Educational processes and the role of professors and students |
Methodologies/Educational practices |
- Changes in educational practices are a challenge in nursing(1111 Montezzelli JH, Peres AMS. Competência gerencial do enfermeiro: conhecimento publicado em periódicos brasileiros. Cogitare Enferm[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 14(3):553-8. Available from: http://revistas.ufpr.br/cogitare/article/viewFile/16189/10707
http://revistas.ufpr.br/cogitare/article...
). - Problematic educational practices aim to introduce the student into the community, enabling the recognition of the context(1717 Moraes JT, Lopes EMT. A formação de profissionais da saúde em IES de Divinópolis, MG. Rev Trab Educ Saúde [Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 7(3):435-44. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n3/03.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n3/03.pdf...
-1818 Munari DB, Rocha BS, Weirich CF, Medeiros M, Bezerra ALQ, Barbosa MA. O modelo de educação de laboratório como estratégia de ensino na formação do enfermeiro: percepção dos egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):89-97. Available from: http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/viewFile/4911/3214
http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCui...
). - Research is a form of meaningful learning, requiring more encouragement(2020 Meira MDD, Kurcgant P. O ensino de administração na graduação: percepção de enfermeiros egressos. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 18(4):670 Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n4/08.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n4/08.pd...
-2121 Costa RKS, Miranda FAN. Opinião do graduando de enfermagem sobre a formação do enfermeiro para o SUS: uma análise da FAEN/ UERN. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 14(1):39-47. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n1/v14n1a07.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n1/v14n1...
). - Active methodologies contribute to multiprofessional, interdisciplinary and transdisciplinary integration and develop the autonomy of critical and reflexive subjects(1212 Gonzáles AD, Almeida MJ. Integralidade da saúde: norteando mudanças na graduação dos novos profissionais. Ciênc Saúde Colet[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 15(3):757-62. Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v15n3/v15n3a18.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csc/v15n3/v15n3...
-1313 Carácio FCC, Conterno LO, Oliveira MAC, Oliveira ACH, Marin MJS, Braccialli LAD. A experiência de uma instituição pública na formação do profissional da saúde para atuação em saúde na Atenção Primária. Ciênc Saúde Colet[Internet]. 2014 [cited 2016 Aug 4]; 19(7):2133-42. Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-8123-csc-19-07-02133.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-...
). - The preference for traditional methods is related to previous experiences or lack of preparation of professors(1414 Canever GF, Gomes DC, Jesus BH, Spillere LB, Prado ML, Backes VMS. Processo de formação e inserção no mercado de trabalho: uma visão dos egressos de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2014 [cited 2016 Aug 4]; 35(1):87-93. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_1983-1447-rgenf-35-01-00087.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_...
15 Higuchi CH, Fujimori E, Cursino EG, Chiesa AM, Veríssimo MDLOR, Mello DF. Atenção integrada às doenças prevalentes na infância (AIDPI) na prática de enfermeiros egressos da USP. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 32(2):241-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v32n2/a05v32n2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v32n2/a05...
-1616 Farias LD, Silva CC. Administração em enfermagem: desvelando as bases conceituais, metodológicas e pedagógicas de seu ensino em João Pessoa. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):37-44. Available from: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/4894/3207
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/C...
17 Moraes JT, Lopes EMT. A formação de profissionais da saúde em IES de Divinópolis, MG. Rev Trab Educ Saúde [Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 7(3):435-44. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n3/03.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n3/03.pdf...
18 Munari DB, Rocha BS, Weirich CF, Medeiros M, Bezerra ALQ, Barbosa MA. O modelo de educação de laboratório como estratégia de ensino na formação do enfermeiro: percepção dos egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):89-97. Available from: http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/viewFile/4911/3214
http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCui...
19 Gesteira ECR, Franco ECD, Cabral ESM, Braga PP, Oliveira VJ. Oficinas como estratégia de ensino-aprendizagem: relato de experiência de docentes de enfermagem. Rev Enferm Cent O Min[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 2(1):134-40. Available from: www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/download/33/264
www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/art...
20 Meira MDD, Kurcgant P. O ensino de administração na graduação: percepção de enfermeiros egressos. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 18(4):670 Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n4/08.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n4/08.pd...
21 Costa RKS, Miranda FAN. Opinião do graduando de enfermagem sobre a formação do enfermeiro para o SUS: uma análise da FAEN/ UERN. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 14(1):39-47. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n1/v14n1a07.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n1/v14n1...
22 Souza SNDH, Miyadahira AMK. O desenvolvimento de competências no curso de graduação em enfermagem: percepção de egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4];11(Supl):243-50. Available from: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/17082/pdf
http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.p...
23 Higarashi IH, Nale N. O estágio supervisionado de enfermagem em hospitais como espaço de ensino-aprendizagem: uma avaliação. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4];5(Supl):65-070. Available from: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/5156/3341
http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.p...
24 Haddad AE. Nursing and the national policy of education for health care professional for the Brazilian National Health Sistem. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4];45(Spe2):1803-09. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45nspe2/29.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45nspe2...
25 Llapa-Rodríguez EO, Carvalho TS, Gois CLF, Guimarães AMAN. Vivências dos estudantes de pré-grau com as matérias de administração de enfermagem. Rev Invest Educ Enferm[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 30(1):86-94. Available from: http://www.scielo.org.co/pdf/iee/v30n1/v30n1a10.pdf
http://www.scielo.org.co/pdf/iee/v30n1/v...
