RESUMO
Objetivo: compreender a percepção sobre a inserção no mercado de trabalho dos egressos de um curso de Enfermagem que utiliza métodos ativos de aprendizagem.
Método: estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, realizado a partir de 17 entrevistas com egressos dos anos de 2012 a 2014. A análise se deu por meio da técnica da Hermenêutica Dialética, subsidiada pelo quadro teórico da Teoria da Complexidade.
Resultados: identificou-se, na fala dos egressos, aspectos relacionados à segurança para atuação no mercado de trabalho, ao estímulo à proatividade e à iniciativa para o aprendizado proporcionado pelo método ativo, à dificuldade para o trabalho em equipe e à falta de vivência nas especialidades.
Considerações Finais: revelam-se avanços e desafios marcados por contradições na forma de agir e pensar do egresso ao se inserir no mercado de trabalho, o que representa uma condição inerente aos processos de mudanças, perspectiva do pensamento complexo.
Descritores: Educação em Enfermagem; Avaliação de Resultados; Estudantes de Enfermagem; Aprendizagem Baseada em Problemas; Mercado de Trabalho