Acessibilidade / Reportar erro

Assistência ao parto domiciliar planejado: desafios enfrentados durante a pandemia da COVID-19

RESUMO

Objetivo:

Conhecer os desafios enfrentados por parteiras urbanas para a assistência ao parto domiciliar planejado durante a pandemia da COVID-19.

Métodos:

Estudo qualitativo, ancorado no referencial metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo, realizado com oito profissionais integrantes de um coletivo de assistência ao parto, no Nordeste brasileiro. Os dados foram coletados entre setembro e outubro de 2020 mediante a técnica de grupo focal.

Resultados:

Os discursos coletivos revelaram cinco ideias centrais: Alterar a condução da assistência; Lidar com as frustrações; Encarar o medo da contaminação; Evitar a exposição ao vírus; e Manter-se distanciada durante a assistência.

Considerações finais:

Evidencia-se um contexto pandêmico desafiador para assistência ao parto domiciliar planejado, marcado pela necessidade de proteção coletiva e por angústias advindas do atendimento às recomendações sanitárias. O estudo sinaliza, ainda, a relevância de protocolos oficiais e informações de qualidade que norteiem um atendimento pautado em evidências científicas e na humanização.

Descritores:
Parto Domiciliar; Pandemias; Infecções por Coronavírus; Pessoal de Saúde; Parteira

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br