Acessibilidade / Reportar erro

Entrevista familiar para doação de órgãos e tecidos: pressupostos de uma boa prática

RESUMO

Objetivos:

identificar informações que possam subsidiar a elaboração de pressupostos de boas práticas para o desenvolvimento da entrevista familiar para doação de órgãos e tecidos.

Métodos:

scoping study, realizado em dois hospitais brasileiros da Região Sul, entre abril e dezembro de 2017, incluiu revisão integrativa e consulta a 15 famílias que vivenciaram a entrevista para doação de órgãos. Utilizou-se a análise de conteúdo e o modelo de entrevista familiar de Alicante para análise dos dados.

Resultados:

consolidaram-se três categorias: comunicação da morte, que mostra a necessidade de conhecer a história da hospitalização do paciente; apoio emocional, a equipe deve ter domínio das etapas do luto; informação sobre doação, o profissional precisa conhecer as etapas do processo de doação e respeitar o tempo da família.

Considerações Finais:

os pressupostos para melhores práticas apontam a necessidade de capacitação da equipe, o respeito ao tempo da família e o uso de linguagem simples.

Descritores:
Transplante; Entrevista; Família; Obtenção de Tecidos Órgãos; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br