Acessibilidade / Reportar erro

Incontinência urinária em mulheres: avaliação com auxílio das terminologias padronizadas em enfermagem NANDA-I e NOC

RESUMO

Objetivos:

avaliar o comprometimento urinário em mulheres incontinentes com o auxílio das terminologias padronizadas em enfermagem NANDA-I e NOC.

Métodos:

estudo transversal, realizado com 97 mulheres em atendimento no ambulatório de ginecologia de um hospital universitário. A coleta de dados ocorreu por meio de formulário que continha informações sobre diagnósticos da NANDA-I relacionados à incontinência urinária e indicadores do resultado NOC Continência Urinária. Foi realizada análise estatística para avaliar o comprometimento dos indicadores da NOC na presença dos diagnósticos de enfermagem da NANDA-I.

Resultados:

o diagnóstico Incontinência Urinária Mista foi o mais prevalente (43,3%), e, na sua presença, os indicadores mais comprometidos foram urina em recipiente apropriado, chega ao banheiro entre o desejo e a passagem de urina e esvazia a bexiga completamente.

Conclusões:

o comprometimento urinário demonstrou-se pior nas mulheres com elementos de incontinência urinária de esforço e urgência.

Descritores:
Incontinência Urinária; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Avaliação de Resultados em Cuidados de Saúde; Mulheres.

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br