenários de simulação clínica é a fase de planejamento, envolvendo o diagnóstico de necessidades educacionais in loco para a composição dos cenários e o estabelecimento do público-alvo(1010 Kaneko RMU, Lopes MHBM. Realistic health care simulation scenario: what is relevant for its design? Rev Esc Enferm USP. 2019;53:e03453. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018015703453
https://doi.org/10.1590/S1980-220X201801...
,3636 Rutherford-Hemming T, Lioce L, Breymier T. Guidelines and essential elements for prebriefing. Simul Healthcare. 2019;14(6):409-14. https://doi.org/10.1097/sih.0000000000000403
https://doi.org/10.1097/sih.000000000000...
). Neste estudo, os acessos vasculares e a terapia infusional ganharam destaque devido a sua relevância no atendimento dos pacientes hospitalizados e pelo fato de os enfermeiros serem profissionais de saúde fundamentais diante deste cenário clínico(11 Monreau NL. Vessel health and preservation: the right approach for vascular access. Springer Open; 2019. 303p. https://doi.org/10.1007/978-3-030-03149-7
https://doi.org/10.1007/978-3-030-03149-...
,77 Raynak A, Paquet F, Marchionni C, Lok V, Gauthier M, Frati F. Nurses’ knowledge on routine care and maintenance of adult vascular access devices: a scoping review. J Clin Nurs. 2020;29(21-22):3905-21. https://doi.org/10.1111/jocn.15419
https://doi.org/10.1111/jocn.15419...
,3737 McGuire R, Norman E, Hayden I. Reassessing standards of vascular access device care: a follow-up audit. Br J Nurs. 2019;28(8):S4-S12. https://doi.org/10.12968/bjon.2019.28.8.s4
https://doi.org/10.12968/bjon.2019.28.8....
).

Para alcançar os resultados esperados, o desenvolvimento dos cenários de simulação clínica deve considerar critérios que facilitem a sua eficácia e promovam experiências educacionais sólidas. Os resultados são considerados essenciais para a aprendizagem e estão correlacionados ao cumprimento de um conjunto de objetivos mensuráveis conforme demonstrado no Quadro 1. Entretanto, para se alcançar os objetivos e resultados de aprendizagem é importante a aplicabilidade de cenários confiáveis, sendo assim, a apreciação por um comitê de juízes especialistas fortalece a etapa de construção e a utilização de medidas críticas para avaliar o desempenho dos participantes(1010 Kaneko RMU, Lopes MHBM. Realistic health care simulation scenario: what is relevant for its design? Rev Esc Enferm USP. 2019;53:e03453. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018015703453
https://doi.org/10.1590/S1980-220X201801...
,1616 Jeffries PR. The NLN Jeffries Simulation Theory. National League for Nursing; 2015. 72p.,3636 Rutherford-Hemming T, Lioce L, Breymier T. Guidelines and essential elements for prebriefing. Simul Healthcare. 2019;14(6):409-14. https://doi.org/10.1097/sih.0000000000000403
https://doi.org/10.1097/sih.000000000000...
). Estudos anteriores destacam que a etapa de avaliação por especialistas é primordial para a qualidade da prática simulada(2929 Porcari TA, Cavalari PCF, Roscani ANCP, Kumakura ARSO, Gasparino RC. Cirurgia segura: construção e validação de um checklist para procedimento cirúrgico ambulatorial. Rev Gaúcha Enferm. 2020;41:e20190321. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190321
https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.2...
,3838 Carvalho LR, Zem-Mascarenhas SH. Construction and validation of a sepsis simulation scenario: a methodological study. Rev Esc Enferm USP. 2020;54:e03638. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2019021603638
https://doi.org/10.1590/S1980-220X201902...
-3939 Dias AAL, Souza RA, Eduardo AHA, Felix MAS, Figueiredo RM. Validation of two clinical scenarios for simulation-based learning for the prevention and control of healthcare-associated infections. Rev Eletr Enferm. 2022;24:70072. https://doi.org/10.5216/ree.v24.70072
https://doi.org/10.5216/ree.v24.70072...
).

No processo de construção dos cenários, foram considerados os critérios propostos pela INACLS e pela teoria de Jeffries(1616 Jeffries PR. The NLN Jeffries Simulation Theory. National League for Nursing; 2015. 72p.-1717 INACSL Standards Committee. Watts PI, McDermott DS, Alinier G, Charnetski M, Nawathe PA. Healthcare Simulation Standards of Best Practice TM Simulation Design. Clinical Simulation in Nursing, 2021;58:14-21. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2021.08.009
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2021.08.0...
), e, diante disso, os juízes foram questionados quanto ao desenho e apresentação, sendo o material considerado adequado para a construção do conhecimento no âmbito da terapia infusional, conforme a Tabela 1. Vale ressaltar que apesar da adequação dos cenários para o nível de graduação, a temática deve ser ajustada previamente para este público-alvo.