26 Almeida AH, Soares CB. Ensino de educação nos cursos de graduação em enfermagem. Rev Bras Enferm 2010[cited 2016 Aug 4]; 63(1)111-6. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63n1a18.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63...
-2727 Sudan LCP, Corrêa AK. Práticas educativas de trabalhadores de saúde: vivência de graduandos de enfermagem. Rev Bras Enferm[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 61(5):576-82. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n5/a08v61n5.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n5/a08...
). - Assessments are still loaded with non-emancipatory and reductionist characteristics and are not consistent with a reflective educational model, and they can develop the learning of co-responsibility when done in a dialogical way(1616 Farias LD, Silva CC. Administração em enfermagem: desvelando as bases conceituais, metodológicas e pedagógicas de seu ensino em João Pessoa. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):37-44. Available from: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/4894/3207
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/C...
,1717 Moraes JT, Lopes EMT. A formação de profissionais da saúde em IES de Divinópolis, MG. Rev Trab Educ Saúde [Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 7(3):435-44. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n3/03.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n3/03.pdf...
,2323 Higarashi IH, Nale N. O estágio supervisionado de enfermagem em hospitais como espaço de ensino-aprendizagem: uma avaliação. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4];5(Supl):65-070. Available from: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/5156/3341
http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.p...
). |
Protagonism of students |
- Undergraduates take or are led to take a passive stance, which affects professional practice(1818 Munari DB, Rocha BS, Weirich CF, Medeiros M, Bezerra ALQ, Barbosa MA. O modelo de educação de laboratório como estratégia de ensino na formação do enfermeiro: percepção dos egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):89-97. Available from: http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/viewFile/4911/3214
http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCui...
). - The lack of protagonism can be related to the vulnerabilities of the structures of power. The undergraduates consider that it is up to the one who teaches the knowledge. Institutions of Higher Education should develop strategies to facilitate participation(3232 Sampaio SF, Kurcgant P. College program evaluation accordin to graduates. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 43(2):481-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a31v43n2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a3...
). - The lack of autonomy interferes negatively in the training(3333 Sampaio SF, Kurcgant P. Evaluation of nursing education according to the perception of ex-students. Acta Paul Enferm[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 21(4):556-6. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ape/v21n4/a04v21n4.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ape/v21n4/a04v2...
-3434 Amestoy SC, Cestari ME, Thofern MB, Milbrath VM, Trindade LL, Backes VMS. Processo de formação de enfermeiros líderes. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(6):940-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n6/11.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n6/11....
); |
Role of the professor |
- The students’ lack of interest in the educational work from problematizing methodologies needs attention of the professors(1616 Farias LD, Silva CC. Administração em enfermagem: desvelando as bases conceituais, metodológicas e pedagógicas de seu ensino em João Pessoa. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):37-44. Available from: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/4894/3207
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/C...
). - The responsibility of the Institutions of Higher Education is to train critical and reflective leaders capable of creating and recreating their reality(1818 Munari DB, Rocha BS, Weirich CF, Medeiros M, Bezerra ALQ, Barbosa MA. O modelo de educação de laboratório como estratégia de ensino na formação do enfermeiro: percepção dos egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):89-97. Available from: http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/viewFile/4911/3214
http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCui...
,2828 Montenegro LC, Menezes MJB. Aspectos que facilitam ou dificultam a formação de enfermeiro em atendimento primário à saúde. Rev Invest Educ Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 29(2):238-47. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=105222400009
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=10...
,3535 Meira MDD, Kurcgant P. Political-ethical skill development in nursing undergraduates. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 47(5):1203-10. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n5/pt_0080-6234-reeusp-47-05-1203.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n5/pt...
-3636 Spessoto MMRL, Real GCM, Bagnato MHS. A percepção de egressos sobre as transformações curriculares ocorridas no curso de graduação em enfermagem. Rev Educ Tem Dig[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 14(2):275-89. Available from: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1234/1249
http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/ind...
). - Students should be encouraged to have autonomy, but with the support and follow-up of the professor(2020 Meira MDD, Kurcgant P. O ensino de administração na graduação: percepção de enfermeiros egressos. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 18(4):670 Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n4/08.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n4/08.pd...
). - Students should participate in the didactic-educational organization of the institution(2121 Costa RKS, Miranda FAN. Opinião do graduando de enfermagem sobre a formação do enfermeiro para o SUS: uma análise da FAEN/ UERN. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 14(1):39-47. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n1/v14n1a07.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n1/v14n1...
,2323 Higarashi IH, Nale N. O estágio supervisionado de enfermagem em hospitais como espaço de ensino-aprendizagem: uma avaliação. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4];5(Supl):65-070. Available from: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/5156/3341
http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.p...
). - The school plays an important role in participatory experiences, and the teaching-learning process can influence adherence to the participatory process(3232 Sampaio SF, Kurcgant P. College program evaluation accordin to graduates. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 43(2):481-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a31v43n2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a3...
). - Most professors are not able to teach(1717 Moraes JT, Lopes EMT. A formação de profissionais da saúde em IES de Divinópolis, MG. Rev Trab Educ Saúde [Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 7(3):435-44. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n3/03.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n3/03.pdf...
,2424 Haddad AE. Nursing and the national policy of education for health care professional for the Brazilian National Health Sistem. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4];45(Spe2):1803-09. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45nspe2/29.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45nspe2...
-2525 Llapa-Rodríguez EO, Carvalho TS, Gois CLF, Guimarães AMAN. Vivências dos estudantes de pré-grau com as matérias de administração de enfermagem. Rev Invest Educ Enferm[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 30(1):86-94. Available from: http://www.scielo.org.co/pdf/iee/v30n1/v30n1a10.pdf
http://www.scielo.org.co/pdf/iee/v30n1/v...
