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Religiosidade e espiritualidade em saúde mental: formação, saberes e práticas de enfermeiras

RESUMO

Objetivo:

analisar a formação, os saberes e as práticas de enfermeiras na interface religiosidade/ espiritualidade no contexto dos Centros de Atenção Psicossocial.

Métodos:

estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em uma região metropolitana do Ceará. Foram entrevistadas quatro enfermeiras, sendo os dados examinados pela técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

emergiram quatro categorias da análise: Déficit no ensino das práticas religiosas e espirituais na formação superior em enfermagem; Visão do conceito de religiosidade e espiritualidade; Religiosidade e espiritualidade como parte integrante da pessoa; Acolhimento das práticas religiosas e espirituais como auxílio ao tratamento.

Considerações finais:

identificou-se um déficit no ensino da graduação de enfermagem concernente à religiosidade e espiritualidade. Contudo, as profissionais entrevistadas compreendem a importância das dimensões religiosa e espiritual no processo terapêutico, mesmo não diferenciando os conceitos com exatidão.

Descritores:
Enfermagem; Saúde Mental; Religião; Espiritualidade; Cuidados de Enfermagem

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