Processos pedagógicos e o papel dos educadores e educandos |
Metodologias/Práticas pedagógicas |
- Mudanças nas práticas pedagógicas são um desafio na enfermagem(1111 Montezzelli JH, Peres AMS. Competência gerencial do enfermeiro: conhecimento publicado em periódicos brasileiros. Cogitare Enferm[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 14(3):553-8. Available from: http://revistas.ufpr.br/cogitare/article/viewFile/16189/10707
http://revistas.ufpr.br/cogitare/article...
). - Práticas pedagógicas problematizadoras visam inserir o estudante na comunidade, possibilitando o reconhecimento do contexto(1717 Moraes JT, Lopes EMT. A formação de profissionais da saúde em IES de Divinópolis, MG. Rev Trab Educ Saúde [Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 7(3):435-44. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n3/03.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n3/03.pdf...
-1818 Munari DB, Rocha BS, Weirich CF, Medeiros M, Bezerra ALQ, Barbosa MA. O modelo de educação de laboratório como estratégia de ensino na formação do enfermeiro: percepção dos egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):89-97. Available from: http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/viewFile/4911/3214
http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCui...
). - A pesquisa é uma forma de aprendizagem significativa, necessitando de mais estímulo(2020 Meira MDD, Kurcgant P. O ensino de administração na graduação: percepção de enfermeiros egressos. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 18(4):670 Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n4/08.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n4/08.pd...
-2121 Costa RKS, Miranda FAN. Opinião do graduando de enfermagem sobre a formação do enfermeiro para o SUS: uma análise da FAEN/ UERN. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 14(1):39-47. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n1/v14n1a07.pdf
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). - Metodologias ativas contribuem para a integração multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar e desenvolvem autonomia de sujeitos críticos e reflexivos(1212 Gonzáles AD, Almeida MJ. Integralidade da saúde: norteando mudanças na graduação dos novos profissionais. Ciênc Saúde Colet[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 15(3):757-62. Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v15n3/v15n3a18.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csc/v15n3/v15n3...
-1313 Carácio FCC, Conterno LO, Oliveira MAC, Oliveira ACH, Marin MJS, Braccialli LAD. A experiência de uma instituição pública na formação do profissional da saúde para atuação em saúde na Atenção Primária. Ciênc Saúde Colet[Internet]. 2014 [cited 2016 Aug 4]; 19(7):2133-42. Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-8123-csc-19-07-02133.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-...
). - A preferência por métodos tradicionais está relacionada às experiências anteriores ou pela falta de preparo dos docentes(1414 Canever GF, Gomes DC, Jesus BH, Spillere LB, Prado ML, Backes VMS. Processo de formação e inserção no mercado de trabalho: uma visão dos egressos de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2014 [cited 2016 Aug 4]; 35(1):87-93. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_1983-1447-rgenf-35-01-00087.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_...
,1616 Farias LD, Silva CC. Administração em enfermagem: desvelando as bases conceituais, metodológicas e pedagógicas de seu ensino em João Pessoa. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):37-44. Available from: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/4894/3207
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/C...
,2727 Sudan LCP, Corrêa AK. Práticas educativas de trabalhadores de saúde: vivência de graduandos de enfermagem. Rev Bras Enferm[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 61(5):576-82. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n5/a08v61n5.pdf
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). - As avaliações ainda são carregadas de características não emancipatórias e reducionistas e não são coerentes com um modelo pedagógico reflexivo, sendo que podem desenvolver a aprendizagem da corresponsabilidade quando feitas de forma dialógica(1616 Farias LD, Silva CC. Administração em enfermagem: desvelando as bases conceituais, metodológicas e pedagógicas de seu ensino em João Pessoa. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):37-44. Available from: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/4894/3207
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/C...
