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Entrevistas
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"Promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos clientes/pacientes quanto as de sua comunidade, atuando como agente de transformação social" |
Não identificado |
"Então eu acho que é a capacidade de ele arregimentar mudanças" (P10) "A possibilidade de promover mudança no outro" (P26) |
MEG: 5 - Amplitude: IIQ: 0,83 |
ADVOCACIA EM SAÚDE Refere-se à ação do profissional em reivindicar com e a favor de indivíduos, comunidades e organizações para melhorar a saúde, o bem-estar e a capacitação para ação em Promoção da Saúde(22 Dempsey C, Barry M, Battel-Kirk B. The CompHP core competencies framework for health promotion handbook: workpackage 4 [Internet]. Galway: Executive Agency for Health Promotion and Consumers: National University of Ireland. 2011 [cited 2017 Jul 10]. 1-27. Available from: http://www.szu.cz/uploads/documents/czzp/nerovnosti/2011/5._CompHP_Core_Competencies_Framework_for_Health_Promotion_Handbook_revised.pdf http://www.szu.cz/uploads/documents/czzp...
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Entrevistas
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".. Não só zelar pela sua própria saúde (...), mas também pressionar autoridades ou os órgãos competentes, (...) para atender aos direitos da população" "Assessorar órgãos, empresas e instituições em projetos de saúde" |
"Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde (...)" |
"Você advogar em favor do paciente" (P22). "(...) um outro aspecto é a defesa de interesses (...) essa questão de advocacia dos interesses dos usuários" (P10). |
MEG: 5 - IIQ: 1,00 |
PARCERIA Consiste em trabalhar em colaboração com áreas de conhecimento/disciplinas setores e parceiros para aumentar o impacto e a sustentabilidade das ações de Promoção da Saúde(22 Dempsey C, Barry M, Battel-Kirk B. The CompHP core competencies framework for health promotion handbook: workpackage 4 [Internet]. Galway: Executive Agency for Health Promotion and Consumers: National University of Ireland. 2011 [cited 2017 Jul 10]. 1-27. Available from: http://www.szu.cz/uploads/documents/czzp/nerovnosti/2011/5._CompHP_Core_Competencies_Framework_for_Health_Promotion_Handbook_revised.pdf http://www.szu.cz/uploads/documents/czzp...
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Entrevistas
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"Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde" |
"Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde (...)" |
"Promover alianças com os órgãos responsáveis para estar ajudando também naquele processo de promoção da saúde, as parcerias" (P02) |
MEG: 4,75 - IIQ: 1,00 |
COMUNICAÇÃO Se manifesta ao comunicar ações de promoção da saúde efetivamente, utilizando técnicas e tecnologias apropriadas para diversos públicos(22 Dempsey C, Barry M, Battel-Kirk B. The CompHP core competencies framework for health promotion handbook: workpackage 4 [Internet]. Galway: Executive Agency for Health Promotion and Consumers: National University of Ireland. 2011 [cited 2017 Jul 10]. 1-27. Available from: http://www.szu.cz/uploads/documents/czzp/nerovnosti/2011/5._CompHP_Core_Competencies_Framework_for_Health_Promotion_Handbook_revised.pdf http://www.szu.cz/uploads/documents/czzp...
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"Usar novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para o cuidar" "A comunicação envolve as formas verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias da informação e comunicação" |
"Fazer uso de tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir e compartilhar as fontes de produção e difusão de conhecimentos e tecnologias" "Adequação e objetividade nas formas de comunicação escrita, verbal e não-verbal" |
"Eu acredito que tem que ter conhecimento (...) a habilidade eu trago mais de comunicação" (P17) "Saber lidar com esse aspecto de comunicação, eu acho a competência de comunicação extremamente importante (...) e aí no comunicar envolve saber ouvir e saber falar" (P09). |
MEG: 5,0 - IIQ: 0,66 |
LIDERANÇA Contribuir para o desenvolvimento de uma visão compartilhada e direções estratégicas para a ação em promoção da saúde(22 Dempsey C, Barry M, Battel-Kirk B. The CompHP core competencies framework for health promotion handbook: workpackage 4 [Internet]. Galway: Executive Agency for Health Promotion and Consumers: National University of Ireland. 2011 [cited 2017 Jul 10]. 1-27. Available from: http://www.szu.cz/uploads/documents/czzp/nerovnosti/2011/5._CompHP_Core_Competencies_Framework_for_Health_Promotion_Handbook_revised.pdf http://www.szu.cz/uploads/documents/czzp...
