Acessibilidade / Reportar erro

Pessoas em situação de rua: aspectos sobre a saúde e experiências com serviços sanitários

RESUMO

Objetivos:

analisar o entendimento das pessoas em situação de rua, que vivem em município do interior paulista, sobre o que é saúde e sobre suas experiências em serviços sanitários.

Métodos:

estudo qualitativo exploratório desenvolvido com entrevistas com pessoas em situação de rua e diário de campo. Os dados foram organizados por temas e os achados foram confrontados com referencial da saúde coletiva.

Resultados:

os temas explorados foram: “O ter saúde para a população em situação de rua”, “A busca por serviços de saúde” e “Ser atendido em serviços de saúde sob a ótica de pessoas em situação de rua”. Neles apresentamos a compreensão da saúde dos entrevistados e experiências vivenciadas em serviços. Nesse caminho, delineamos aspectos que demarcam fragilidades da rede, perpassadas por preconceitos e discriminação.

Considerações Finais:

essa população tem concepções sobre a saúde e necessidades que precisam ser consideradas singularmente para facilitar acesso e cuidado.

Descritores:
Pessoas em Situação de Rua; Serviços de Saúde; Saúde; Assistência à saúde; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br