Acessibilidade / Reportar erro

A prática reflexiva de enfermeiros residentes no processo ensino-aprendizagem em hospitais de ensino

RESUMO

Objetivo:

Analisar a prática reflexiva no processo ensino-aprendizagem de enfermeiros em programas de residência em hospitais de ensino de Minas Gerais, Brasil.

Métodos:

Estudo de caso, baseado no referencial da prática reflexiva, desenvolvido em dois hospitais de ensino. Realizaram-se observação e entrevista de residentes do primeiro e segundo ano, e incluídos, para análise em profundidade, cinco participantes, cujos dados foram submetidos à análise de distribuição de frequência e à Análise do Discurso Crítica.

Resultados:

Em 519 atividades observadas, houve identificação de elementos de reflexão em 22,2%, especialmente escuta com atenção operativa e expressão de dúvidas. Os discursos indicaram a prática como o melhor momento para o ensino-aprendizagem pelo potencial de produzir reflexões. Aprender fazendo e discussão de casos foram consideradas estratégias potenciais para a aprendizagem reflexiva.

Considerações Finais:

Evidenciou-se a reflexão conhecer-na-ação como a predominante na formação dos residentes, com poucas oportunidades para reflexão sobre a reflexão-na-ação.

Descritores:
Aprendizagem; Enfermeiras e Enfermeiros; Hospitais de Ensino; Prática Profissional; Preceptoria

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br