Acessibilidade / Reportar erro

Espiritualidade e religiosidade para a transcendência do ser idoso

RESUMO

Objetivo:

compreender as experiências de vida que favorecem a transcendência do ser idoso.

Método:

estudo qualitativo, fenomenológico hermenêutico, em dois grupos de convivência de idosos. A seleção dos participantes foi por amostragem intencional: 11 idosos, atingindo saturação teórica. Coleta de dados através de uma entrevista fenomenológica com uma questão detonadora. Foram cumpridos ss princípios éticos da Lei Geral de Saúde em pesquisa em Saúde. Análise com círculo hermenêutico Heideggeriano.

Resultados:

destacou-se a unidade de significado sobre a consciência de um poder superior para a transcendência, onde a espiritualidade e a religiosidade são recursos dos idosos para a força, se sentir-se protegido, superação de situações difíceis e atingir a plenitude; ambas favorecem a compreensão de sua historicidade manifestando a iluminação.

Considerações finais:

a transcendência do ser idoso é favorecida pela espiritualidade, as experiências de sua vida cotidiana são imbuídas de um relacionamento espiritual e religioso que dá sentido à sua existência.

Descritores:
Idoso; Espiritualidade; Religiosidade; Enfermagem; Filosofia em Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br