RESUMO
Objetivos:
identificar o estilo de aprendizagem dos enfermeiros de atenção primária à luz da Teoria da Aprendizagem Experiencial de David Kolb.
Métodos:
estudo qualitativo descritivo e exploratório. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado para a coleta dos dados, e a análise de conteúdo, para o tratamento dos dados.
Resultados:
enfermeiras que atuam na atenção primária apresentaram diferentes estilos de aprendizagem: divergente, que combina experiência ativa e observação reflexiva; assimilador, que combina observação reflexiva e conceitualização abstrata; convergente, que associa conceitualização abstrata e experiência concreta; e acomodador, que une a experiência concreta e a experiência ativa.
Considerações Finais:
aprender pela experiência requer que o conhecimento seja compreendido e transformado. Enfermeiras aprendem de modos diferentes, pois apresentam diferentes estilos de aprendizagem. Portanto, reconhecer os estilos de aprendizagem dos enfermeiros é importante para fomentar o desenvolvimento profissional contínuo e garantir um cuidado de enfermagem seguro.
Descritores:
Enfermeiras; Aprendizagem Prática; Atenção Primária à; Saúde; Aprendizagem; Educação Continuada