-1717 Moraes JT, Lopes EMT. A formação de profissionais da saúde em IES de Divinópolis, MG. Rev Trab Educ Saúde [Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 7(3):435-44. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n3/03.pdf
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,2323 Higarashi IH, Nale N. O estágio supervisionado de enfermagem em hospitais como espaço de ensino-aprendizagem: uma avaliação. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4];5(Supl):65-070. Available from: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/5156/3341
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). |
Protagonismo dos estudantes |
- Os acadêmicos assumem ou são levados a assumir uma postura passiva, o que prejudica a prática profissional(1818 Munari DB, Rocha BS, Weirich CF, Medeiros M, Bezerra ALQ, Barbosa MA. O modelo de educação de laboratório como estratégia de ensino na formação do enfermeiro: percepção dos egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):89-97. Available from: http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/viewFile/4911/3214
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). - A falta de protagonismo pode estar relacionada às vulnerabilidades das estruturas de poder. Os egressos consideram que cabe ao que ensina o saber. As IES devem criar estratégias a fim de facilitar a participação(3232 Sampaio SF, Kurcgant P. College program evaluation accordin to graduates. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 43(2):481-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a31v43n2.pdf
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). - A falta de autonomia interfere negativamente na formação(3333 Sampaio SF, Kurcgant P. Evaluation of nursing education according to the perception of ex-students. Acta Paul Enferm[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 21(4):556-6. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ape/v21n4/a04v21n4.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ape/v21n4/a04v2...
-3434 Amestoy SC, Cestari ME, Thofern MB, Milbrath VM, Trindade LL, Backes VMS. Processo de formação de enfermeiros líderes. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(6):940-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n6/11.pdf
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). |
Papel do professor |
- A resistência dos estudantes ao trabalho pedagógico a partir de metodologias problematizadoras necessita de atenção dos docentes(1616 Farias LD, Silva CC. Administração em enfermagem: desvelando as bases conceituais, metodológicas e pedagógicas de seu ensino em João Pessoa. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):37-44. Available from: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/4894/3207
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). - A responsabilidade das Instituições de Ensino Superior é formar líderes, críticos, reflexivos, capazes de criar e recriar sua realidade(1818 Munari DB, Rocha BS, Weirich CF, Medeiros M, Bezerra ALQ, Barbosa MA. O modelo de educação de laboratório como estratégia de ensino na formação do enfermeiro: percepção dos egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):89-97. Available from: http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/viewFile/4911/3214
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,2828 Montenegro LC, Menezes MJB. Aspectos que facilitam ou dificultam a formação de enfermeiro em atendimento primário à saúde. Rev Invest Educ Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 29(2):238-47. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=105222400009
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=10...
,3535 Meira MDD, Kurcgant P. Political-ethical skill development in nursing undergraduates. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 47(5):1203-10. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n5/pt_0080-6234-reeusp-47-05-1203.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n5/pt...
-3636 Spessoto MMRL, Real GCM, Bagnato MHS. A percepção de egressos sobre as transformações curriculares ocorridas no curso de graduação em enfermagem. Rev Educ Tem Dig[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 14(2):275-89. Available from: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1234/1249
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). - A autonomia deve ser estimulada no estudante, sem prescindir do suporte e acompanhamento do professor(2020 Meira MDD, Kurcgant P. O ensino de administração na graduação: percepção de enfermeiros egressos. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 18(4):670 Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n4/08.pdf
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). - A organização didático-pedagógica deve ter a participação dos estudantes(2121 Costa RKS, Miranda FAN. Opinião do graduando de enfermagem sobre a formação do enfermeiro para o SUS: uma análise da FAEN/ UERN. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 14(1):39-47. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n1/v14n1a07.pdf
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,2323 Higarashi IH, Nale N. O estágio supervisionado de enfermagem em hospitais como espaço de ensino-aprendizagem: uma avaliação. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4];5(Supl):65-070. Available from: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/5156/3341
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). - A escola tem um papel importante nas experiências de participação, e o processo de ensino-aprendizagem pode influenciar a adesão ao processo participativo(3232 Sampaio SF, Kurcgant P. College program evaluation accordin to graduates. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 43(2):481-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a31v43n2.pdf
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). - A maior parte dos professores não tem preparo para docência(1717 Moraes JT, Lopes EMT. A formação de profissionais da saúde em IES de Divinópolis, MG. Rev Trab Educ Saúde [Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 7(3):435-44. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n3/03.pdf
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,2424 Haddad AE. Nursing and the national policy of education for health care professional for the Brazilian National Health Sistem. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4];45(Spe2):1803-09. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45nspe2/29.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45nspe2...
