O significado da gestão do cuidado para docentes de enfermagem na ótica do pensamento complexo Lucca TRS et al.(1818 Lucca TRS, Vannuchi MTO, Garanhani ML, Carvalho BG, Pissinati PSC. The meaning of care management attributed by nursing faculty members from the viewpoint of complex thinking. Rev Gaucha Enferm. 2016;37(3):e61097. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2016.03.61097 https://doi.org/10.1590/1983-1447.2016.0...
) |
2016 Brasil |
Estudo qualitativo e compreensivo, do tipo estudo de caso n = 17 docentes |
Conceito de gestão do cuidado associado à administração e gerenciamento; um conceito fragmentado |
A |
Integralidade do cuidado na formação do enfermeiro: visões e vivências do acadêmico de enfermagem Santos ATS et al.(1919 Santos ATS, Oliveira CB, Passos MC, Andrade ASA, Gallotti FCM. Integralidade do cuidado na formação do enfermeiro: visões e vivências do acadêmico de enfermagem. Enferm Foco. 2019;10(1):122-6. https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n1.1397 https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019....
) |
2019 Brasil |
Estudo exploratório, de cunho descritivo, com abordagem qualitativa n = 9 acadêmicos |
A integralidade do cuidado ainda encontra-se fragmentada, o que demonstra uma fragilidade no processo de formação. |
B |
Práctica pedagógica en la formación para el cuidado de enfermería Tejada S et al.(2020 Tejada S, Ramirez EJ, Díaz RJ, Huyhua SC. Práctica pedagógica en la formación para el cuidado de enfermería. Enferm Univ. 2019;16(1):41-51. https://doi.org/10.22201/eneo.23958421e.2019.1.577 https://doi.org/10.22201/eneo.23958421e....
) |
2019 Peru |
Estudo qualitativo, exploratório, descritivo. n = 21 informantes |
Prática pedagógica ancorada nas relações de cuidado, desarticulação teórico-prática do ensino e do vínculo professor-aluno |
B |
Sentidos do cuidado para acadêmicos de Enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino Garcia FR et al.(2121 Garcia FR, Rendón DCS, Nazareth JB, Amorim TV, Sena CA, Salimena AMO. Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education. J Nurs UFPE. 2020;12:313-8. https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.6977 https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo....
) |
2020 Brasil |
Estudo qualitativo, na perspectiva fenomenológica de Martin Heidegger n = 13 acadêmicos |
Revela uma compreensão que envolve o sentido do cuidado, apresentando percepções sobre a dicotomia do ensino e da prática. |
B |
A gestão do cuidado sob a ótica de enfermeiros supervisores Costa MAR et al.(2222 Costa MAR, Souza VS, Oliveira JLC, Teston EF, Matsuda LM. Care management from the perspective of supervising nurses. Rev Rene. 2017;18(4):476-82. https://doi.org/10.15253/2175-6783.2017000400008 https://doi.org/10.15253/2175-6783.20170...
) |
2017 Brasil |
Estudo qualitativo n = 15 enfermeiros |
A gestão do cuidado apresenta-se de maneira fragmentada, estando ainda atrelada a ações burocráticas, de organização e recursos materiais, físicos e humanos. |
B |
Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de enfermagem Rangel RF et al.(2323 Rangel RF, Backes DS, Ilha S, Zamberlan C, Siqueira HCH, Costenaro RGS. Training for integral care: perception of Nursing teachers and students. J Res Fundam Care Online. 2017;9(2):488-94. https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i2.488-494 https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v...
) |
2017 Brasil |
Estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. n = 7 docentes e 6 discentes |
A integralidade do cuidado precisa ser (re)pensada durante toda a formação acadêmica para transpor o ensino tradicional/ biomédico. |
A |
Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management Silva AM et al.(2424 Silva AM, Celich KLS, Silva TG, Souza SS, Bitencourt JVOV, Bertoncello KCG. Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management. J Res Fundam Care Online. 2018;10(4):1098-102. https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i4.1098-1102 https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v...
) |
2018 Brasil |
Estudo qualitativo, norteado pelo Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire. n = 3 egressas |
O ensino do cuidado precisa ser trabalhado de maneira transversal à prática profissional. |
B |
Assessment of Nursing Care and Teaching: A Qualitative Approach Linares JMM et al.(2525 Martínez-Linares JM, Martínez-Yébenes R, Andúrjar-Afán FA, López-Entrambasaguas OM. Assessment of nursing care and teaching: a qualitative approach. Int J Environ Res Public Health. 2019;16(15):2774. https://doi.org/10.3390/ijerph16152774 https://doi.org/10.3390/ijerph16152774...
) |
2019 Espanha |
Estudo qualitativo, exploratório-descritivo n = 12 profissionais de enfermagem e 12 discentes |
A avaliação do cuidado de enfermagem e a lacuna teórico-prática existente entre a implementação das práticas baseadas em evidências e das práticas baseadas na experiência |
A |