Acessibilidade / Reportar erro

Enteropatias parasitárias: literacia em saúde por telefonia com homens em áreas de pobreza na sindemia

RESUMO

Objetivos:

avaliar práticas de Educação Popular em Saúde sobre parasitoses intestinais, realizadas por contato telefônico com homens residentes em comunidades urbanas do Rio de Janeiro, Brasil, durante a sindemia de COVID-19.

Métodos:

estudo quase-experimental, quantitativo e descritivo, realizado com homens de 20 a 59 anos. Foi aplicado o pré-teste, e os participantes, distribuídos em dois grupos: controle e experimental. Foram realizadas práticas de Educação Popular em Saúde com grupo experimental e aplicado o pós-teste para ambos.

Resultados:

práticas de educação em saúde foram significativas no grupo experimental, com redução das respostas incorretas. Houve aumento de respostas incorretas no pós-teste do grupo controle.

Conclusões:

a Política Nacional de Educação Popular em Saúde contribuiu para qualificar a literacia em saúde de homens sobre parasitoses intestinais. A prática por contato telefônico mostrou-se uma potente estratégia para a enfermagem e as políticas públicas acessarem este grupo e promoverem saúde na Atenção Primária à Saúde.

Descritores:
Enteropatias Parasitárias; Homens; Áreas de Pobreza; Educação em Saúde; Enfermagem de Atenção Primária

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br