A experiência baseada em simulação abrange a infraestrutura, as pessoas e os processos necessários para cenários eficazes e eficientes. A fidelidade dos cenários contribui para realização dos objetivos de aprendizagem, desse modo, a utilização de tipos de fidelidade permite a percepção necessária de realismo para que os participantes se envolvam de maneira relevante(4040 INACSL Standards Committee. Hallmark B, Brown M, Peterson DT, Fey M, Morse C. Healthcare Simulation Standards of Best Practice TM Professional Development. Clin Simul Nurs. 2021;58:5-8. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2021.08.007
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2021.08.0...
). Estudo pregresso(3939 Dias AAL, Souza RA, Eduardo AHA, Felix MAS, Figueiredo RM. Validation of two clinical scenarios for simulation-based learning for the prevention and control of healthcare-associated infections. Rev Eletr Enferm. 2022;24:70072. https://doi.org/10.5216/ree.v24.70072
https://doi.org/10.5216/ree.v24.70072...
) evidencia que a coesão entre os tipos de fidelidade promove o envolvimento do participante, dessa forma, foram utilizados nesses cenários a fidelidade física, conceitual e psicológica, como por exemplo, simulador de alta fidelidade, prontuários do paciente e voz ativa para o simulador, respectivamente.

A testagem dos cenários de simulação é recomendada pelas diretrizes da INACSL(2424 Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc Saúde Colet. 2011;16(7):3061-68. https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
https://doi.org/10.1590/S1413-8123201100...
) de modo a sustentar a experiência do aprendizado, identificar e corrigir falhas, além de permitir a avaliação das ferramentas utilizadas. É essencial que o participante do piloto faça parte do público-alvo do cenário(1010 Kaneko RMU, Lopes MHBM. Realistic health care simulation scenario: what is relevant for its design? Rev Esc Enferm USP. 2019;53:e03453. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018015703453
https://doi.org/10.1590/S1980-220X201801...
,2424 Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc Saúde Colet. 2011;16(7):3061-68. https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
https://doi.org/10.1590/S1413-8123201100...
), corroborando com outros achados na literatura(2222 Andrade PON, Oliveira SC, Morais SCRV, Guedes TG, Melo GP, Linhares FMP. Validation of a clinical simulation setting in the management of postpartum haemorrhage. Rev Bras Enferm. 2019;72(3):624-31. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0065
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0...
,3838 Carvalho LR, Zem-Mascarenhas SH. Construction and validation of a sepsis simulation scenario: a methodological study. Rev Esc Enferm USP. 2020;54:e03638. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2019021603638
https://doi.org/10.1590/S1980-220X201902...
).

Além disso, os enfermeiros que participaram do piloto receberam conteúdo educacional prévio, por meio de videoaulas, para a apresentação do modelo VHP, assim como instruções prévias imediatamente antes da aplicação dos cenários. A literatura recomenda que o pre-briefing e o briefing sejam utilizados para guiar os participantes ao sucesso na experiência baseada em simulação(1010 Kaneko RMU, Lopes MHBM. Realistic health care simulation scenario: what is relevant for its design? Rev Esc Enferm USP. 2019;53:e03453. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018015703453
https://doi.org/10.1590/S1980-220X201801...
,3636 Rutherford-Hemming T, Lioce L, Breymier T. Guidelines and essential elements for prebriefing. Simul Healthcare. 2019;14(6):409-14. https://doi.org/10.1097/sih.0000000000000403
https://doi.org/10.1097/sih.000000000000...
).

Os cenários de simulação clínica devem incluir um planejamento para o debriefing que pode ser realizado por diversas técnicas, porém devem ser guiados por referenciais teóricos e seu objetivo é ajudar no desenvolvimento do pensamento crítico, auxiliar no desempenho futuro e promover a integração do aprendizado com a prática(4141 INACSL Standards Committee. Decker S, Alinier G, Crawford SB, Gordon RM, Wilson C. Healthcare Simulation Standards of Best Practice TM The Debriefing Process. Clin Simul Nurs. 2021;58:27-32. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2021.08.011
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2021.08.0...
). Neste estudo, optou-se pelo modelo Três Estágios do Debriefing Eficiente Focado/Formativo/Sumativo: um Guia de Debriefing para Instrutores(1818 Góes FSN, Jackman D. Development of an instructor guide tool: ‘Three Stages of Holistic Debriefing’. Rev Latino-Am Enfermagem. 2020;28:e3229. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3089.3229
https://doi.org/10.1590/1518-8345.3089.3...
) por permitir uma abordagem formativa e somativa e ser direcionado à atuação de enfermeiros educadores.

