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Cenários simulados em enfermagem: revisão integrativa de literatura

RESUMO

Objetivos:

identificar na literatura científica quais os cenários clínicos simulados desenvolvidos e validados para o ensino e aprendizagem em enfermagem.

Métodos:

revisão integrativa, realizada em sete fontes de informação. Utilizaram-se o programa Rayyan para seleção, a análise de conteúdo para exploração dos achados e a ferramenta de avaliação metodológica do percurso de validação, intitulada Avaliação da Qualidade para Estudos de Validade.

Resultados:

identificaram-se, inicialmente, 1.179 manuscritos e 14 compuseram a amostra. Definiram-se duas categorias: Perfil dos cenários clínicos simulados produzidos em enfermagem; e Habilidades clínicas desenvolvidas e seus mecanismos de avaliação.

Considerações Finais:

houve preponderância de cenários de alta fidelidade, construídos no Brasil, nos últimos cinco anos, voltados a estudantes de enfermagem sobre as temáticas da urgência e emergência, cuidado materno e estomaterapia, abordando a avaliação das habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas em enfermagem. A maioria dos estudos obteve boa qualidade metodológica em seu processo de validação de conteúdo.

Descritores:
Estudantes de Enfermagem; Enfermeiras e Enfermeiros; Simulação; Ensino; Aprendizagem

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