Representação social do cuidado de enfermagem em saúde mental: estudo qualitativa(1111 Macedo JQ, Silveira MFA, Eulálio MC, Fraga MNO, Braga VAB. Social representation of nursing care in mental health: qualitative study. O Braz J Nurs[Internet]. 2011[cited 2017 Oct 21];9(3). Available from: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20103139
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2011 Brasil |
Objetivou compreender as representações sociais do Cuidado de Enfermagem em Saúde Mental elaboradas pelos concluintes dos cursos de graduação em Enfermagem. |
A amostra foi composta por 12 alunos que participaram de entrevistas semi-diretivas. |
O cuidado de Enfermagem em saúde mental encontra-se representado na humanização da atenção em saúde mental. |
Essa representação propicia a mudança na percepção dos concluintes a partir das experiências teórico- práticas e permitem que visualizem uma distinção entre a prática profissional do enfermeiro no contexto atual e o papel atribuído a este de acordo com os preceitos da Reforma Psiquiátrica. |
Referencial de horta como instrumento de ensino-aprendizagem em enfermagem: pesquisa convergente assistência(1212 Montezeli JH, Venturi KK, Peres AM, Labronici LM, Maftum MA, Wolff LDG. Horta's benchmark as a tool of nursing teaching-learning: assistential convergent research. O Braz J Nurs[Internet]. 2009 [cited 2017 Feb 10];8(1). Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/205555
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2014 Brasil |
Utilizar o referencial de Wanda Horta junto a quinze alunos de gradução de Enfermagem, durante estágio prático, de uma faculdade de ensino privado na Cidade de Curitiba, e verificar a percepção dos graduandos sobre a relação da trajetória. |
Pesquisa qualitativa convergente assistencial. Estudantes de Enfermagem em estágio prático em unidade assistencial. |
Os estudantes consideraram que a realização da prática proporcionou a visualização integral do indivíduo, a integração da teoria e prática na disciplina, e a facilitação da humanização do cuidado. |
Énecessário que as práticas de Enfermagem sejam pautadas em referenciais teóricos, de modo a proporcionar a visão holística do cliente, a cientificidade como base dos cuidados de Enfermagem, de modo a minimizar os cuidados tecnicistas presentes nas instituições de saúde e acadêmicas. |
Percepção de acadêmicos de enfermagem sobre o cuidado em saúde mental em domicílio: uma abordagem qualitativa(1313 Lima G, Feltrin J, Rodrigues J, Buriola A. Perception of nursing students on mental health home-care: a qualitative approach. JRFCO[Internet]. 2016[cited 2017 Oct 21];8(2):4255-68. Available from: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/4310
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2016 Brasil |
Compreender a percepção de acadêmicos de Enfermagem sobre o cuidado em saúde mental em domicílio, realizado por meio de atividades de extensão universitária. |
Pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa. Acadêmicos de Enfermagem. |
Os dados resultaram em três categorias: "A extensão universitária em saúde mental como oportunidade para o crescimento pessoal e acadêmico", "Reformulando conceitos de cuidado por meio da extensão universitária em saúde mental", "A extensão universitária em saúde mental como facilitadora do cuidado humanizado". |
Os acadêmicos compreendem a extensão universitária como uma maneira de adquirir conhecimentos e habilidades diversificadas por terem a oportunidade de operacionalizar uma aproximação eficaz com a família e com o cotidiano da Pessoa com Transtorno Mental (PTM). |
La investigación en el enfoque de los cuidados: perspectiva de los estudiantes de enfermeira
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1414 Lobo A. Research approach to care: perspective of nursing students. Horiz Enferm[Internet]. 2013[cited 2017 Oct 21];24(1):17-23. Available from: http://horizonteenfermeria.uc.cl/images/pdf/24-1/16_investigaci_horizonte%2024-12013.pdf
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2013 Portugal |
Conhecer a percepção dos alunos de Enfermagem sobre a relação entre pesquisa e a qualidade dos cuidados de Enfermagem. |
Estudo transversal, exploratório descritivo de abordagem qualitativa. Estudantes do segundo ano de Enfermagem, tendo como critério de inclusão ter cursado a disciplina de "investigação em Enfermagem" e ter desenvolvidos ao menos dois períodos de práticas assistenciais. |