). - In health education, teaching requires the preparation of professors for the use of active methodologies(1818 Munari DB, Rocha BS, Weirich CF, Medeiros M, Bezerra ALQ, Barbosa MA. O modelo de educação de laboratório como estratégia de ensino na formação do enfermeiro: percepção dos egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):89-97. Available from: http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/viewFile/4911/3214
http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCui...
). - The professor has a facilitating role in this process and the relationship is mutual learning(1313 Carácio FCC, Conterno LO, Oliveira MAC, Oliveira ACH, Marin MJS, Braccialli LAD. A experiência de uma instituição pública na formação do profissional da saúde para atuação em saúde na Atenção Primária. Ciênc Saúde Colet[Internet]. 2014 [cited 2016 Aug 4]; 19(7):2133-42. Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-8123-csc-19-07-02133.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-...
,1919 Gesteira ECR, Franco ECD, Cabral ESM, Braga PP, Oliveira VJ. Oficinas como estratégia de ensino-aprendizagem: relato de experiência de docentes de enfermagem. Rev Enferm Cent O Min[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 2(1):134-40. Available from: www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/download/33/264
www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/art...
,2929 Lima MM, Reibnitz KS, Prado ML, Kloh D. Comprehensiveness as a pedagogical principle in nursing education. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2013 [cited 2016 Aug 4]; 22(1):106-13. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n1/pt_13.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n1/pt_13...
-3030 Sampaio S F, Kurcgant P. The academic participation and its influence on the professional life acordding to the perceptions of nurses. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 43(1):146-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n1/19.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n1/19...
,3232 Sampaio SF, Kurcgant P. College program evaluation accordin to graduates. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 43(2):481-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a31v43n2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a3...
). - The figure of the professor is important for the student to develop a taste for the future profession(1414 Canever GF, Gomes DC, Jesus BH, Spillere LB, Prado ML, Backes VMS. Processo de formação e inserção no mercado de trabalho: uma visão dos egressos de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2014 [cited 2016 Aug 4]; 35(1):87-93. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_1983-1447-rgenf-35-01-00087.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_...
15 Higuchi CH, Fujimori E, Cursino EG, Chiesa AM, Veríssimo MDLOR, Mello DF. Atenção integrada às doenças prevalentes na infância (AIDPI) na prática de enfermeiros egressos da USP. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 32(2):241-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v32n2/a05v32n2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v32n2/a05...
16 Farias LD, Silva CC. Administração em enfermagem: desvelando as bases conceituais, metodológicas e pedagógicas de seu ensino em João Pessoa. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):37-44. Available from: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/4894/3207
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/C...
17 Moraes JT, Lopes EMT. A formação de profissionais da saúde em IES de Divinópolis, MG. Rev Trab Educ Saúde [Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 7(3):435-44. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n3/03.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n3/03.pdf...
18 Munari DB, Rocha BS, Weirich CF, Medeiros M, Bezerra ALQ, Barbosa MA. O modelo de educação de laboratório como estratégia de ensino na formação do enfermeiro: percepção dos egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):89-97. Available from: http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/viewFile/4911/3214
http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCui...
19 Gesteira ECR, Franco ECD, Cabral ESM, Braga PP, Oliveira VJ. Oficinas como estratégia de ensino-aprendizagem: relato de experiência de docentes de enfermagem. Rev Enferm Cent O Min[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 2(1):134-40. Available from: www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/download/33/264
www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/art...
20 Meira MDD, Kurcgant P. O ensino de administração na graduação: percepção de enfermeiros egressos. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 18(4):670 Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n4/08.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n4/08.pd...
21 Costa RKS, Miranda FAN. Opinião do graduando de enfermagem sobre a formação do enfermeiro para o SUS: uma análise da FAEN/ UERN. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 14(1):39-47. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n1/v14n1a07.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n1/v14n1...
22 Souza SNDH, Miyadahira AMK. O desenvolvimento de competências no curso de graduação em enfermagem: percepção de egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4];11(Supl):243-50. Available from: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/17082/pdf
http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.p...
23 Higarashi IH, Nale N. O estágio supervisionado de enfermagem em hospitais como espaço de ensino-aprendizagem: uma avaliação. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4];5(Supl):65-070. Available from: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/5156/3341
http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.p...
24 Haddad AE. Nursing and the national policy of education for health care professional for the Brazilian National Health Sistem. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4];45(Spe2):1803-09. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45nspe2/29.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45nspe2...
25 Llapa-Rodríguez EO, Carvalho TS, Gois CLF, Guimarães AMAN. Vivências dos estudantes de pré-grau com as matérias de administração de enfermagem. Rev Invest Educ Enferm[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 30(1):86-94. Available from: http://www.scielo.org.co/pdf/iee/v30n1/v30n1a10.pdf
http://www.scielo.org.co/pdf/iee/v30n1/v...
-2626 Almeida AH, Soares CB. Ensino de educação nos cursos de graduação em enfermagem. Rev Bras Enferm 2010[cited 2016 Aug 4]; 63(1)111-6. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63n1a18.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63...
,2828 Montenegro LC, Menezes MJB. Aspectos que facilitam ou dificultam a formação de enfermeiro em atendimento primário à saúde. Rev Invest Educ Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 29(2):238-47. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=105222400009
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=10...
