Acessibilidade / Reportar erro

Capacidade funcional e qualidade de vida de octogenários hospitalizados

RESUMO

Objetivo:

avaliar capacidade de desenvolver atividades de vida diária (AVD) e correlacionar capacidade funcional com a qualidade de vida (QV) dos octogenários hospitalizados.

Método:

estudo transversal com 128 pacientes, utilizando os instrumentos de qualidade de vida WHOQOL-OLD e WHOQOL-BREF e a Escala de Katz.

Resultados:

a maioria apresentou grau máximo de dependência; pacientes com maior escolaridade tiveram menor independência; idosos com dependência parcial e independência tiveram maiores escores na percepção da QV; nos domínios autonomia, atividades passadas, presentes e futuras; e melhor QV geral comparados àqueles com grau máximo de dependência. Os com dependência parcial apresentaram maiores escores no domínio morte e morrer quando comparados aos independentes.

Conclusão:

a QV dos idosos associa-se à manutenção da autonomia e à capacidade funcional. Existe um declínio na saúde do idoso durante o processo de hospitalização, devido à limitação em realizar suas AVD e à falta de estímulo por parte da equipe de saúde.

Descritores:
Idoso; Hospitalização; Enfermagem Geriátrica; Qualidade de Vida; Envelhecimento

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br