-2525 Llapa-Rodríguez EO, Carvalho TS, Gois CLF, Guimarães AMAN. Vivências dos estudantes de pré-grau com as matérias de administração de enfermagem. Rev Invest Educ Enferm[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 30(1):86-94. Available from: http://www.scielo.org.co/pdf/iee/v30n1/v30n1a10.pdf
http://www.scielo.org.co/pdf/iee/v30n1/v...
). - Na educação em saúde, o ensino requer preparo dos docentes para o uso de metodologias ativas(1818 Munari DB, Rocha BS, Weirich CF, Medeiros M, Bezerra ALQ, Barbosa MA. O modelo de educação de laboratório como estratégia de ensino na formação do enfermeiro: percepção dos egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):89-97. Available from: http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/viewFile/4911/3214
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). - O professor tem papel facilitador nesse processo e a relação é de aprendizagem mútua(1313 Carácio FCC, Conterno LO, Oliveira MAC, Oliveira ACH, Marin MJS, Braccialli LAD. A experiência de uma instituição pública na formação do profissional da saúde para atuação em saúde na Atenção Primária. Ciênc Saúde Colet[Internet]. 2014 [cited 2016 Aug 4]; 19(7):2133-42. Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-8123-csc-19-07-02133.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-...
,1919 Gesteira ECR, Franco ECD, Cabral ESM, Braga PP, Oliveira VJ. Oficinas como estratégia de ensino-aprendizagem: relato de experiência de docentes de enfermagem. Rev Enferm Cent O Min[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 2(1):134-40. Available from: www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/download/33/264
www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/art...
,2929 Lima MM, Reibnitz KS, Prado ML, Kloh D. Comprehensiveness as a pedagogical principle in nursing education. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2013 [cited 2016 Aug 4]; 22(1):106-13. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n1/pt_13.pdf
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-3030 Sampaio S F, Kurcgant P. The academic participation and its influence on the professional life acordding to the perceptions of nurses. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 43(1):146-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n1/19.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n1/19...
,3232 Sampaio SF, Kurcgant P. College program evaluation accordin to graduates. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 43(2):481-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a31v43n2.pdf
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). - A figura do professor é importante para o estudante desenvolver o gosto pela futura profissão(1414 Canever GF, Gomes DC, Jesus BH, Spillere LB, Prado ML, Backes VMS. Processo de formação e inserção no mercado de trabalho: uma visão dos egressos de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2014 [cited 2016 Aug 4]; 35(1):87-93. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_1983-1447-rgenf-35-01-00087.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_...
,2626 Almeida AH, Soares CB. Ensino de educação nos cursos de graduação em enfermagem. Rev Bras Enferm 2010[cited 2016 Aug 4]; 63(1)111-6. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63n1a18.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63...
,2828 Montenegro LC, Menezes MJB. Aspectos que facilitam ou dificultam a formação de enfermeiro em atendimento primário à saúde. Rev Invest Educ Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 29(2):238-47. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=105222400009
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=10...
). |
Estrutura curricular na formação em enfermagem |
Inserção e articulação de conteúdos no processo de formação |
- O conhecimento fragmentado dificulta a capacidade em lidar com a diversidade(1111 Montezzelli JH, Peres AMS. Competência gerencial do enfermeiro: conhecimento publicado em periódicos brasileiros. Cogitare Enferm[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 14(3):553-8. Available from: http://revistas.ufpr.br/cogitare/article/viewFile/16189/10707
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,1515 Higuchi CH, Fujimori E, Cursino EG, Chiesa AM, Veríssimo MDLOR, Mello DF. Atenção integrada às doenças prevalentes na infância (AIDPI) na prática de enfermeiros egressos da USP. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 32(2):241-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v32n2/a05v32n2.pdf
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). - O princípio da integralidade não possui continuidade no ensino, sendo abordado apenas em disciplinas isoladas da Atenção Básica(1919 Gesteira ECR, Franco ECD, Cabral ESM, Braga PP, Oliveira VJ. Oficinas como estratégia de ensino-aprendizagem: relato de experiência de docentes de enfermagem. Rev Enferm Cent O Min[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 2(1):134-40. Available from: www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/download/33/264
www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/art...
,2929 Lima MM, Reibnitz KS, Prado ML, Kloh D. Comprehensiveness as a pedagogical principle in nursing education. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2013 [cited 2016 Aug 4]; 22(1):106-13. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n1/pt_13.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n1/pt_13...