), |
Curricular structure in the Nursing training |
Insertion and articulation of standards in the training process |
- Fragmented knowledge hinders the ability to deal with diversity(1111 Montezzelli JH, Peres AMS. Competência gerencial do enfermeiro: conhecimento publicado em periódicos brasileiros. Cogitare Enferm[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 14(3):553-8. Available from: http://revistas.ufpr.br/cogitare/article/viewFile/16189/10707
http://revistas.ufpr.br/cogitare/article...
,1515 Higuchi CH, Fujimori E, Cursino EG, Chiesa AM, Veríssimo MDLOR, Mello DF. Atenção integrada às doenças prevalentes na infância (AIDPI) na prática de enfermeiros egressos da USP. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 32(2):241-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v32n2/a05v32n2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v32n2/a05...
). - The principle of integrality does not have continuity in teaching, being addressed only in isolated courses of Primary Care(1919 Gesteira ECR, Franco ECD, Cabral ESM, Braga PP, Oliveira VJ. Oficinas como estratégia de ensino-aprendizagem: relato de experiência de docentes de enfermagem. Rev Enferm Cent O Min[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 2(1):134-40. Available from: www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/download/33/264
www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/art...
,2929 Lima MM, Reibnitz KS, Prado ML, Kloh D. Comprehensiveness as a pedagogical principle in nursing education. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2013 [cited 2016 Aug 4]; 22(1):106-13. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n1/pt_13.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n1/pt_13...
). - The integrated courses favor the teaching-learning process and the performance of the multiprofessional team(2222 Souza SNDH, Miyadahira AMK. O desenvolvimento de competências no curso de graduação em enfermagem: percepção de egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4];11(Supl):243-50. Available from: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/17082/pdf
http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.p...
). |
Teaching Model |
- The labor market emphasizes skilled labor over critical-reflexive training(1111 Montezzelli JH, Peres AMS. Competência gerencial do enfermeiro: conhecimento publicado em periódicos brasileiros. Cogitare Enferm[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 14(3):553-8. Available from: http://revistas.ufpr.br/cogitare/article/viewFile/16189/10707
http://revistas.ufpr.br/cogitare/article...
,1414 Canever GF, Gomes DC, Jesus BH, Spillere LB, Prado ML, Backes VMS. Processo de formação e inserção no mercado de trabalho: uma visão dos egressos de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2014 [cited 2016 Aug 4]; 35(1):87-93. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_1983-1447-rgenf-35-01-00087.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_...
,1818 Munari DB, Rocha BS, Weirich CF, Medeiros M, Bezerra ALQ, Barbosa MA. O modelo de educação de laboratório como estratégia de ensino na formação do enfermeiro: percepção dos egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):89-97. Available from: http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/viewFile/4911/3214
http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCui...
,2626 Almeida AH, Soares CB. Ensino de educação nos cursos de graduação em enfermagem. Rev Bras Enferm 2010[cited 2016 Aug 4]; 63(1)111-6. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63n1a18.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63...
-2727 Sudan LCP, Corrêa AK. Práticas educativas de trabalhadores de saúde: vivência de graduandos de enfermagem. Rev Bras Enferm[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 61(5):576-82. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n5/a08v61n5.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n5/a08...
,3232 Sampaio SF, Kurcgant P. College program evaluation accordin to graduates. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 43(2):481-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a31v43n2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a3...
,3737 Corbellini VL, Santos BRL, Ojeda BS, Gerhart LM, Eidt OR, Stein SC, et al. Nexos e desafios na formação profissional do Enfermeiro. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(4):555-60. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n4/09.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n4/09....
). - The reproduction of the traditional model of health care places the learning of technical skills to the detriment of collective practices(1313 Carácio FCC, Conterno LO, Oliveira MAC, Oliveira ACH, Marin MJS, Braccialli LAD. A experiência de uma instituição pública na formação do profissional da saúde para atuação em saúde na Atenção Primária. Ciênc Saúde Colet[Internet]. 2014 [cited 2016 Aug 4]; 19(7):2133-42. Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-8123-csc-19-07-02133.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-...
,3131 Resck ZMR, Gomes ELR. A formação e a prática gerencial do enfermeiro: caminhos para a práxis transformadora. Rev Latino-Am Enfermagem[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4];16(1). Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v16n1/pt_11.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v16n1/pt_1...
,3838 Moretti-Pires RO. Complexidade em Saúde da Família e formação do futuro profissional de saúde. Interface[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 13(30):153-66. Available from: http://www.scielo.br/pdf/icse/v13n30/v13n30a13
http://www.scielo.br/pdf/icse/v13n30/v13...
). - The collective construction of teaching facilitates the observation of the individual as a whole. Integral education facilitates integral vision and practice(1515 Higuchi CH, Fujimori E, Cursino EG, Chiesa AM, Veríssimo MDLOR, Mello DF. Atenção integrada às doenças prevalentes na infância (AIDPI) na prática de enfermeiros egressos da USP. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 32(2):241-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v32n2/a05v32n2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v32n2/a05...
,2828 Montenegro LC, Menezes MJB. Aspectos que facilitam ou dificultam a formação de enfermeiro em atendimento primário à saúde. Rev Invest Educ Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 29(2):238-47. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=105222400009
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=10...
,3939 Martins VA, Nakao JRS, Fávero N. Atuação gerencial do enfermeiro na perspectiva dos recém-egressos do curso de enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2006 [cited 2016 Aug 4]; 10(1):101-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v10n1/v10n1a13.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ean/v10n1/v10n1...
,4141 Lourenção DCA, Benito GAV. Competências gerenciais na formação do enfermeiro. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(1):91-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63n1a15.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63...
