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Reflexões de enfermeiras na busca do referencial teórico para assistência na maternidade

RESUMO

Objetivo:

definir o referencial teórico para sustentar a implantação da sistematização da assistência de enfermagem em uma maternidade do sul do Brasil.

Método:

trata-se da etapa preliminar de um estudo metodológico, com abordagem qualitativa dos dados, realizada a partir de uma prática educativa, guiada pelos pressupostos de Paulo Freire, com 15 enfermeiras, no período de agosto a novembro de 2015. A análise de dados buscou identificar os temas emergentes.

Resultados:

como temas emergentes foram elencados: Conhecimento das enfermeiras sobre Teorias de Enfermagem; Dificuldades para implementação da sistematização da assistência de enfermagem; Importância do referencial para subsidiar a prática e; e A prática educativa como possibilidade para efetivação da sistematização da assistência de enfermagem.

Conclusão:

o processo de discussão para a obtenção do referencial teórico permitiu reflexões sobre a prática, reforçando a importância de um referencial teórico para guiar o processo de trabalho e fortalecimento da qualidade da assistência.

Descritores:
Teoria de Enfermagem; Maternidades; Enfermagem Materno-Infantil; Enfermagem; Educação Continuada

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