Estudos demonstram que cenários de simulação clínica bem estruturados e planejados elevam o nível de confiança e autoeficácia, assim como o conhecimento, as habilidades e atitudes dos participantes(3838 Carvalho LR, Zem-Mascarenhas SH. Construction and validation of a sepsis simulation scenario: a methodological study. Rev Esc Enferm USP. 2020;54:e03638. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2019021603638
https://doi.org/10.1590/S1980-220X201902...
). Os enfermeiros avaliaram a estruturação dos dois cenários através da Escala de Design da Simulação sendo considerados adequados de acordo com os domínios avaliados, conforme a Tabela 3. Essa escala contempla aspectos fundamentais para a construção de cenários de simulação e estabelecer roteiros e objetivos padronizados que permitam que a estratégia de ensino e de aprendizagem seja eficaz(2525 Almeida RGS, Mazzo A, Martins JCA, Pedersoli CE, Fumincelli L, Mendes IAC. Validação para língua portuguesa da Simulation Design Scale. Texto Contexto Enferm. 2015;24(4):934-40. https://doi.org/10.1590/0104-0707201500004570014
https://doi.org/10.1590/0104-07072015000...
,4242 Bergamasco EC, Murakami BM, Cruz DALM. Use of the Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning (SSSCL) and the Simulation Design Scale (SDS) in nursing teaching: experience report. Sci Med. 2018;28(3). https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.3.31036
https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018....
). Além disso, foi possível observar pelo Questionário de Práticas Educativas que os enfermeiros consideraram os cenários de simulação como estratégias de ensino e aprendizagem positivas, visto que foi possível visualizar grau de concordância elevado descrito na Tabela 2. A percepção dos participantes sobre a simulação clínica no processo de ensino e de aprendizagem é de suma importância, uma vez que cada sujeito possui características próprias na construção do conhecimento e essas particularidades devem ser valorizadas dentro do ambiente da prática educativa(2626 Almeida RGS, Mazzo A, Martins JCA, Pedersoli CE, Fumincelli L, Mendes IAC. Validação para a língua portuguesa do Educational Practices Questionnaire: Student Version. Acta Paul Enferm. 2016;29(4):390-6. https://doi.org/10.1590/1982-0194201600054
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,4343 Santos TA, Sestelo MR, Aleluia IMB. Percepção discente sobre a qualidade das práticas educativas em cenário de simulação na graduação médica. Rev Inter Educ Saúde. 2021;5(1):27-41. https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v5i1.3109
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v...
).

Limitações do estudo

Ressalta-se que o número reduzido de juízes na etapa de avaliação e de enfermeiros na testagem dos cenários é um fator limitante deste estudo. A aplicabilidade dos cenários com um número maior de participantes poderá trazer indicadores mais robustos.

Contribuições para a Área de Enfermagem

É importante que competências clínicas sejam aprendidas e aprimoradas pelos profissionais enfermeiros no âmbito da terapia infusional. Almeja-se que o presente estudo permita a utilização da estratégia de ensino e aprendizagem de forma inovadora, agregando conhecimentos, habilidades e atitudes aos profissionais de modo que os instrumentalize para práticas seguras e com qualidade.

O uso da simulação clínica deve ser estimulado nas instituições de saúde, a fim de avaliar o impacto no julgamento clínico dos enfermeiros, assim como a utilização dos cenários por enfermeiros educadores nos serviços de educação corporativa, continuada e permanente.

CONCLUSÕES

Os cenários de simulação clínica intitulados Cenário 1 - Avaliação do paciente e seleção do dispositivo vascular e Cenário 2 - Identificação e gerenciamento da trombose venosa profunda (TVP) foram elaborados a partir do modelo VHP e direcionado por evidências científicas que deram o embasamento teórico para a sua estruturação. Destaca-se que as etapas de construção de cenários de simulação são fundamentais para que a aprendizagem seja efetiva.

Os cenários foram avaliados por juízes que demonstraram elevada concordância quanto aos elementos estruturantes para a construção de um cenário de simulação. A avaliação dos enfermeiros na etapa de testagem evidenciou bons resultados quanto ao desenho dos cenários e a estruturação da prática educativa sobre aspectos que tangem a terapia infusional.

  • EDITOR CHEFE: Antonio José de Almeida Filho
  • EDITOR ASSOCIADO: Ana Fátima Fernandes

DISPONIBILIDADE DE DADOS E MATERIAL

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Dez 2023
  • Data do Fascículo
    2023

Histórico

  • Recebido
    24 Jan 2023
  • Aceito
    31 Jul 2023
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