RESUMO
Objetivo:
Descrever a reorganização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Belo Horizonte durante a pandemia do novo coronavírus, utilizando a ferramenta de qualidade PlanDo-Check-Act.
Métodos:
Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a reorganização da assistência num serviço de atendimento pré-hospitalar móvel durante a pandemia do novo coronavírus, no período de março a julho de 2020. Foi aplicada a ferramenta da qualidade Plan-Do-Check-Act para condução do processo.
Resultados:
Elaboração de protocolo assistencial, reuniões, treinamentos, acréscimo de ambulâncias, contratação de profissionais e outras ações foram realizadas, com subsequente avaliação e monitoramento. Ao serem identificadas falhas ou novas necessidades, ações e mudanças foram implementadas mantendo-se o monitoramento e avaliação na rotina do trabalho.
Considerações finais:
A reorganização do serviço por meio da construção de um protocolo e tendo como ferramenta de gestão o Plan-Do-Check-Act foi essencial para promover uma assistência segura aos profissionais e aos pacientes.
Descritores:
Assistência Pré-Hospitalar; Ambulâncias; Infecções por Coronavirus; Pandemias; Administração de Serviços de Saúde