). - Some Educational Course Projects present articulated courses that indicate better adaptation to current legislation(1717 Moraes JT, Lopes EMT. A formação de profissionais da saúde em IES de Divinópolis, MG. Rev Trab Educ Saúde [Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 7(3):435-44. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n3/03.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n3/03.pdf...
,2222 Souza SNDH, Miyadahira AMK. O desenvolvimento de competências no curso de graduação em enfermagem: percepção de egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4];11(Supl):243-50. Available from: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/17082/pdf
http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.p...
,2929 Lima MM, Reibnitz KS, Prado ML, Kloh D. Comprehensiveness as a pedagogical principle in nursing education. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2013 [cited 2016 Aug 4]; 22(1):106-13. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n1/pt_13.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n1/pt_13...
,3434 Amestoy SC, Cestari ME, Thofern MB, Milbrath VM, Trindade LL, Backes VMS. Processo de formação de enfermeiros líderes. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(6):940-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n6/11.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n6/11....
35 Meira MDD, Kurcgant P. Political-ethical skill development in nursing undergraduates. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 47(5):1203-10. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n5/pt_0080-6234-reeusp-47-05-1203.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n5/pt...
36 Spessoto MMRL, Real GCM, Bagnato MHS. A percepção de egressos sobre as transformações curriculares ocorridas no curso de graduação em enfermagem. Rev Educ Tem Dig[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 14(2):275-89. Available from: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1234/1249
http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/ind...
37 Corbellini VL, Santos BRL, Ojeda BS, Gerhart LM, Eidt OR, Stein SC, et al. Nexos e desafios na formação profissional do Enfermeiro. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(4):555-60. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n4/09.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n4/09....
38 Moretti-Pires RO. Complexidade em Saúde da Família e formação do futuro profissional de saúde. Interface[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 13(30):153-66. Available from: http://www.scielo.br/pdf/icse/v13n30/v13n30a13
http://www.scielo.br/pdf/icse/v13n30/v13...
39 Martins VA, Nakao JRS, Fávero N. Atuação gerencial do enfermeiro na perspectiva dos recém-egressos do curso de enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2006 [cited 2016 Aug 4]; 10(1):101-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v10n1/v10n1a13.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ean/v10n1/v10n1...
40 Jesus BH, Gomes DC, Spillere LBB, Prado ML, Canever BP. Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2013 [cited 2016 Aug 4]; 17(2):336-45. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n2/v17n2a19.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n2/v17n2...
41 Lourenção DCA, Benito GAV. Competências gerenciais na formação do enfermeiro. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(1):91-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63n1a15.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63...
42 Nunes DM, Bottan G, Silva LB. Manifestações de egressos de um curso de enfermagem. Rev Mineira Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 15(1):97-104. Available from: http://www.reme.org.br/exportar-pdf/13/v15n1a13.pdf
http://www.reme.org.br/exportar-pdf/13/v...
43 Souza NVDO, Correia LM, Cunha LS, Eccard J, Patrício RA, Antunes TCS. The FENFE/UERJ nursing graduate in the working world. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 45(1):250-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n1/35.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n1/35...
44 Colenci R, Berti H W. Professional development and entering the labor market: the perceptions of nursing graduates. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 6(1):158-66. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n1/en_v46n1a22.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n1/en...
45 Braccialli LAD, Marvullo MML, Gomes R, Moraes MAA, Almeida Filho OM, Pinheiro OL, et al. Cuidado ampliado em enfermagem. Rev Min Enferm[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 13(3):391-8. Available from: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/204
http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/2...
46 Tanji S, Silva CMSLMD, Albuquerque VS, Viana LO, Santos NMP. Integração ensino-trabalho-cidadania na formação de enfermeiros. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 31(3):483-90. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n3/v31n3a11.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n3/v31...
47 Correia AA, Silva CC, Silva ATMC, Braga JEF. Necessidades dos serviços e exigências da academia: uma articulação possível. Rev Bras Ciênc Saúde[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 13(1):7-12. Available from: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/download/3245/3631
http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/...
48 Reibnitz KS, Daussy MFS, Silva CAJ, Reibnitz MT, Kloh D. Rede docente assistencial UFSC/SMS de Florianópolis: reflexos da implantação dos projetos Pró-Saúde I e II. Rev Bras Enferm[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 36(1):68-75. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1s2/a11v36n1s2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1s2/a1...
49 Puccini RF, Gabrielloni MC, Ávila CRB, Figueiredo EN, Andreazza R, Ventura RN. O Pró-Saúde da Universidade Federal de São Paulo: contribuições para institucionalização e integração Universidade/Serviços de Saúde. Rev Bras Enferm[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4];36(supl 2):80-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1s2/a13v36n1s2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1s2/a1...
50 Almeida ML, Peres AM. Conhecimentos, habilidades e atitudes sobre a gestão dos formados de enfermagem de uma universidade pública brasileira. Rev Invest Educ Enfermagem[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 30(1):66-76. Available from: http://www.scielo.org.co/pdf/iee/v30n1/v30n1a08
http://www.scielo.org.co/pdf/iee/v30n1/v...
51 Alves KYA, Dantas CN, Salvador PTCO, Dantas RAN. Vivenciando a classificação internacional de práticas de enfermagem em saúde coletiva: relato de experiência. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2013 [cited 2016 Aug 4]; 17(2):381-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n2/v17n2a25.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n2/v17n2...
52 Vendrúsculo C. Integração ensino-serviço: movimentos das instâncias de gestão nos processos de reorientação da formação profissional da saúde[Tese]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2014.
