RESUMO
Objetivo:
Determinar o nível de autocompaixão e investigar as relações entre variáveis sociodemográficas e autocompaixão entre estudantes de enfermagem de uma universidade estadual da Indonésia durante a pandemia de COVID-19.
Método:
Este estudo utilizou um desenho transversal. As amostras foram selecionadas aplicando técnica de amostragem aleatória estratificada proporcional (n=260). Os dados foram coletados usando uma versão indonésia de Escala de Autocompaixão que consiste em 6 subescalas: auto bondade, autojulgamento, humanidade comum, isolamento, atenção plena e superidentificação. Os dados foram analisados por meio de análise univariada e bivariada.
Resultados:
60% dos alunos tinham autocompaixão moderada. Os alunos pontuaram mais em auto bondade (3,93±1,02) e superidentificação (3,58±0,94), o que indica que muitas vezes tentaram amar a si mesmos quando sentiram dor emocional e que, igualmente, deixaram-se levar quando algo perturbador aconteceu. Posteriormente, foi encontrada correlação significativa entre idade e autocompaixão (p<0,05).
Conclusão:
A autocompaixão entre estudantes de enfermagem deve ser melhorada por meio de intervenções, como grau de instrução em compaixão, treinamento em atenção plena e técnicas experienciais baseadas na compaixão.
Descritores:
COVID-19; Saúde Mental; Estudantes de Enfermagem; Autocompaixão; Autocuidado