Acessibilidade / Reportar erro

Configuração das relações de poder nas práticas profissionais de médicos e enfermeiros

RESUMO

Objetivo:

analisar a configuração das relações de poder constituídas nos e pelos saberes e práticas cotidianas de médicos e enfermeiros em um Centro de Terapia Intensiva.

Método:

pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado com médicos e enfermeiros de um Centro Terapia Intensiva de um hospital de Belo Horizonte, Minas Gerais. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de discurso na perspectiva Foucaultiana.

Resultados:

foram elaboradas três categorias - Identidade profissional: o reconhecimento de si na profissão; Disciplina: atitudes individualizantes ou necessidade coletiva?; e Circularidade do conhecimento e do poder na constituição das práticas cotidianas.

Considerações finais:

a identidade, a disciplina e circulação do poder se conectam em um movimento contínuo de subjetivação do sujeito que, por sua vez, utiliza-se do discurso como estratégia de persuasão para modificar a posição assumida em diferentes situações, fazendo com que o poder circule.

Descritores:
Relações Médico-Enfermeiro; Hospitais; Poder (Psicologia); Prática Profissional; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br