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Efetividade da intervenção educativa no conhecimento-atitude-prática de cuidadores de idosos

RESUMO

Objetivo:

Comparar conhecimento, atitude e prática de cuidadores de idosos nos domínios da relação de ajuda cuidador-idoso, alimentação, banho e higiene, mobilidade e transferência, antes e após uma intervenção educativa.

Método:

Estudo quase-experimental, realizado com 82 cuidadores, sendo que 34 participaram da intervenção. Foram realizadas entrevistas por meio do inquérito avaliativo de conhecimento, atitude e prática do cuidado ao idoso

Resultados:

A intervenção educativa promoveu melhoria do conhecimento, da atitude e prática, com significância estatística da atitude (p<0,020) e prática (p<0,001), na relação de ajuda cuidador-idoso no domicílio; conhecimento (p<0,001) e prática (p<0,003), na alimentação do idoso; conhecimento (p<0,001) e prática (p<0,001), no banho e higiene; e conhecimento (p<0,001), atitude (p<0,001) e prática (p<0,001), na mobilização e transferência. Quando analisados separadamente os 34 cuidadores que iniciaram e concluíram o estudo, houve melhoria da atitude na maioria dos domínios.

Conclusão:

a intervenção educativa é uma estratégia possível e efetiva para o cuidador de idosos.

Descritores:
Assistência Domiciliar; Serviços de Saúde para Idosos; Cuidadores; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Educação em Saúde

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