53 Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi-de-Mendonça JM, Morais-Pinto NM, Meirelles CAB, Pinto-Porto C, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc Saúde Colet[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 13(2):2133-44. Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf [Links]
http://www.scielo.br/pdf/csc/v13s2/v13s2...
54 Behar PA, Passerino L, Bernardi M. Modelos pedagógicos para educação à distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem. Rev Novas Tecnol Educ[Internet]. 2007 [cited 2016 Aug 4]; 5(2):1-11. Available from: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo10/artigos/4bPatricia.pdf
http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo10/artig...
55 Freire P. Pedagogia do oprimido. 59.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2015.
56 Freire P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3 ed. São Paulo: Moraes. 1980.
57 Lopes Neto D, Teixeira E, Vale EG, Cunha FS, Xavier IM, Fernandes JD, et al. Aderência dos cursos de graduação em enfermagem às diretrizes curriculares nacionais. Rev Bras Enferm[Internet]. 2007 [cited 2016 Aug 4]; 60(6):627-34. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v60n6/02.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v60n6/02....
58 Ceccim RB, Ferla AA. Educação e Saúde: ensino e cidadania como travessia de fronteiras. Rev Trab Educ Saúde[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 6(3):446-53. Available from: http://www.revista.epsjv.fiocruz.br/upload/revistas/r219.pdf
http://www.revista.epsjv.fiocruz.br/uplo...
59 Ferraz F, Vendrusculo C, Kleba ME, Prado ML, Reibnitz KS. Ações estruturantes interministeriais para reorientação da Atenção Básica em Saúde. Rev Mundo Saúde[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 36(3):482-93. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/mundo_saude/acoes_estruturantes_interministeriais_reorientacao_atencao.pdf
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/mu...
-3534 Amestoy SC, Cestari ME, Thofern MB, Milbrath VM, Trindade LL, Backes VMS. Processo de formação de enfermeiros líderes. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(6):940-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n6/11.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n6/11....
,3735 Meira MDD, Kurcgant P. Political-ethical skill development in nursing undergraduates. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 47(5):1203-10. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n5/pt_0080-6234-reeusp-47-05-1203.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n5/pt...
,4242 Nunes DM, Bottan G, Silva LB. Manifestações de egressos de um curso de enfermagem. Rev Mineira Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 15(1):97-104. Available from: http://www.reme.org.br/exportar-pdf/13/v15n1a13.pdf
http://www.reme.org.br/exportar-pdf/13/v...
43 Souza NVDO, Correia LM, Cunha LS, Eccard J, Patrício RA, Antunes TCS. The FENFE/UERJ nursing graduate in the working world. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 45(1):250-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n1/35.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n1/35...
-4444 Colenci R, Berti H W. Professional development and entering the labor market: the perceptions of nursing graduates. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 6(1):158-66. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n1/en_v46n1a22.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n1/en...
). - The lack of preparation in teaching to supervise and lead the team and few opportunities for professional experience in the field of management are some of the realities(4040 Jesus BH, Gomes DC, Spillere LBB, Prado ML, Canever BP. Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2013 [cited 2016 Aug 4]; 17(2):336-45. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n2/v17n2a19.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n2/v17n2...
). - Contents related to Health Policies and SUS are present during the training(4141 Lourenção DCA, Benito GAV. Competências gerenciais na formação do enfermeiro. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(1):91-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63n1a15.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63...
). |
Shared management of the training in Health |
Theory and Practice |
- The nurses’ training process comprises the apprehension of the theoretical content, reflecting this knowledge in the practical field(1414 Canever GF, Gomes DC, Jesus BH, Spillere LB, Prado ML, Backes VMS. Processo de formação e inserção no mercado de trabalho: uma visão dos egressos de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2014 [cited 2016 Aug 4]; 35(1):87-93. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_1983-1447-rgenf-35-01-00087.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_...
). - The interaction of the theoretical-practical aspects and the cultivation of critical thinking are essential for the domain of the profession(2020 Meira MDD, Kurcgant P. O ensino de administração na graduação: percepção de enfermeiros egressos. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 18(4):670 Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n4/08.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n4/08.pd...
). - Greater links between theory and practice enrich undergraduate education and enable the development of problem-solving skills and systematize assistance(3030 Sampaio S F, Kurcgant P. The academic participation and its influence on the professional life acordding to the perceptions of nurses. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 43(1):146-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n1/19.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n1/19...
). |
|
- The student’s approach to reality establishes meaningful and effective learning. Teaching should enable the student to experience the reality of the labor market in different settings(2020 Meira MDD, Kurcgant P. O ensino de administração na graduação: percepção de enfermeiros egressos. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 18(4):670 Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n4/08.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n4/08.pd...
,3434 Amestoy SC, Cestari ME, Thofern MB, Milbrath VM, Trindade LL, Backes VMS. Processo de formação de enfermeiros líderes. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(6):940-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n6/11.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n6/11....
,3737 Corbellini VL, Santos BRL, Ojeda BS, Gerhart LM, Eidt OR, Stein SC, et al. Nexos e desafios na formação profissional do Enfermeiro. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(4):555-60. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n4/09.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n4/09....
,4646 Tanji S, Silva CMSLMD, Albuquerque VS, Viana LO, Santos NMP. Integração ensino-trabalho-cidadania na formação de enfermeiros. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 31(3):483-90. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n3/v31n3a11.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n3/v31...
). - The lack of internship opportunities is one of the weaknesses found in nursing undergraduate courses(2222 Souza SNDH, Miyadahira AMK. O desenvolvimento de competências no curso de graduação em enfermagem: percepção de egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4];11(Supl):243-50. Available from: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/17082/pdf
http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.p...
