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Atendimento on-line em saúde mental durante a pandemia da COVID-19

RESUMO

Objetivo:

Caracterizar os usuários, os atendimentos e as motivações para busca de atendimento online em saúde mental durante a pandemia da COVID-19.

Métodos:

Estudo descritivo, retrospectivo, com análise documental de prontuários de usuários atendidos entre abril e julho de 2020.

Resultados:

Dos 258 acessos, 159 foram efetivados, e 99 foram mensagens off-line. Apesarde o mês de maio apresentar 61 (38,36%) atendimentos, em abril ocorreram 49 (30,82%) em 18 dias de acolhimento. Mais de 89% dos acessos foram de mulheres, entre 40 e 59 anos. Dasmotivações na busca por atendimento, destacam-se a ansiedade, medo, depressão, tristeza, choro, estresse e ideação suicida.

Considerações finais:

O chat é uma oportunidade de intervenção rápida, precoce e com curto tempo de espera para as pessoas que necessitam de cuidado em saúde mental. Portanto, ressalta-se a importância de se investir na formação de profissionais de enfermagem para a atuação na saúde mental.

Descritores:
Saúde Mental; Consulta Remota; Pandemias; Enfermagem; Psicologia

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