). - As disciplinas integradas favorecem o processo de ensino-aprendizagem e a atuação em equipe multiprofissional(2222 Souza SNDH, Miyadahira AMK. O desenvolvimento de competências no curso de graduação em enfermagem: percepção de egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4];11(Supl):243-50. Available from: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/17082/pdf
http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.p...
). |
Modelo de Ensino |
- O mercado de trabalho enfatiza a mão-de-obra capacitada em detrimento à formação crítico-reflexiva(1111 Montezzelli JH, Peres AMS. Competência gerencial do enfermeiro: conhecimento publicado em periódicos brasileiros. Cogitare Enferm[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 14(3):553-8. Available from: http://revistas.ufpr.br/cogitare/article/viewFile/16189/10707
http://revistas.ufpr.br/cogitare/article...
,1414 Canever GF, Gomes DC, Jesus BH, Spillere LB, Prado ML, Backes VMS. Processo de formação e inserção no mercado de trabalho: uma visão dos egressos de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2014 [cited 2016 Aug 4]; 35(1):87-93. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_1983-1447-rgenf-35-01-00087.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_...
,1818 Munari DB, Rocha BS, Weirich CF, Medeiros M, Bezerra ALQ, Barbosa MA. O modelo de educação de laboratório como estratégia de ensino na formação do enfermeiro: percepção dos egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):89-97. Available from: http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/viewFile/4911/3214
http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCui...
,2626 Almeida AH, Soares CB. Ensino de educação nos cursos de graduação em enfermagem. Rev Bras Enferm 2010[cited 2016 Aug 4]; 63(1)111-6. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63n1a18.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63...
-2727 Sudan LCP, Corrêa AK. Práticas educativas de trabalhadores de saúde: vivência de graduandos de enfermagem. Rev Bras Enferm[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 61(5):576-82. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n5/a08v61n5.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n5/a08...
,3232 Sampaio SF, Kurcgant P. College program evaluation accordin to graduates. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 43(2):481-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a31v43n2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a3...
,3737 Corbellini VL, Santos BRL, Ojeda BS, Gerhart LM, Eidt OR, Stein SC, et al. Nexos e desafios na formação profissional do Enfermeiro. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(4):555-60. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n4/09.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n4/09....
). - A reprodução do modelo tradicional de atenção à saúde coloca o aprendizado de habilidades técnicas em detrimento das práticas coletivas(1313 Carácio FCC, Conterno LO, Oliveira MAC, Oliveira ACH, Marin MJS, Braccialli LAD. A experiência de uma instituição pública na formação do profissional da saúde para atuação em saúde na Atenção Primária. Ciênc Saúde Colet[Internet]. 2014 [cited 2016 Aug 4]; 19(7):2133-42. Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-8123-csc-19-07-02133.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-...
,3131 Resck ZMR, Gomes ELR. A formação e a prática gerencial do enfermeiro: caminhos para a práxis transformadora. Rev Latino-Am Enfermagem[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4];16(1). Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v16n1/pt_11.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v16n1/pt_1...
,3838 Moretti-Pires RO. Complexidade em Saúde da Família e formação do futuro profissional de saúde. Interface[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 13(30):153-66. Available from: http://www.scielo.br/pdf/icse/v13n30/v13n30a13
http://www.scielo.br/pdf/icse/v13n30/v13...
). - A construção coletiva do ensino facilita a observação do indivíduo como um todo. O ensino integral facilita a visão e a prática integral(1515 Higuchi CH, Fujimori E, Cursino EG, Chiesa AM, Veríssimo MDLOR, Mello DF. Atenção integrada às doenças prevalentes na infância (AIDPI) na prática de enfermeiros egressos da USP. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 32(2):241-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v32n2/a05v32n2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v32n2/a05...