Da análise dos discursos dos participantes, emergiram as seguintes categorias: Humanização/ singularidade do cuidado e desenvolvimento profissional. |
Segundo os estudantes, a pesquisa possibilita o avanço profissional e o enfoque em cuidados holísticos. |
Compreensão de estudantes de enfermagem sobre a segurança do paciente(1515 Eberle CC, Silva APSS. Nursing students' understanding on patient safety. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2016[cited 2017 Oct 21];30(4):1-9. Available from: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/21701/pdf
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2016 Brasil |
Conhecer a compreensão de acadêmicos de Enfermagem sobre a segurança do paciente. |
Estudo descritivo exploratório de caráter qualitativo Estudantes do 3º e 4º ano de Enfermagem. |
Emergiram as categorias Significado de Segurança do Paciente e Articulação do Saber Teórico com a Prática do Cuidado. Os estudantes associaram a segurança do paciente ao ambiente hospitalar e aos conceitos de humanização, ética profissional, autonomia do paciente e biossegurança. |
Evidenciou-se a percepção de que cuidado seguro é garantido pela assistência livre de erros. |
A distância da proximidade entre o asilo psiquiátrico e a produção de sentidos: o aprendizado de enfermagem psiquiátrica nos dias atuais(1616 Rocha G, Barcelos I, Coloda R. The distance between the psychiatric asylum and the production of meaning: learning in psychiatric nursing today. Rev Pesqui: Cuid Fundam[Internet]. 2010 [cited 2017 Oct 21];2(4). Available from: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/580
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2010 Brasil |
Identificar os desafios do campo de prática em saúde mental na produção de conhecimento acerca do impacto da mudança do olhar estigmatizado para o humanizado sobre os asilados psiquiátricos. |
Estudo qualitativo e descritivo Estudantes de Enfermagem em curso da disciplina de Enfermagem na Atenção à Psiquiatria. |
Foco no cuidado do corpo e na atuação de Enfermagem com relação a caracterização do cliente; a especificidade e o receio no tratamento; a preocupação em conhecer o ambiente; preocupação com atividades da disciplina antes e durante o período de ensino prático. |
O campo de ensino prático permitiu ainda, a reaproximação do aluno com as questões do preconceito, do modelo biomédico de exclusão dos sentidos, trazendo um aprendizado humanizado para o cuidado. |
As práticas lúdicas no cotidiano do cuidar em enfermagem pediátrica(1717 Brito TRP, Resck ZMR, Moreira DS, Marques SM. The playful in the daily practices of care in pediatric nursing. Esc Anna Nery[Internet]. 2009[cited 2017 Oct 21];13(4):802-8. Available from: http://eean.edu.br/detalhe_artigo.asp?id=489
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2009 Brasil |
Apreender dos acadêmicosde Enfermagem o fazer práticas lúdicas com crianças hospitalizadas durante a formação profissional. |
Abordagem qualitativa fenomenológica. Estudantes de Enfermagem do 8º período. |
Evidenciados pelas categorias motivação/gratificação, falta de empenho e iniciativa, e impotência. |
A inserção do lúdico em pediatria se processa gradativamente, e que o fazer práticas lúdicas implica rever a formação acadêmica, tornando a articulação ensino/pesquisa/extensão forte e coerente, para que os conteúdos enfatizem a humanização e integralização da assistência. |
Algo se está moviendo en los hospitales, ¿Será quizás la humanización clínica?
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1818 Jiménez AP, Amengual CH, Perdiz AM, Vicens EP, Agullo IR. Algo se está moviendo en los hospitales, ¿será quizás la humanización clínica? Cultura Cuid [Internet]. 2009[cited 2017 Oct 21];10(25):98-103. Available from: https://doi.org/10.14198/cuid.2009.25.13
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2009 |
Apresentam-se resultados obtidos da análise de respostas do alunado, em relação à percepção, crenças e atitudes sobre o processo de Humanização Clínica nos hospitais. |
Estudo descritivo transversal. Estudantes de terceiro ano do curso de Enfermagem. |
Os estudantes acreditam que seja fundamental a aquisição de conhecimentos e estratégias comunicativas e sociais para a abordagem emocional em relação ao paciente e sua família. |
Conclui-se que "está ocorrendo algo", ainda que de maneira muito lenta, atendendo à mudança no processo de humanização dos cuidados. |