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A privatização do ensino de enfermagem no Brasil: economia da qualidade

Resumos

O presente estudo tem como objeto de análise a trajetória do processo de privatização do ensino de enfermagem no Brasil, consolidada através da política educacional de expansão do número de vagas e de escolas/cursos, e as implicações desse processo na qualidade do ensino de enfermagem. Perseguindo esse objeto de análise, procura-se identificar as relações que se estabelecem entre o modelo de organização econômica do país, a política educacional de expansão do ensino superior e o conjunto de idéias que permeiam essa política. Estabelecidas essas relações, procura-se desenhar as consequências dessa política para a qualidade do processo de formação do enfermeiro, agora ameaçado pela intenção neo-liberal do governo em implantar o ensino pago nas universidades federais.

Ensino de Enfermagem; Privatização do Ensino; Qualidade do Ensino


The analysis object of this study is the trajectory of the process to privative nursing teaching in Brazil, consolidated by educational politic of expansion the number vacancy and schools/curses, and the implications of this process in nursing teaching quality. Looking at this analysis object, it intends identifying relations between economic organization model in the country, educational politic to expand superior teaching and set of ideas that interpose this politic. In this relations, consequences of this politic for the nurse formation process quality are traced, threatened by neo-liberal intention of the Government to implant pay teaching in federal universities.


ARTIGOS

A privatização do ensino de enfermagem no Brasil: economia da qualidade

Josicélia Dumêt Fernandes

Professora Visitante da Escola de Enfermagem da UFBA

RESUMO

O presente estudo tem como objeto de análise a trajetória do processo de privatização do ensino de enfermagem no Brasil, consolidada através da política educacional de expansão do número de vagas e de escolas/cursos, e as implicações desse processo na qualidade do ensino de enfermagem. Perseguindo esse objeto de análise, procura-se identificar as relações que se estabelecem entre o modelo de organização econômica do país, a política educacional de expansão do ensino superior e o conjunto de idéias que permeiam essa política. Estabelecidas essas relações, procura-se desenhar as consequências dessa política para a qualidade do processo de formação do enfermeiro, agora ameaçado pela intenção neo-liberal do governo em implantar o ensino pago nas universidades federais.

Unitermos: Ensino de Enfermagem - Privatização do Ensino - Qualidade do Ensino.

ABSTRACT

The analysis object of this study is the trajectory of the process to privative nursing teaching in Brazil, consolidated by educational politic of expansion the number vacancy and schools/curses, and the implications of this process in nursing teaching quality. Looking at this analysis object, it intends identifying relations between economic organization model in the country, educational politic to expand superior teaching and set of ideas that interpose this politic. In this relations, consequences of this politic for the nurse formation process quality are traced, threatened by neo-liberal intention of the Government to implant pay teaching in federal universities.

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Recebido para publicação em 15.04.94

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 1994

Histórico

  • Recebido
    15 Abr 1994
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