,2828 Montenegro LC, Menezes MJB. Aspectos que facilitam ou dificultam a formação de enfermeiro em atendimento primário à saúde. Rev Invest Educ Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 29(2):238-47. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=105222400009
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,3939 Martins VA, Nakao JRS, Fávero N. Atuação gerencial do enfermeiro na perspectiva dos recém-egressos do curso de enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2006 [cited 2016 Aug 4]; 10(1):101-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v10n1/v10n1a13.pdf
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). - Alguns Projetos Pedagógicos de Curso apresentam disciplinas articuladas que indicam melhor adequação à legislação vigente(1717 Moraes JT, Lopes EMT. A formação de profissionais da saúde em IES de Divinópolis, MG. Rev Trab Educ Saúde [Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 7(3):435-44. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n3/03.pdf
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,3434 Amestoy SC, Cestari ME, Thofern MB, Milbrath VM, Trindade LL, Backes VMS. Processo de formação de enfermeiros líderes. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(6):940-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n6/11.pdf
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,3737 Corbellini VL, Santos BRL, Ojeda BS, Gerhart LM, Eidt OR, Stein SC, et al. Nexos e desafios na formação profissional do Enfermeiro. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(4):555-60. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n4/09.pdf
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,4242 Nunes DM, Bottan G, Silva LB. Manifestações de egressos de um curso de enfermagem. Rev Mineira Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 15(1):97-104. Available from: http://www.reme.org.br/exportar-pdf/13/v15n1a13.pdf
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43 Souza NVDO, Correia LM, Cunha LS, Eccard J, Patrício RA, Antunes TCS. The FENFE/UERJ nursing graduate in the working world. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 45(1):250-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n1/35.pdf
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-4444 Colenci R, Berti H W. Professional development and entering the labor market: the perceptions of nursing graduates. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 6(1):158-66. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n1/en_v46n1a22.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n1/en...
). - A falta de preparo no ensino para supervisionar e liderar a equipe e poucas oportunidades de experiência profissional no campo do gerenciamento são realidades encontradas(4040 Jesus BH, Gomes DC, Spillere LBB, Prado ML, Canever BP. Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2013 [cited 2016 Aug 4]; 17(2):336-45. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n2/v17n2a19.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n2/v17n2...
). - Conteúdos referentes às Políticas de Saúde e ao SUS estão presentes durante a formação(4141 Lourenção DCA, Benito GAV. Competências gerenciais na formação do enfermeiro. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(1):91-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63n1a15.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63...
). |
Gestão compartilhada da formação em saúde |
Teoria e Prática |
- O processo de formação do enfermeiro compreende a apreensão do conteúdo teórico, refletindo esse conhecimento no campo prático(1414 Canever GF, Gomes DC, Jesus BH, Spillere LB, Prado ML, Backes VMS. Processo de formação e inserção no mercado de trabalho: uma visão dos egressos de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2014 [cited 2016 Aug 4]; 35(1):87-93. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_1983-1447-rgenf-35-01-00087.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_...
). - A interação dos aspectos teórico-práticos e o cultivo do pensamento crítico são essenciais para o domínio da profissão(2020 Meira MDD, Kurcgant P. O ensino de administração na graduação: percepção de enfermeiros egressos. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 18(4):670 Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n4/08.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n4/08.pd...
). - Maiores vínculos entre teoria e prática enriquecem o ensino da graduação e possibilitam o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas e sistematizar a assistência(3030 Sampaio S F, Kurcgant P. The academic participation and its influence on the professional life acordding to the perceptions of nurses. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 43(1):146-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n1/19.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n1/19...