,3030 Sampaio S F, Kurcgant P. The academic participation and its influence on the professional life acordding to the perceptions of nurses. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 43(1):146-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n1/19.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n1/19...
,4444 Colenci R, Berti H W. Professional development and entering the labor market: the perceptions of nursing graduates. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 6(1):158-66. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n1/en_v46n1a22.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n1/en...
). - The receptivity of the field has an important role in the development of practical classes, allowing to experience what is learned in theory(2525 Llapa-Rodríguez EO, Carvalho TS, Gois CLF, Guimarães AMAN. Vivências dos estudantes de pré-grau com as matérias de administração de enfermagem. Rev Invest Educ Enferm[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 30(1):86-94. Available from: http://www.scielo.org.co/pdf/iee/v30n1/v30n1a10.pdf
http://www.scielo.org.co/pdf/iee/v30n1/v...
). - Divergences between the role of the nurse that is understood in the university and the reality of professional practice, generating contradictions between discourse and practice(3030 Sampaio S F, Kurcgant P. The academic participation and its influence on the professional life acordding to the perceptions of nurses. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 43(1):146-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n1/19.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n1/19...
31 Resck ZMR, Gomes ELR. A formação e a prática gerencial do enfermeiro: caminhos para a práxis transformadora. Rev Latino-Am Enfermagem[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4];16(1). Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v16n1/pt_11.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v16n1/pt_1...
32 Sampaio SF, Kurcgant P. College program evaluation accordin to graduates. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 43(2):481-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a31v43n2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a3...
33 Sampaio SF, Kurcgant P. Evaluation of nursing education according to the perception of ex-students. Acta Paul Enferm[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 21(4):556-6. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ape/v21n4/a04v21n4.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ape/v21n4/a04v2...
34 Amestoy SC, Cestari ME, Thofern MB, Milbrath VM, Trindade LL, Backes VMS. Processo de formação de enfermeiros líderes. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(6):940-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n6/11.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n6/11....
35 Meira MDD, Kurcgant P. Political-ethical skill development in nursing undergraduates. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 47(5):1203-10. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n5/pt_0080-6234-reeusp-47-05-1203.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n5/pt...
36 Spessoto MMRL, Real GCM, Bagnato MHS. A percepção de egressos sobre as transformações curriculares ocorridas no curso de graduação em enfermagem. Rev Educ Tem Dig[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 14(2):275-89. Available from: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1234/1249
http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/ind...
37 Corbellini VL, Santos BRL, Ojeda BS, Gerhart LM, Eidt OR, Stein SC, et al. Nexos e desafios na formação profissional do Enfermeiro. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(4):555-60. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n4/09.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n4/09....
38 Moretti-Pires RO. Complexidade em Saúde da Família e formação do futuro profissional de saúde. Interface[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 13(30):153-66. Available from: http://www.scielo.br/pdf/icse/v13n30/v13n30a13
http://www.scielo.br/pdf/icse/v13n30/v13...
39 Martins VA, Nakao JRS, Fávero N. Atuação gerencial do enfermeiro na perspectiva dos recém-egressos do curso de enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2006 [cited 2016 Aug 4]; 10(1):101-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v10n1/v10n1a13.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ean/v10n1/v10n1...
-4040 Jesus BH, Gomes DC, Spillere LBB, Prado ML, Canever BP. Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2013 [cited 2016 Aug 4]; 17(2):336-45. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n2/v17n2a19.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n2/v17n2...
41 Lourenção DCA, Benito GAV. Competências gerenciais na formação do enfermeiro. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(1):91-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63n1a15.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63...
-4242 Nunes DM, Bottan G, Silva LB. Manifestações de egressos de um curso de enfermagem. Rev Mineira Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 15(1):97-104. Available from: http://www.reme.org.br/exportar-pdf/13/v15n1a13.pdf
http://www.reme.org.br/exportar-pdf/13/v...
43 Souza NVDO, Correia LM, Cunha LS, Eccard J, Patrício RA, Antunes TCS. The FENFE/UERJ nursing graduate in the working world. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 45(1):250-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n1/35.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n1/35...
44 Colenci R, Berti H W. Professional development and entering the labor market: the perceptions of nursing graduates. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 6(1):158-66. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n1/en_v46n1a22.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n1/en...
45 Braccialli LAD, Marvullo MML, Gomes R, Moraes MAA, Almeida Filho OM, Pinheiro OL, et al. Cuidado ampliado em enfermagem. Rev Min Enferm[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 13(3):391-8. Available from: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/204
http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/2...
46 Tanji S, Silva CMSLMD, Albuquerque VS, Viana LO, Santos NMP. Integração ensino-trabalho-cidadania na formação de enfermeiros. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 31(3):483-90. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n3/v31n3a11.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n3/v31...
-4747 Correia AA, Silva CC, Silva ATMC, Braga JEF. Necessidades dos serviços e exigências da academia: uma articulação possível. Rev Bras Ciênc Saúde[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 13(1):7-12. Available from: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/download/3245/3631
http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/...
). |
Teaching-service integration and Permanent Education in health |
- The sharing of the technical knowledge of the service nurses with the students occurs only in part(1414 Canever GF, Gomes DC, Jesus BH, Spillere LB, Prado ML, Backes VMS. Processo de formação e inserção no mercado de trabalho: uma visão dos egressos de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2014 [cited 2016 Aug 4]; 35(1):87-93. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_1983-1447-rgenf-35-01-00087.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_...
