Acessibilidade / Reportar erro

Estresse e níveis de cortisol capilar entre a equipe de enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Analisar características de trabalhadores de enfermagem da área hospitalar com a presença de estresse e associar com o cortisol capilar.

Método:

Estudo de corte transversal, exploratório e correlacional, realizado em um hospital paulista, Brasil. Participaram 164 trabalhadores de enfermagem, nos quais foi aplicada a Perceived Stress Scale e obtidas amostras de cabelos para análise laboratorial. Os dados foram inseridos em planilha do MS-Excel (2010) e, após, no programa Microsoft Office e no software R, versão 3.2.2.

Resultados:

Elevados níveis de cortisol capilar em 47% dos participantes sugerem a presença de estresse, mas não houve significância estatística entre níveis de cortisol e de estresse.

Conclusões:

níveis de estresse e de cortisol capilar foram indicativos de presença de estresse entre trabalhadores de enfermagem; entretanto, não houve associação entre eles, embora estivessem acima dos recomendados.

Descritores:
Hidrocortisona; Serviço Hospitalar de Enfermagem; Estresse Ocupacional; Saúde do Trabalhador; Equipe de Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br