). |
|
- A aproximação do estudante com a realidade estabelece um aprendizado significativo e eficaz. O ensino deve propiciar ao estudante a vivência na realidade do mercado de trabalho em diferentes cenários(2020 Meira MDD, Kurcgant P. O ensino de administração na graduação: percepção de enfermeiros egressos. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 18(4):670 Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n4/08.pdf
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,3434 Amestoy SC, Cestari ME, Thofern MB, Milbrath VM, Trindade LL, Backes VMS. Processo de formação de enfermeiros líderes. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(6):940-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n6/11.pdf
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,3737 Corbellini VL, Santos BRL, Ojeda BS, Gerhart LM, Eidt OR, Stein SC, et al. Nexos e desafios na formação profissional do Enfermeiro. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(4):555-60. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n4/09.pdf
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,4646 Tanji S, Silva CMSLMD, Albuquerque VS, Viana LO, Santos NMP. Integração ensino-trabalho-cidadania na formação de enfermeiros. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 31(3):483-90. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n3/v31n3a11.pdf
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). - A falta de oportunidades de estágio é umas das fragilidades encontradas na graduação em enfermagem(2222 Souza SNDH, Miyadahira AMK. O desenvolvimento de competências no curso de graduação em enfermagem: percepção de egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4];11(Supl):243-50. Available from: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/17082/pdf
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29 Lima MM, Reibnitz KS, Prado ML, Kloh D. Comprehensiveness as a pedagogical principle in nursing education. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2013 [cited 2016 Aug 4]; 22(1):106-13. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n1/pt_13.pdf
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39 Martins VA, Nakao JRS, Fávero N. Atuação gerencial do enfermeiro na perspectiva dos recém-egressos do curso de enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2006 [cited 2016 Aug 4]; 10(1):101-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v10n1/v10n1a13.pdf
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42 Nunes DM, Bottan G, Silva LB. Manifestações de egressos de um curso de enfermagem. Rev Mineira Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 15(1):97-104. Available from: http://www.reme.org.br/exportar-pdf/13/v15n1a13.pdf
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43 Souza NVDO, Correia LM, Cunha LS, Eccard J, Patrício RA, Antunes TCS. The FENFE/UERJ nursing graduate in the working world. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 45(1):250-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n1/35.pdf
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). - A receptividade do campo tem um papel importante no desenvolvimento das aulas práticas, permitindo vivenciar o aprendido na teoria(2525 Llapa-Rodríguez EO, Carvalho TS, Gois CLF, Guimarães AMAN. Vivências dos estudantes de pré-grau com as matérias de administração de enfermagem. Rev Invest Educ Enferm[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 30(1):86-94. Available from: http://www.scielo.org.co/pdf/iee/v30n1/v30n1a10.pdf
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). - Divergências entre o papel do enfermeiro que é compreendido na academia e a realidade da prática profissional, gerando contradições entre o discurso e a prática(3030 Sampaio S F, Kurcgant P. The academic participation and its influence on the professional life acordding to the perceptions of nurses. Rev Esc Enferm USP[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 43(1):146-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n1/19.pdf
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34 Amestoy SC, Cestari ME, Thofern MB, Milbrath VM, Trindade LL, Backes VMS. Processo de formação de enfermeiros líderes. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(6):940-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n6/11.pdf
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45 Braccialli LAD, Marvullo MML, Gomes R, Moraes MAA, Almeida Filho OM, Pinheiro OL, et al. Cuidado ampliado em enfermagem. Rev Min Enferm[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 13(3):391-8. Available from: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/204
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46 Tanji S, Silva CMSLMD, Albuquerque VS, Viana LO, Santos NMP. Integração ensino-trabalho-cidadania na formação de enfermeiros. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 31(3):483-90. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n3/v31n3a11.pdf
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-4747 Correia AA, Silva CC, Silva ATMC, Braga JEF. Necessidades dos serviços e exigências da academia: uma articulação possível. Rev Bras Ciênc Saúde[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 13(1):7-12. Available from: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/download/3245/3631
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). |
Integração ensino-serviço e a educação permanente em saúde |
- O compartilhamento do saber técnico dos enfermeiros do serviço com os estudantes ocorre apenas em parte(1414 Canever GF, Gomes DC, Jesus BH, Spillere LB, Prado ML, Backes VMS. Processo de formação e inserção no mercado de trabalho: uma visão dos egressos de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2014 [cited 2016 Aug 4]; 35(1):87-93. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_1983-1447-rgenf-35-01-00087.pdf
