Acessibilidade / Reportar erro

Resiliência de cuidadores familiares de crianças e adolescentes em tratamento de neoplasias e fatores associados

RESUMO

Objetivos:

analisar o nível de resiliência de cuidadores familiares de crianças e adolescentes hospitalizados para tratamento oncológico e os fatores associados.

Métodos:

estudo transversal, realizado em 2018, com 62 cuidadores familiares em um hospital universitário do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Utilizaram-se os instrumentos CDRisc-10-Br, SRQ20, PSS-14 e WHOQOL-Bref para mensurar a resiliência, distúrbios psíquicos menores, estresse e qualidade de vida, respectivamente. Empregou-se estatística inferencial.

Resultados:

predominaram cuidadores do sexo feminino, casados, com um filho e que praticam alguma religião. Foram classificados em nível moderado de resiliência (48,4%); com suspeição para distúrbios psíquicos menores (45%) e alto nível de estresse (41%). Na qualidade de vida, estavam satisfeitos nos domínios Físico, Psicológico e Relações sociais; e insatisfeitos no domínio Meio ambiente.

Conclusões:

evidenciaram-se correlações fraca a moderada de forma direta entre nível de resiliência e qualidade de vida e de forma inversa com estresse e distúrbios psíquicos menores.

Descritores:
Resiliência Psicológica; Enfermagem; Saúde do Trabalhador; Neoplasias; Cuidadores

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br