-1515 Higuchi CH, Fujimori E, Cursino EG, Chiesa AM, Veríssimo MDLOR, Mello DF. Atenção integrada às doenças prevalentes na infância (AIDPI) na prática de enfermeiros egressos da USP. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 32(2):241-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v32n2/a05v32n2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v32n2/a05...
,4646 Tanji S, Silva CMSLMD, Albuquerque VS, Viana LO, Santos NMP. Integração ensino-trabalho-cidadania na formação de enfermeiros. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 31(3):483-90. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n3/v31n3a11.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n3/v31...
-4747 Correia AA, Silva CC, Silva ATMC, Braga JEF. Necessidades dos serviços e exigências da academia: uma articulação possível. Rev Bras Ciênc Saúde[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 13(1):7-12. Available from: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/download/3245/3631
http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/...
). - Permanent Education is an educational process that makes it possible to think and do at work(1818 Munari DB, Rocha BS, Weirich CF, Medeiros M, Bezerra ALQ, Barbosa MA. O modelo de educação de laboratório como estratégia de ensino na formação do enfermeiro: percepção dos egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):89-97. Available from: http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/viewFile/4911/3214
http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCui...
,3434 Amestoy SC, Cestari ME, Thofern MB, Milbrath VM, Trindade LL, Backes VMS. Processo de formação de enfermeiros líderes. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(6):940-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n6/11.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n6/11....
,3939 Martins VA, Nakao JRS, Fávero N. Atuação gerencial do enfermeiro na perspectiva dos recém-egressos do curso de enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2006 [cited 2016 Aug 4]; 10(1):101-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v10n1/v10n1a13.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ean/v10n1/v10n1...
,4646 Tanji S, Silva CMSLMD, Albuquerque VS, Viana LO, Santos NMP. Integração ensino-trabalho-cidadania na formação de enfermeiros. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 31(3):483-90. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n3/v31n3a11.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n3/v31...
,4848 Reibnitz KS, Daussy MFS, Silva CAJ, Reibnitz MT, Kloh D. Rede docente assistencial UFSC/SMS de Florianópolis: reflexos da implantação dos projetos Pró-Saúde I e II. Rev Bras Enferm[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 36(1):68-75. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1s2/a11v36n1s2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1s2/a1...
). - Physical structure of practice spaces is inadequate to meet students. Health education should be considered as a permanent process by the teaching-service partnership(2828 Montenegro LC, Menezes MJB. Aspectos que facilitam ou dificultam a formação de enfermeiro em atendimento primário à saúde. Rev Invest Educ Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 29(2):238-47. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=105222400009
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=10...
,5151 Alves KYA, Dantas CN, Salvador PTCO, Dantas RAN. Vivenciando a classificação internacional de práticas de enfermagem em saúde coletiva: relato de experiência. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2013 [cited 2016 Aug 4]; 17(2):381-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n2/v17n2a25.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n2/v17n2...
), - The training of nurses still lacks a link between teaching and service(3636 Spessoto MMRL, Real GCM, Bagnato MHS. A percepção de egressos sobre as transformações curriculares ocorridas no curso de graduação em enfermagem. Rev Educ Tem Dig[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 14(2):275-89. Available from: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1234/1249
http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/ind...
). - The discussions that occur involving students, professors and service nurses have a transformative perspective between teaching and service(3838 Moretti-Pires RO. Complexidade em Saúde da Família e formação do futuro profissional de saúde. Interface[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 13(30):153-66. Available from: http://www.scielo.br/pdf/icse/v13n30/v13n30a13
http://www.scielo.br/pdf/icse/v13n30/v13...
,4040 Jesus BH, Gomes DC, Spillere LBB, Prado ML, Canever BP. Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2013 [cited 2016 Aug 4]; 17(2):336-45. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n2/v17n2a19.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n2/v17n2...
,4646 Tanji S, Silva CMSLMD, Albuquerque VS, Viana LO, Santos NMP. Integração ensino-trabalho-cidadania na formação de enfermeiros. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 31(3):483-90. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n3/v31n3a11.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n3/v31...
,4848 Reibnitz KS, Daussy MFS, Silva CAJ, Reibnitz MT, Kloh D. Rede docente assistencial UFSC/SMS de Florianópolis: reflexos da implantação dos projetos Pró-Saúde I e II. Rev Bras Enferm[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 36(1):68-75. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1s2/a11v36n1s2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1s2/a1...
-4949 Puccini RF, Gabrielloni MC, Ávila CRB, Figueiredo EN, Andreazza R, Ventura RN. O Pró-Saúde da Universidade Federal de São Paulo: contribuições para institucionalização e integração Universidade/Serviços de Saúde. Rev Bras Enferm[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4];36(supl 2):80-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1s2/a13v36n1s2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1s2/a1...
). - The nurse assistant assists in the training process by the domain of practice, integration of the students with the team and theoretical learning of the practical activity(4242 Nunes DM, Bottan G, Silva LB. Manifestações de egressos de um curso de enfermagem. Rev Mineira Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 15(1):97-104. Available from: http://www.reme.org.br/exportar-pdf/13/v15n1a13.pdf
http://www.reme.org.br/exportar-pdf/13/v...
,5050 Almeida ML, Peres AM. Conhecimentos, habilidades e atitudes sobre a gestão dos formados de enfermagem de uma universidade pública brasileira. Rev Invest Educ Enfermagem[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 30(1):66-76. Available from: http://www.scielo.org.co/pdf/iee/v30n1/v30n1a08
http://www.scielo.org.co/pdf/iee/v30n1/v...
). |