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-1515 Higuchi CH, Fujimori E, Cursino EG, Chiesa AM, Veríssimo MDLOR, Mello DF. Atenção integrada às doenças prevalentes na infância (AIDPI) na prática de enfermeiros egressos da USP. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 32(2):241-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v32n2/a05v32n2.pdf
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,4646 Tanji S, Silva CMSLMD, Albuquerque VS, Viana LO, Santos NMP. Integração ensino-trabalho-cidadania na formação de enfermeiros. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 31(3):483-90. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n3/v31n3a11.pdf
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). - A educação permanente é um processo educativo que possibilita o pensar e o fazer no trabalho(1818 Munari DB, Rocha BS, Weirich CF, Medeiros M, Bezerra ALQ, Barbosa MA. O modelo de educação de laboratório como estratégia de ensino na formação do enfermeiro: percepção dos egressos. Rev Ciênc Cuid Saúde[Internet]. 2008 [cited 2016 Aug 4]; 7(1):89-97. Available from: http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/viewFile/4911/3214
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,3434 Amestoy SC, Cestari ME, Thofern MB, Milbrath VM, Trindade LL, Backes VMS. Processo de formação de enfermeiros líderes. Rev Bras Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 63(6):940-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n6/11.pdf
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,3939 Martins VA, Nakao JRS, Fávero N. Atuação gerencial do enfermeiro na perspectiva dos recém-egressos do curso de enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2006 [cited 2016 Aug 4]; 10(1):101-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v10n1/v10n1a13.pdf
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,4848 Reibnitz KS, Daussy MFS, Silva CAJ, Reibnitz MT, Kloh D. Rede docente assistencial UFSC/SMS de Florianópolis: reflexos da implantação dos projetos Pró-Saúde I e II. Rev Bras Enferm[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 36(1):68-75. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1s2/a11v36n1s2.pdf
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). - Estrutura física dos espaços de prática é inadequada para atender aos estudantes. A formação em saúde deve ser considerada como um processo permanente pelas relações de parceria entre ensino-serviço(2828 Montenegro LC, Menezes MJB. Aspectos que facilitam ou dificultam a formação de enfermeiro em atendimento primário à saúde. Rev Invest Educ Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 29(2):238-47. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=105222400009
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,5151 Alves KYA, Dantas CN, Salvador PTCO, Dantas RAN. Vivenciando a classificação internacional de práticas de enfermagem em saúde coletiva: relato de experiência. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2013 [cited 2016 Aug 4]; 17(2):381-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n2/v17n2a25.pdf
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). - A formação do enfermeiro ainda carece de articulação entre ensino e serviço(3636 Spessoto MMRL, Real GCM, Bagnato MHS. A percepção de egressos sobre as transformações curriculares ocorridas no curso de graduação em enfermagem. Rev Educ Tem Dig[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 14(2):275-89. Available from: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1234/1249
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). - As discussões que ocorrem envolvendo estudantes, docentes e enfermeiros dos serviços possuem uma perspectiva transformadora entre ensino e serviço(3838 Moretti-Pires RO. Complexidade em Saúde da Família e formação do futuro profissional de saúde. Interface[Internet]. 2009 [cited 2016 Aug 4]; 13(30):153-66. Available from: http://www.scielo.br/pdf/icse/v13n30/v13n30a13
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,4040 Jesus BH, Gomes DC, Spillere LBB, Prado ML, Canever BP. Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2013 [cited 2016 Aug 4]; 17(2):336-45. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n2/v17n2a19.pdf
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,4646 Tanji S, Silva CMSLMD, Albuquerque VS, Viana LO, Santos NMP. Integração ensino-trabalho-cidadania na formação de enfermeiros. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2010 [cited 2016 Aug 4]; 31(3):483-90. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n3/v31n3a11.pdf
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-4949 Puccini RF, Gabrielloni MC, Ávila CRB, Figueiredo EN, Andreazza R, Ventura RN. O Pró-Saúde da Universidade Federal de São Paulo: contribuições para institucionalização e integração Universidade/Serviços de Saúde. Rev Bras Enferm[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4];36(supl 2):80-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1s2/a13v36n1s2.pdf
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). - O enfermeiro assistencial auxilia no processo de formação pelo domínio da prática, integração dos alunos com a equipe e aprendizado teórico da atividade prática(4242 Nunes DM, Bottan G, Silva LB. Manifestações de egressos de um curso de enfermagem. Rev Mineira Enferm[Internet]. 2011 [cited 2016 Aug 4]; 15(1):97-104. Available from: http://www.reme.org.br/exportar-pdf/13/v15n1a13.pdf
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,5050 Almeida ML, Peres AM. Conhecimentos, habilidades e atitudes sobre a gestão dos formados de enfermagem de uma universidade pública brasileira. Rev Invest Educ Enfermagem[Internet]. 2012 [cited 2016 Aug 4]; 30(1):66-76. Available from: http://www.scielo.org.co/pdf/iee/v30n1/v30n1a08
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). |