Acessibilidade / Reportar erro

Estilos de aprendizagem de enfermeiros que atuam na atenção primária à luz de David Kolb

RESUMO

Objetivos:

identificar o estilo de aprendizagem dos enfermeiros de atenção primária à luz da Teoria da Aprendizagem Experiencial de David Kolb.

Métodos:

estudo qualitativo descritivo e exploratório. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado para a coleta dos dados, e a análise de conteúdo, para o tratamento dos dados.

Resultados:

enfermeiras que atuam na atenção primária apresentaram diferentes estilos de aprendizagem: divergente, que combina experiência ativa e observação reflexiva; assimilador, que combina observação reflexiva e conceitualização abstrata; convergente, que associa conceitualização abstrata e experiência concreta; e acomodador, que une a experiência concreta e a experiência ativa.

Considerações Finais:

aprender pela experiência requer que o conhecimento seja compreendido e transformado. Enfermeiras aprendem de modos diferentes, pois apresentam diferentes estilos de aprendizagem. Portanto, reconhecer os estilos de aprendizagem dos enfermeiros é importante para fomentar o desenvolvimento profissional contínuo e garantir um cuidado de enfermagem seguro.

Descritores:
Enfermeiras; Aprendizagem Prática; Atenção Primária à; Saúde; Aprendizagem; Educação Continuada

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br