Acessibilidade / Reportar erro

Adesão ao protocolo de sepse em uma maternidade de referência para alto risco

RESUMO

Objetivo:

Descrever a adesão ao protocolo de sepse por enfermeiras obstétricas na triagem obstétrica de uma maternidade de referência para gestação de alto risco.

Métodos:

Estudo quantitativo, documental e retrospectivo com 105 gestantes atendidas na triagem obstétrica com critérios de sepse. Realizou-se coleta de dados mediante prontuários eletrônicos utilizando formulários estruturados. Organizaram-se os resultados em tabelas, empregando-se a estatística descritiva. Esta pesquisa seguiu os conceitos éticos que envolvem estudos com seres humanos.

Resultados:

Identificaram-se 105 checklists de abertura de protocolo de SEPSE por enfermeiras obstétricas. Quanto às etapas do protocolo de sepse realizadas, coletaram-se lactato (97,1% dos casos) e hemocultura (98,1%), administrou-se antibioticoterapia (94,3%) e realizou-se hidratação (51,4%).

Conclusão:

Evidenciou-se abertura de protocolo de sepse para todas as mulheres que preenchiam os critérios. No entanto, as etapas não foram efetivadas totalmente como preconizado pelo protocolo institucional; e não foi administrado o antibiótico de largo espectro recomendado.

Descritores:
Gravidez; Protocolo Clínico; Maternidade; Sepse; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br