RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES
O corpo da enfermeira docente como instrumento do ensino: um estudo sobre representações sociais de professoras de graduação
Lecticia R. Rocha Salituro
Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientadora: Isaura Setenta Porto
Co-orientador: Jacques Cauthier
SALITURO, Lecticia R. Rocha. O corpo da enfermeira docente como instrumento do ensino: um estudo sobre representações sociais de professoras de graduação. Dissertação de Mestrado; UFRJ, EEAN. Rio de Janeiro, 1996.
Dissertação de Mestrado, financiada pelo CNPq, sobre as representações de professoras de graduação em enfermagem, cujos objetivos foram: descrevê-las e avaliá-las para estabelecer o seu senso comum, e discutir suas implicações para o ensino. Utilizando o referencial teórico das representações sociais, a produção de dados baseou-se em técnicas de criatividade-sensibilidade realizadas com onze docentes da EEAN/UFRJ. Após o tratamento, a classificação e a categorização dos dados produzidos, dois núcleos figurativos das representações surgiram. "O Corpo da Enfermeira Docente enquanto Docilizador/Formador" e "O Corpo da Enfermeira Docente enquanto Libertador/Transformador". Após análise, os sensos comuns derivados das representações ficaram assim constituídos: em uma expressão artística, livre através da teatralidade incorpora ação conduzida pelos sentimentos, troca de conhecimentos entre corpos em relação dialógica, implica equilíbrio; e outra expressão controladora, regulando a conduta e interditando a sensualidade. Ela remete aos modelos que privilegiam a cabeça/intelecto, descorporificando e descarnando o corpo da professora.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
11 Dez 2014 -
Data do Fascículo
Set 1997