RESUMO
Objetivos:
compreender as representações cotidianas de jovens sobre a periferia, com a finalidade de compor os temas para programas midiáticos de educação sobre drogas.
Método:
abordagem marxista, com pesquisa-ação emancipatória e participação em oficinas de 13 jovens de uma escola pública da periferia de São Paulo.
Resultados:
entre os jovens há representações cotidianas contraditórias sobre o papel do Estado, que, de um lado, se ausenta para os direitos sociais e se apresenta para exercer o controle social na periferia e, de outro, é colocado como o interlocutor privilegiado para a melhoria das condições de trabalho e vida.
Conclusão:
a pesquisa-ação discutiu centralmente temas que circulam na esfera dos direitos sociais, alvo de reivindicação dos jovens participantes. Nota-se que é preciso ampliar a discussão para além da esfera do direito à cidadania, que constitui apenas parte do debate sobre as desigualdades sociais inerentes à exploração capitalista e às transformações necessárias à igualdade.
Descritores:
Saúde Pública; Adolescente; Drogas Ilícitas; Comunicação em Saúde; Educação em Saúde