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Ações educativas realizadas na pandemia com profissionais de saúde da atenção primária: revisão de escopo

RESUMO

Objetivos:

mapear as ações educativas realizadas com os profissionais de saúde da Atenção Primária durante a pandemia da COVID-19.

Métodos:

revisão de escopo desenvolvida em agosto de 2023, abrangendo as bases CINAHL, Medline, LILACS, IBECS, BDENF e Web of Science. Ao todo, 32 publicações foram analisadas por meio de análise de conteúdo.

Resultados:

Os principais beneficiários das ações educativas incluíram 69% de médicos, 56% de enfermeiros, 25% de farmacêuticos, 13% de assistentes sociais e dentistas, 9% de psicólogos, agentes comunitários de saúde e profissionais de laboratório, e 6% de técnicos de enfermagem, nutricionistas e educadores físicos. As intervenções educacionais predominantes foram treinamentos (mencionados em 19 publicações), seguidas por Educação Permanente em Saúde (10 publicações) e Educação Continuada (três publicações).

Considerações Finais:

As intervenções educativas demonstraram impactos positivos na prática profissional, especialmente as ações de Educação Permanente em Saúde, que se destacaram por estimular a problematização crítica entre os profissionais.

Descritores:
Educação Continuada; Profissionais de Saúde; Atenção Primária; COVID-19; Pandemia

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