Open-access Internato de enfermagem e nutrição: uma modalidade de integração docente-assistencial

Resumos

Propõe-se que os campos assistenciais de saúde sejam utilizados como um modelo prático a condicionar a aprendizagem dos futuros profissionais e que o professor, no intuito de delinear o perfil do profissional que deseja formar, desenvolva simultaneamente atividades assistenciais e de ensino. Para alcançar este objetivo, a Faculdade de Enfermagem da UERJ vem realizando estudos, desde 1977, junto a docentes, discentes e assistenciais. Estes estudos determinaram as estratégias para implantação do Programa Geral de Internato em Enfermagem e Nutrição, a qual se deu em 1981, proporcionando, então, ao discente, um contato precoce e efetivo com a realidade do seu futuro campo de trabalho.


It is proposed that health assistance fields be utilized as a practical model to condiciónate learning of future professionals, and that the teacher, in an attempt to outline the professional profile of the future graduate, develops both learning and assisting activities simultaneously. To achieve this goal the School of Nursing of the State University of Rio de Janeiro (UERJ) has been taking up studies since 1977, with students teachers and assisting personnel. These studies determined the strategies used for the implantation of a Nutrition and Nursing Boarding Course General Program, which were established in 1981, therefore enabling a previous and effective contact between students and the reality of their future working fields.


ARTIGO DE ATUALIZAÇÃO

Internato de enfermagem e nutrição - uma modalidade de integração docente-assistencial

Iara Maria Oliveira TorresI; Regina Carvalho OliveiraII; Iraci dos SantosIII

IDiretora da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

IIChefe do Serviço de Enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

IIIProfessora da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

RESUMO

Propõe-se que os campos assistenciais de saúde sejam utilizados como um modelo prático a condicionar a aprendizagem dos futuros profissionais e que o professor, no intuito de delinear o perfil do profissional que deseja formar, desenvolva simultaneamente atividades assistenciais e de ensino. Para alcançar este objetivo, a Faculdade de Enfermagem da UERJ vem realizando estudos, desde 1977, junto a docentes, discentes e assistenciais. Estes estudos determinaram as estratégias para implantação do Programa Geral de Internato em Enfermagem e Nutrição, a qual se deu em 1981, proporcionando, então, ao discente, um contato precoce e efetivo com a realidade do seu futuro campo de trabalho.

ABSTRACT

It is proposed that health assistance fields be utilized as a practical model to condiciónate learning of future professionals, and that the teacher, in an attempt to outline the professional profile of the future graduate, develops both learning and assisting activities simultaneously. To achieve this goal the School of Nursing of the State University of Rio de Janeiro (UERJ) has been taking up studies since 1977, with students teachers and assisting personnel. These studies determined the strategies used for the implantation of a Nutrition and Nursing Boarding Course General Program, which were established in 1981, therefore enabling a previous and effective contact between students and the reality of their future working fields.

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  • 18. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Hospital das Clínicas. Regimento interno do internato em medicina. Rio de Janeiro, 1980.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1984
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