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"O trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões..." "Os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, (...)lideranças na equipe de saúde" |
"Demonstrar liderança com os alunos e com a comunidade escolar" "Resolver problemas concretos da prática profissional e da dinâmica das instituições educacionais, zelando pela aprendizagem e pelo desenvolvimento dos alunos e comunidade escolar" |
"Para promoção da saúde entra as competências de liderança" (P05) "Assim, ele precisa ter aquele espírito de liderança, saber movimentar, coordenar pessoas, ações" (P06) |
MEG: 4,66 - IIQ: 1,00 |
DIAGNÓSTICO Refere-se à ação de diagnosticar as necessidades e potencialidades de parceria com os atores/parceiros sociais, no contexto dos determinantes políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos que promovem ou comprometem a saúde(22 Dempsey C, Barry M, Battel-Kirk B. The CompHP core competencies framework for health promotion handbook: workpackage 4 [Internet]. Galway: Executive Agency for Health Promotion and Consumers: National University of Ireland. 2011 [cited 2017 Jul 10]. 1-27. Available from: http://www.szu.cz/uploads/documents/czzp/nerovnosti/2011/5._CompHP_Core_Competencies_Framework_for_Health_Promotion_Handbook_revised.pdf http://www.szu.cz/uploads/documents/czzp...
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Entrevistas
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"Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações" "Identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes" |
"Considerar criticamente as características, interesses e necessidades dos alunos e da comunidade escolar" "Compreender as implicações socioculturais, políticas, econômicas e ambientais (...) de modo a agir de forma crítico-superadora" |
"Então eu acho que é a habilidade de identificar o problema, conhecer tecnicamente o problema em questão" (P01) "Desenvolver neles um pensamento crítico-reflexivo que eles consigam identificar um problema, não só enxergar uma realidade e ver um problema aparente, mas enxergar o que está para além daquele problema" (P14) |
MEG: 5,0 - IIQ: 0,66 |
PLANEJAMENTO Compreende ações de mobilização de indivíduos para desenvolver metas e objetivos de promoção da saúde que podem ser medidos, baseados no diagnóstico das necessidades e potencialidades em parceria com os atores/parceiros sociais(22 Dempsey C, Barry M, Battel-Kirk B. The CompHP core competencies framework for health promotion handbook: workpackage 4 [Internet]. Galway: Executive Agency for Health Promotion and Consumers: National University of Ireland. 2011 [cited 2017 Jul 10]. 1-27. Available from: http://www.szu.cz/uploads/documents/czzp/nerovnosti/2011/5._CompHP_Core_Competencies_Framework_for_Health_Promotion_Handbook_revised.pdf http://www.szu.cz/uploads/documents/czzp...
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Entrevistas
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"Responder as especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente" "Coordenar o trabalho em equipe, selecionar, priorizar e analisar problemas para construir planos de intervenção " |
"Planejamento, aplicação e avaliação dos programas de intervenção profissional" |
"As competências têm que estar na questão do planejamento" (P08) "Acho que o profissional tem que ser um educador, tem que ser gestor, saber planejar" (P21) |
MEG: 5,0 - IIQ: 1,00 |
IMPLEMENTAÇÃO Fundamenta-se na implementação de ações de promoção da saúde efetivas, eficientes, culturalmente sensíveis e éticas, em parceria com os atores/parceiros sociais(22 Dempsey C, Barry M, Battel-Kirk B. The CompHP core competencies framework for health promotion handbook: workpackage 4 [Internet]. Galway: Executive Agency for Health Promotion and Consumers: National University of Ireland. 2011 [cited 2017 Jul 10]. 1-27. Available from: http://www.szu.cz/uploads/documents/czzp/nerovnosti/2011/5._CompHP_Core_Competencies_Framework_for_Health_Promotion_Handbook_revised.pdf http://www.szu.cz/uploads/documents/czzp...
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Entrevistas
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"Planejar e implementar programa de educação e promoção à saúde, considerando as especificidades dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento" |
"Analisar reflexivamente para intervir eticamente nas situações do seu cotidiano profissional" "Planejamento, aplicação e avaliação dos programas de intervenção profissional" |
"Planejar as ações, implementar e avaliar" (P12) "Realizar intervenções, implementação e avaliação" (P13) |
MEG: 5,0 - IIQ: 0,83 |
AVALIAÇÃO E PESQUISA Utilização de métodos de avaliação e pesquisa apropriados, em parceria com os atores/parceiros sociais, para determinar o alcance, o impacto e a efetividade das ações de promoção da saúde(22 Dempsey C, Barry M, Battel-Kirk B. The CompHP core competencies framework for health promotion handbook: workpackage 4 [Internet]. Galway: Executive Agency for Health Promotion and Consumers: National University of Ireland. 2011 [cited 2017 Jul 10]. 1-27. Available from: http://www.szu.cz/uploads/documents/czzp/nerovnosti/2011/5._CompHP_Core_Competencies_Framework_for_Health_Promotion_Handbook_revised.pdf http://www.szu.cz/uploads/documents/czzp...
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Entrevistas
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"Avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas" "Desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional' |
"Conhecer, dominar, produzir, selecionar e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias" "Assumir uma atitude crítico-reflexiva sobre os resultados de pesquisa para adequação e o aprimoramento das intervenções" |
"A avaliação é também de suma importância" (P29) "Monitorar as ações, avaliar, e aí a própria questão das pesquisas (...) se eu não avaliar, se eu não pesquisar, uma avaliação é uma pesquisa, só que uma pesquisa que vai ter um retorno" (P07) |
MEG: 5,0 - IIQ: 0,60 |