RESUMO
Objetivo:
relatar a experiência da construção do conhecimento de enfermagem a partir das teorias de enfermagem e dos pontos de tangência com a práxis do enfermeiro.
Método:
relato de experiência sobre as reflexões a partir de conteúdos abordados na disciplina oferecida em Programa de Pós-Graduação de Enfermagem stricto sensu de uma universidade pública estadual. Foram apresentados seminários pelos alunos trazendo as principais teorias de enfermagem, gerando ampla discussão correlacionando-as à prática do enfermeiro. Revisão e reflexão dos conteúdos abordados.
Resultado:
definiram-se dois temas: a formação do aluno de graduação de enfermagem e a construção do conhecimento em relação aos conceitos das teorias de enfermagem; e modelos assistenciais e o raciocínio crítico do enfermeiro acerca da aplicabilidade das teorias de enfermagem.
Considerações Finais:
as reflexões produzidas permearam a construção e apreensão do conhecimento e dos significados representativos da prática assistencial a partir dos pressupostos e constructos das teorias.
Descritores:
Teoria de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Processo de Enfermagem