Acessibilidade / Reportar erro

COVID-19 e mercado de trabalho da enfermagem: lições aprendidas por analogias entre eventos históricos

RESUMO

Objetivos:

refletir sobre os impactos da resposta do Brasil às demandas da pandemia de COVID-19 ao mercado de trabalho da enfermagem à luz do resgate de experiências havidas nos EUA por ocasião da Segunda Guerra Mundial

Métodos: formulação discursiva, que discute o mercado de trabalho da enfermagem, estabelecendo analogias entre eventos históricos.

Resultados:

medidas implementadas na Segunda Guerra Mundial pelos EUA se assemelham às que o Governo Federal brasileiro tem adotado, e, assim como nos EUA, tais medidas atingiram fortemente tanto a formação profissional quanto o mercado de trabalho da enfermagem. No Brasil, as medidas também podem aprofundar problemas do mercado de trabalho da enfermagem nacional, reverberando na precarização.

Conclusões:

uma forma mais acertada de atender à demanda por trabalhadores de enfermagem pode ser com a oferta já existente de trabalhadores treinados e disponíveis.

Descritores:
Enfermagem; História da Enfermagem; II Guerra Mundial; Infecções por Coronavirus; Mercado de Trabalho

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br